Como em todo mercado, sempre haverá empresas com maior e menor reputação, mas já é possível encontrar nos mercados Brasileiro e Português empresas com excelentes resultados e largo histórico de atendimento a grandes empresas, que podem ser contratadas sem nenhuma preocupação adicional.
Mas atenção, você precisa saber exatamente o que está contratando e a primeira grande diferença que deve observar, é que não se tratam de “pequenas agências”, nem “butiques”. São empresas que vendem serviço especializado, que normalmente resolvem muito bem apenas 1 ou 2 dores da sua empresa, porém, de maneira simples e eficiente. São “Snipers”.
Existem 4 tipos básicos de empresas de Marketing “as a Service”:
- Modelo “Dedicado” – Funcionam basicamente como um “in house terceirizada”. Você terá todos os benefícios que já conhece em possuir uma in house, mas como se trata de uma contratação de serviço, terá ainda as vantagens de não precisar gerir o time, não se preocupar com seleção, contratação e substituição, máquinas, softwares, ocupação de vagas (headcount), nem mesmo com o período de férias, pois o serviço será prestado conforme acordado. E ainda terá a hipótese de adequar a quantidade de serviços contratados conforme a necessidade, por exemplo solicitar o aumento do volume de entregas para os períodos cheios de Black Friday, Natal ou mães. De maneira simples. Combinou, pagou, recebeu! Os contratos são normalmente mensais, renovados automaticamente.
- Modelo “Sob Demanda” – Modelo adequado para receber soluções que sua empresa utiliza rotineiramente, porém sem a constância diária. Nesta modalidade, é possível encontrar empresas especializadas que vão realizar trabalhos de excelência, mas os profissionais não ficarão dedicados à sua empresa. O prazo de entrega e o volume são muito superiores ao de uma agência tradicional, mas menos dedicados e exclusivos. Os contratos são normalmente por Job ou pacotes de Jobs.
- Modelo “Compartilhado” – Normalmente executado por profissionais com muitos anos de experiência, este serviço é ideal para áreas estratégicas do marketing, como por exemplo a contratação de um gestor de mídia por apenas 1 dia da semana ou um especialista em trade marketing por 2 horas ao dia. É uma excelente opção para pequenas e médias empresas que normalmente não poderiam contratar um profissional tão sênior como funcionário em tempo integral. Os contratos são normalmente por 6 meses ou anuais
- Modelo de gestão terceirizada da área – Esta modalidade se dá quando uma empresa decide delegar todo o departamento de marketing a ser gerido por uma outra empresa especializada, que aportará seu extenso conhecimento e relacionamentos, e será responsável por praticamente todas as áreas do marketing da empresa, inclusive funcionários. Este modelo tem crescido bastante e gerado grandes ganhos. Os contratos são normalmente por períodos de 1 anos ou mais.
Outro ponto muito relevante é que as empresas “as a Service” NÃO substituem as agências de publicidade. O trabalho é sempre complementar. Via de regra, as agências são o cérebro e as empresas “as a service” são os músculos.
Há pelo menos 4 grandes diferenças entre as duas soluções. Em primeiro lugar a especialização. As empresas “as a Service” não fazem serviços 360 graus nem criam planejamento de campanha (ninguém bate as agências nesse quesito). Em segundo lugar, a disponibilidade. As empresas as a Service são muito boas em resolver grandes problemas e 99% das vezes que forem chamadas estarão prontas a assumir. Outra diferença é que as “as a Service” conseguem produzir e entregar grandes volumes pois seus times são planejados para flutuar de acordo com a demanda. E a quarta diferença é em relação ao preço/Performance, já que por serem especialistas, erram menos (refações são caras) e não podem se dar ao luxo de manter estruturas de alto custo.
Após sair do cargo de Diretor de Vendas da Nokia do Brasil para abrir minha própria empresa chamada U5 Marketing – Designers as a Service, muitos amigos me procuraram para entender como foi o processo. Percebi que praticamente todo empreendedor novato comete os mesmos erros simples e que podem ser evitados, como ter sócios demais ou não vender para sua rede de contatos, não separar o dinheiro da vida pessoal e gastar demais em coisas desnecessárias.
Por isto, resolvi compartilhar minhas e outras histórias reais, que são comuns a praticamente todo empresário iniciante (mesmo aqueles com décadas de experiência como executivos)
Muitos destes pontos falarei mais profundamente nos próximos artigos.
Você pode entrar em contato comigo por [email protected] e me seguir em https://www.linkedin.com/in/fabiorod001
Fabio Rodrigues é CEO da U5 Marketing – Designers as a Service, Ex diretor de vendas da Nokia do Brasil e escritor do livro “Na Dúvida, Não Empreenda!”. Mestre em Ciências Empresariais pela Universidade de Lisboa, Pós graduado em Marketing de Serviços pela ESPM e administrador pela Universidade de Brasília. Já abriu 5 empresas e ainda sente frio na barriga todos os dias.