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A KTBO, uma das líderes no mercado de publicidade independente na América Latina e entre as três principais agências no México, acaba de anunciar a sua expansão de operações na América Latina. Seu escritório no Brasil, o primeiro fora do país de origem, será de extrema importância estratégica fundamental para expansão e consolidação em outras geografias. Fora do Brasil, grandes marcas, como Coca-Cola, AT&T, Grupo Bimbo, Colgate-Palmolive, Pandora, entre outras, estão presentes em seu portfólio. A agência conta com mais de 40 clientes, e um elenco de mais de 250 funcionários em sua sede na Cidade do México.

No Brasil, a KTBO é a agência digital da Kellogg’s, Mattel e Electronic Arts, e conta, por enquanto, com 20 funcionários.

“Para nós, ter uma base com uma equipe local em uma das maiores economias do mundo é um passo natural. Os acordos regionais com grandes clientes nos permitem estabelecer uma operação no Brasil com talentos locais”, diz Armando David Ortigosa, fundador e CEO da empresa, que está no Brasil para o evento de lançamento.

O profissional de planejamento, Mário Reys que já passou pela F.biz e TV1, será o líder da operação local, com a ajuda, é claro, de Andrea Tornovsky, experiente profissional que já passou por Ogilvy, YDreams Global, Fábrica e Heads, que ficará responsável pelo Atendimento e pelos Novos Negócios. Maria Lígia Monteiro, será a designada para o cargo de liderança criativa, após passar na AZZA, AG2 e Casa Mar.

Para Ortigosa, o desempenho do escritório brasileiro visava o desenvolvimento de campanhas digitais para a Kellogg’s e a Mattel. “Acreditamos e estamos investindo pesadamente no país. Nosso objetivo é ganhar novas contas no primeiro semestre, agindo de forma independente da sede. Nosso objetivo é entregar soluções de classe mundial como uma única unidade ” afirma ele.

Ele ainda conclui que México e Brasil sofrem vícios no mercado de comunicação e ainda utilizam modelos operacionais ultrapassados. “Buscamos criar experiências relevantes, independentemente da mídia. O Brasil é um país de talentos criativos. Para nós, unir equipes criativas a especialistas em dados e idéias, prática já adotada pela KTBO no México, é o modelo do futuro”.

Em 2019, um estudo realizado com executivos de MKT do México, o Agency Scope, mostrou que a KTBO era a principal agência digital do país.

O responsável pelo relançamento do mascote do cereal Sucrilhos, o Tigre Tony, é a KTBO. Afastado da mídia, com o trabalho da agência e o apoio de influencers, a campanha “Recreate the Game” fez um pedido para que as famílias reinventassem suas brincadeiras, fazendo com que objetos banais do dia-a-dia tornassem peças de um jogo divertido.

“Nossa parceria estratégica e criativa com a KTBO está inovando a forma como monitoramos o público-alvo de nossas principais marcas. Isso nos dá insights diferenciados para testar diferentes execuções e projetos-piloto que nos permitem alcançar milhões de consumidores em diferentes momentos do dia”, afirma Damian Pirichinsky, diretor de marketing da Kellogg’s para o Mercosul.

A relação de confiança entre as duas empresas é provada, por exemplo, com o investimento em uma extensão de unidade de atendimento especial, a Kellogg’s Unit for Brand Engagement, localizada em São Paulo, e que funciona no México há mais de cinco anos com muito sucesso. Uma das primeiras dessas unidades especiais, o KUBE surgiu em 2015 a partir de uma iniciativa de Ortigosa e Omar Carrión, gerente-geral da multinacional para a América Latina, em unir a empresa e todos os seus pontos de contato digital em uma única liderança.

De acordo com Carrión, os primeiros anos de experiência do KUBE foram altamente proveitosos. “A KTBO está ajudando a revolucionar nosso modelo de engajamento em toda a América Latina, no qual o Brasil é um mercado-chave para o êxito de nossas estratégias comerciais”, garante.

Na estrutura da KTBO, as unidades especiais são núcleos de trabalho totalmente dedicados a determinadas contas, como Coca-Cola e Colgate. E seu maior foco é a promoção de engajamento do público com as marcas nos ambientes digitais.

Outra campanha lançada recentemente no Brasil pela KTBO foi a de reposicionamento da marca de sucos Trink, da Parati, com criação de personagens com características diferentes para cada um dos sabores. Os Trinkinos, fizeram sua estreia no Instagram e logo já foram para blocos pular Carnaval!

KTBO também iniciou os trabalhos com publicidade em projetos musicais com a Banda Chikita Violeta, música está no DNA da agência. No início eles fizeram muitas produções musicais para shows, eventos e conteúdo. Até que foi possível identificar um espaço para as duas áreas se conversarem.

A metodologia Design Thinking é co-criada com o cliente na formação da equipe que vai atender a conta sempre com foco em agilidade na resposta para os problemas do cliente. Além dos novos modelos onde o cliente tem estrutura In-House a gestão é hybrida e as tomadas de decisões são compartilhadas entre o time da agência e time na house.

O modelo de remuneração segue um custo base de equipe + P4P Pay For Performance caso os KPI’s sejam alcançados, assim, a remuneração da agência pode chegar até 25%. KTBO é a primeira agência digital no ranking do México com faturamento de 11MM U$D ano.

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