Lições de empreendedorismo que você não aprenderá na sala de aula

Lições de empreendedorismo que você não aprenderá na sala de aula

A prática é a melhor escola de empreendedorismo

Embora quem quer abrir um negócio faça diversos cursos para adquirir habilidades técnicas seja em administração de empresas, contabilidade, empreendedorismo e outras disciplinas essenciais para negócios, muitas das lições mais importantes são aprendidas na prática e na base da tentativa e erro. Algumas lições que a vida empreendedora ensina e não estão em livros técnicos:

1. Como você encara a jornada e escala a montanha é mais importante do que o destino no topo

A abordagem de um empreendedor aos negócios muitas vezes sinaliza mais para seus sócios, parceiros, funcionários e clientes do que um lucro trimestral ou resultados de vendas de curto prazo. Portanto, aprimorar essa abordagem de fazer negócios e repetir ela intencionalmente é fundamental para alcançar o sucesso a longo prazo.

Sarah Blakely, hoje a empreendedora Bilionária e criadora da Spanx vendia aparelhos de fax de porta a porta, como era forçada pela empresa de fax a usar meia-calça no clima quente da Flórida para seu papel de vendedora, ela experimentou cortar os pés de sua meia-calça enquanto a vestia sob novas calças e teve a ideia de transformar isso em um novo produto capaz de modelar corpos femininos. Inventando um produto novo enquanto ainda trabalhava na empresa de fax ela usava seu tempo para pesquisar e desenvolver a Spanx enquanto aproveitava a suas habilidades de vendas para negociar com fabricantes e grandes empresas de varejo. Essa abordagem empreendedora de Sarah fez com que ela nunca tivesse necessitado abrir mão da sua empresa para terceiros, conquistado o Warren Buffet como mentor e apenas após 20 anos, agora em 2021 decidido vender a empresa para a Blackstone.

Assim como Blakely o Flávio Augusto usou de seu conhecimento do negócio de idiomas para criar seu negócio e as suas habilidades de venda para crescer, fundador da Wise Up aos 19 anos, começou a trabalhar no departamento comercial de uma escola de inglês com a intenção de ter sua própria renda. Depois de algum tempo, trancou a faculdade e passou a dedicar-se 100% à sua carreira. Foi então que, aos 23 anos de idade, Flávio fundou a WiseUp; usando, como capital inicial, R$ 20 mil reais de seu cheque especial

O Fundador da Patagonia, marca de roupas e acessórios para esportes de aventura, começou fazendo melhores equipamentos para alpinistas. Ele próprio um escalador experiente, teve como missão criar produtos melhores, mais leves e eficientes do que os disponíveis no mercado.

Muita gente não sabe mas Howard Shultz não é o fundador original da Starbucks;  após ter trabalhado um período na Starbucks quando era uma pequena rede ele decidiu romper com os criadores da marca por achar que eles não tinham uma boa visão de negócio, então  criou uma rede de café espresso chamada Il Giornale, se tornou um concorrente ainda maior e potente e  comprou a marca Starbucks porquê o nome era fácil de pronunciar e a marca tinha bons pontos comerciais e uma história bacana.

Para resumir;  jornadas completamente diferentes e singularidade é o que faz bons empreendedores terem a sua própria abordagem de negócios, replicar isso para sua empresa, equipe e obterem bons resultados.

2. Saber quando não aceitar um “não” é importante

A escritora e empresária Rachel Hollis foi recusada por diversas editoras quando submeteu seu primeiro livro para publicação mas decidiu não desanimar e autopublicar seu livro que foi um sucesso e record de vendas on-line, JK Howlings, a escritora de Harry Potter e Liz Gilbert de Comer, Rezar e Amar escutaram diversos “nãos” de editoras e revistas antes de emplacar seus sucessos mas não desistiram na primeira negativa.  Geralmente as pessoas desistem de seus negócios no primeiro “ não” então saiba que empreender requer persistência e lutar pelo seu negócio acredite em mim: a pior coisa do que desistir é desejar não ter desistido.

3. Consistência e Paciência são essenciais

No mundo de imediatismo e em que tudo é instantâneo e de curto prazo onde consumimos notícias de todos os cantos do globo por segundo apertamos um botão e pedimos transporte, comida e tudo a um clique é fácil pensar que as grandes conquistas são instantâneas e que tudo é fácil e rápido.

Difícil é perceber, que muitas das pessoas, empresas e conquistas que admiramos são o resultado de acúmulos e consistência, acumulo de conhecimento diversos, experiências. relacionamentos que agregam e consistência de fazer todos os dias tarefas que inclusive são dolorosas e desagradáveis para que a longo prazo produzam algum resultado.

James Cameron levou 15 anos para produzir Avatar, a Ponte do Brooklin em Nova York levou 10 anos para ficar pronta e hoje é um cartão postal da cidade.

Nada duradouro acontece da noite para o dia em esquemas de “enriqueça rápido”, o segredo está na consistência e na paciência.

4. Quando você aceita que o fracasso é uma coisa boa, ele pode realmente ser um grande propulsor para o sucesso.

Ninguém entra no mercado para fracassar. Mas, eu  desafio você a encontrar um empresário de sucesso que diria que nunca fracassou. É importante falhar, ou pelo menos abraçar o fracasso, a fim de aprender e construir a resiliência pessoal necessária para resistir a uma longa carreira como empresário.

Quando Whitney Wolfe Herd deixou o Tinder e abriu um processo contra seu antigo empregador por assédio sexual, algumas pessoas declararam que ela havia passado de estrela das startups em ascensão a inimiga pública número um.

Essa experiência despertou nela a paixão de tornar a Internet um lugar mais amável, principalmente para as mulheres. Ela criou o Bumble, um aplicativo de namoro que coloca as mulheres no controle, que conquistou 22 milhões de usuários registrados nos primeiros dois anos.

O valor da empresa chegou a 13 bilhões de dólares quando abriu o capital em 2021, o que ajudou Wolfe Herd a se tornar a mais jovem bilionária do mundo.

O empreendedorismo nunca é fácil, mas pode ser enriquecedor de maneiras diferentes e inesperadas, se você decidir abraçar esse desafio terá uma oportunidade única de conectar suas paixões com suas ambições profissionais e fazer a diferença para as pessoas, causas e mercados que são importantes para você.

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