Skip to main content

Atualmente, a publicidade tem acertado em algumas campanhas que foram sucesso de público ao usar a nostalgia como mote. Mamonas Assassinas, Volkswagen e Elis Regina, Oreo com Castelo Rá-Tim-Bum, Boticário com Bubbaloo e o filme da Barbie são exemplos de casos usando a conexão emocional para conversar com uma audiência específica.

De acordo com Samuel Pereira, CEO e fundador da SDA Holding, responsável e apresentador do ‘Segredos da Audiência’, maior espetáculo de tráfego digital e audiência do país, a nostalgia é uma ferramenta poderosa no arsenal de qualquer estrategista de marketing.

 

“A ideia não apenas evoca lembranças positivas, mas também cria uma ponte emocional entre a marca e seu público-alvo, levando a uma fidelidade mais profunda e duradoura”, explica Pereira.

 

Essa sensação de “lembrar dos bons tempos” é o ponto-chave do marketing de nostalgia e, segundo o especialista, a estratégia está ganhando cada vez mais espaço, especialmente com a volta da era 2000.

 

“Empresas estão trazendo de volta produtos que marcaram época, conectando gerações como os millennials. É incrível como ela cria uma conexão forte entre marcas e consumidores”, revela o CEO.

 

Ele ressalta que não funciona apenas com quem cresceu nos anos 80 ou 90, mas é uma estratégia que transcende gerações. Levando esses pontos em consideração, é fundamental que as empresas compreendam seu público-alvo antes de atuar. Descobrir o que traz aquela saudade positiva para os consumidores e trazer isso de volta de maneira genuína é o que determina o sucesso. Seja resgatando um produto icônico ou fazendo referências culturais, a autenticidade é crucial para criar uma conexão emocional verdadeira.

 

“As marcas mais astutas usam essa abordagem para despertar emoções positivas, fortalecendo assim a fidelidade dos clientes. Ao trazer de volta elementos clássicos que cativaram gerações passadas, elas mostram um entendimento profundo de seu público e uma habilidade de se adaptar às demandas emocionais em constante mudança”, finaliza o executivo.

 

A nostalgia é mais do que uma simples ferramenta de marketing, é uma maneira de estabelecer uma conexão real e duradoura com o público. Ao utilizar essa estratégia de forma criativa e inteligente, as empresas podem abrir as portas para um relacionamento mais profundo e significativo com seus consumidores.

 

Acompanhe o Adnews no Instagram e LinkedIn. #WhereTransformationHappens