Os próximos 200 anos dependem dos passos de agora. Pensando nisso, Johnnie Walker, marca de whisky da Diageo – líder mundial na produção de bebidas alcoólicas premium – decidiu dar seus primeiros passos rumo à sustentabilidade ressignificando o lixo. A ideia é potencializar a reciclagem e dar uma sobrevida aos resíduos com uma ação que visa cuidar do planeta e inspirar as pessoas a fazerem sua parte também.
“O lixo é um dos principais problemas do mundo; só o Brasil produz 79 milhões de toneladas de lixo anualmente e apenas 3% é reciclado. Acreditamos que os próximos 200 anos dependem dos passos de agora. Por isso, estamos realizando ações efetivas e assumindo compromissos globais em prol do meio ambiente para iniciar as transformações que queremos ver no mundo”, comenta João Victor Guedes dos Santos, Head de Johnnie Walker para Paraguai, Uruguai e Brasil na Diageo.
A ação, The Beach Walker Project, criada pela AlmapBBDO, vai levar um caminhante a percorrer 2030km recolhendo resíduos por todo litoral do Uruguai até o Rio de Janeiro, que será reutilizado em projetos da marca. Esse é um dos primeiros passos de Johnnie Walker para a jornada dos próximos 200 anos rumo à sustentabilidade. O conteúdo será documentado em forma de vídeo, gerando uma série com 5 episódios mostrando todo o trajeto da caminhada e trazendo convidados especiais para caminhar e conversar com o apresentador do projeto, Plácido Salles, do canal Livre Partida, especialista em treking de longas distâncias. Confira vídeo:
“São 2030 KM porque até 2030 Johnnie Walker quer se tornar uma marca mais sustentável em toda sua jornada, “do grão ao copo”. O programa inclui uma série de compromissos ambientais que, garantirão até lá: 100% da produção do uísque de carbono líquido zero; 100% de nossas destilarias irão aproveitar energia renovável e todas as nossas embalagens serão recicláveis, reutilizáveis ou compostáveis. Então escolhemos essa quilometragem para reforçar ainda mais o nosso compromisso com o planeta”, complementa o executivo.
A caminhada começa em 15 de junho na Playa Carrasco, no Uruguai, e termina, em agosto, na Baía de Guanabara no Rio de Janeiro – a mais poluída do Brasil. É possível acompanhar a jornada – recebendo conteúdo diário sobre o tour – nas redes sociais de Johnnie Walker – no ícone The Beach Walker. Também serão divulgadas as datas e lugares que o walker irá passar convidando as pessoas a se juntarem nessa coleta que tem como propósito limpar as praias e ressignificar o lixo.
“É muito bom poder contar com uma marca como Johnnie Walker para realizar um projeto tão ambicioso quanto esse. É o “Keep Walking” colocado em prática e em prol do planeta”, diz Herique Del Lama, diretor de criação da AlmapBBDO.
A coleta de resíduos – plástico, vidro, bituca de cigarro entre outros – nas praias será liderada pela Sea Shepherd Brasil, ONG focada na conservação marinha e preservação do oceano. A ONG também irá organizar os mutirões nos locais onde o andarilho passar, gerando engajamento com a população; no Uruguai o trabalho será feito em parceria com a Uruguai Recicla. Todos os resíduos recicláveis recolhidos seguirão um processo de logística reversa, sendo destinados à cooperativas durante o percurso ou reutilizados em diversos projetos da marca no decorrer do ano.
Ficha Técnica da Johnnie Walker:
Agência: Almapbbdo
Anunciante: Diageo
Produto: Johnnie Walker
Campanha: Sustentabilidade
Cco: Luiz Sanches
Diretor De Criação Executivo: Marcelo Nogueira
Diretor De Criação: Fernando Duarte, Henrique Del Lama
Criação: Mozar Gudin E Fábio Tedeschi
Produção Audiovisual: Vera Jacinto, Diego Villas Bôas, Aline Silva
Atendimento: Maysa Oliveira, Camilla Massari, Isabela Crestana, Patricia Nunes
Planejamento: Joao Gabriel Fernandes, Mariana Corradi, Janaina Agostini
Mídia: Brian Crotty, Kristin Hendrickson, Ingrid Oliveira, Steffanie Nuvens, Isadora Dos Santos, Amanda Oliveira.
Conteúdo: Chris Mello, Eduardo Nasi, Gisele Giardelli
Rtv: Vera Jacinto, Diego Villas Boas, Aline Silva
Aprovação Cliente: Paula Costa, Juliana Ballarin, Ana Helena Esteves, Joao Victor Dos Santos, Homero Ciancaglini, Natalia Samora E Iracema Silva
Produtora De Imagem: Bando Studio
Diretor: Leandro Hbl
Diretor + Dir. De Fotografia: Ogreen
Diretora Assistente: Celina Barbi
Steady Cam: Maoma Faria
1º Assist. Camera: Chapola
2º Assist. Camera / Logger: Gabriel Lima
Logger + Equipamentos + Envio: Rafa Mac Culloch
Produtor Executivo: Délio Santiago
Coordenadora De Produção: Fabiolla Wolf
Diretor De Produção: Gabriel Bico
Produtora De Elenco: Bruna Palma
Modelo: Lucas Rizzaro
Figurinista: Camila Turrini
Make E Assist. Figurino: Filipe Dias
Gaffer: Emersom Guiu
1º Assistente De Máquinaria E Elétrica: Thiago Borges
1º Assistente De Máquinária E Elétrica: Carlos Alberto
2º Assistente De Máquinária E Elétrica: Alisson Bolota
Contra Regra: André Sapo
Segurança: Jonatas Carvalho
Tranportes: Ello Transportes
Catering: Claudinha Catering
Maquinária E Elétrica: Equipacine
Equipamentos Fotogragia: Nove Filmes
Produtora De Som: Jamute
Produção Executiva De Som: James Pinto
Produtor: James Pinto E Thiago Lester
Engenheiro De Som: Fernanda Galetti, Otavio Bertolo E Rafael Laurenti
Atendimento: Kiki Eisenbraun E Sabrina Geraissate
Coordenação: Juliana Zuppo E Leo Vieira