Skip to main content

É com alegria que percebo uma maior valorização da área de marketing dentro das escolas. Até pouco tempo atrás, eram poucas as instituições de ensino que tinham uma equipe dedicada para isso. Além de contribuir com a captação de novos alunos, por meio das matrículas, essa equipe deve ser responsável pela construção de uma imagem sólida da escola perante a sociedade. A reputação de uma instituição de ensino é algo tão valioso quanto sua parte acadêmica. É algo intangível de se calcular.

Por isso, aponto como questão norteadora do trabalho de marketing dentro das escolas entender como as pessoas enxergam a instituição. O ponto de partida é compreender que existe escola para todo tipo de família, isto é inegável. É imprescindível que a instituição tenha visão, propósito, valores e linha pedagógica bem definidos. Esses temas precisam andar lado a lado com a comunicação interna e externa.

Definido isso, a pergunta seguinte é: como a escola tem feito sua comunicação com seus públicos? Existe uma comunicação, de fato, alinhada aos valores da instituição ou estamos fazendo apenas campanha massiva em época de matrícula?

Não acredito em campanhas especificamente para matrículas de alunos. A reputação de uma escola se constrói por meio de uma comunicação assertiva e contínua com toda sua comunidade escolar e sociedade.

Assim como a sala dos professores é o coração de uma escola, o departamento de marketing precisa ser os olhos dela. Os profissionais dessa área precisam enxergar e compreender tudo o que é desenvolvido pelo corpo docente e alunos, além de entender os anseios e demandas dos pais, pois é o marketing que integra a escola com a comunidade, e que ajudam a criar a identidade e a reputação da escola.

Uma estratégia de marketing bem alinhada com os valores da instituição de ensino é a peça-chave para que a escola atinja de fato o seu público-alvo e se posicione como referência dentro do setor de educação.

Nos últimos anos, tenho tido um olhar criterioso para comunicar o que acontece dentro da escola. Muitas vezes, essas iniciativas não resultam em uma campanha, mas sim no reforço do seu posicionamento de visão, propósito, valores e linha pedagógica. Esse trabalho de endomarketing é tão importante quanto investir em campanhas mirabolantes e caras. O bom marketing interno resulta em consolidação de imagem e marca através do bom e velho boca a boca. Ou seja, uma comunicação legítima e orgânica para além da superficialidade.

Ações de marketing precisam ser verdadeiras para se tornarem perenes, extravasando os muros da escola e períodos sazonais de matrículas. Por isso, os profissionais de marketing educacional precisam ser criativos e comprometidos com as estratégias pedagógicas e de negócio das escolas. É somente através de uma boa estratégia de marketing que podemos mostrar todo o potencial daquele ambiente à sociedade.

Artigo assinado por Ricardo Aguirre, head de Relações Institucionais, Marketing e Cultural do Band

* Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Adnews.

Fique ligado no Adnews pelo InstagramLinkedIn e Threads! Pra gente, sair do óbvio é tão óbvio quanto criar e transformar.