Skip to main content

O McLanche feliz é um dos lanches mais conhecidos do McDonald’s. Focado no público infantil, a linha não oferece apenas o sanduíche, mas um adicional que chama a atenção de qualquer criança: um brinquedo como brinde. Entretanto, no Japão as coisas podem tomar um novo rumo, já que a nova ação convence crianças a devolverem seus brindes.

Em uma parceria entre o Ministério do Meio Ambiente do Japão, o McDonald’s do país tomou uma nova medida para educar as crianças japonesas sobre sustentabilidade e desperdício. As crianças que ganharam brindes poderão devolver os brinquedos ganhos para recicla-los em novas bandejas da rede de fast food.

Confira o vídeo de divulgação do projeto envolvendo o McLanche Feliz:

O projeto começou apenas como um teste a alguns anos atrás. Nesse ano, o McDonald’s Japão decidiu coloca-lo em prática de forma integral durante o ano inteiro. Os clientes que desejam participar da ação e retornar seus brindes do McLanche Feliz poderão coloca-los em latas de coleta especial localizadas em todas as 2.900 filiais do país.

A medida incentivam as famílias a trocarem seus antigos brindes quando irão ganhar um novo enquanto as crianças são educadas sobre sustentabilidade, desperdício e reaproveitamento. Jonathan Kushner, vice-Presidente de relações corporativas do McDonald’s Japão comentou um pouco sobre a medida:

“Estamos satisfeitos que a reciclagem de brinquedos agora se tornou um programa para o ano todo com o envolvimento dos clientes japoneses” e acrescentou: “É ótimo ver pais e filhos no Japão aproveitando a oportunidade para pensar sobre o meio ambiente e se envolver em uma conversa significativa por meio desta iniciativa. “

Caminhões de entrega voltando de restaurantes levam os brinquedos coletados para instalações de trituração, onde são divididos em diferentes materiais. Parte do plástico é peletizado para uso na produção de bandejas. Já os materiais restantes, incluindo papel e metal, são reciclados por meio de outros fluxos de resíduos.

No primeiro ano em que foi feita, o McDonald’s arrecadou cerca de 1,27 milhões de brinquedos antigos, o que rendeu mais de 165 mil bandejas feitas a partir deles. O programa teve sequência em 2019 e já é considerado um dos maiores projetos de reciclagem de plástico do Japão.

Leave a Reply