Skip to main content

Monitoramento do M.O.O.D mostra redução de 90% de ataques racistas e de 45% nas interações de ódio.

A LaLiga divulgou uma queda expressiva de 90% nos incidentes de racismo nas redes sociais em comparação à segunda metade da temporada passada. O monitoramento, realizado pela própria liga em com o M.O.O.D (Monitor para a Observação do Ódio no Esporte), examinou mais de 21,2 milhões de interações nesta temporada e apontou uma diminuição de 45% nos discursos de ódio.

O índice geral de ódio reduziu para 6,5, uma queda de um ponto em relação à última avaliação. Para a LaLiga, essa redução demonstra que os torcedores estão cada vez mais empenhados em promover um futebol sem preconceito. Das interações monitoradas, 4,1 milhões estavam associadas a conteúdos de ódio, representando menos de 20% do total. As mensagens contendo racismo constituíam apenas 1,2% desse número. Cada mensagem foi pontuada de acordo com a gravidade do discurso detectado.

Os índices mais elevados de discursos de ódio foram registrados durante os clássicos. Porém, o clássico mais recente, que aconteceu em abril, teve a menor pontuação das últimas duas temporadas, com 6,4. As rodadas com índices mais baixos, entre 4 e 6, ocorreram durante momentos de conquistas, gestos de fair play, solidariedade e despedidas de técnicos e jogadores.

A implementação do M.O.O.D faz parte da iniciativa LaLiga VS, projeto da LaLiga com os clubes que busca combater e erradicar o ódio dentro e fora do futebol, promovendo respeito e inclusão social.

 

*Com informações do MKT Esportivo | Foto de capa: Divulgação/LaLiga

Acompanhe o Adnews no Instagram e LinkedIn. #WhereTransformationHappens