Skip to main content

Em um fim de semana de feriadão e um nascer do sol como cariocas e turistas merecem, o primeiro grande evento esportivo ao ar livre e ao vivo da América Latina, a Maratona do Rio, ocupou as ruas da Cidade Maravilhosa neste domingo, 14. A Meia Maratona| Claro 2021 (21km) aconteceu nesta manhã, com a largada da prova da Praia do Leblon, às 5h, e um pelotão de elite emocionado pela retomada do esporte. O evento segue nesta segunda-feira, 15, com a Maratona do Rio | Cosan 2021 (42km) e as provas de 10km e 5km.

O percurso de 21km contou com o visual de cartões postais do Rio passando pelas orlas de Ipanema, Copacabana, Botafogo e aterrissando no Aterro do Flamengo, com direito a uma vista incontestavelmente brilhante da Baía de Guanabara e do Pão de Açúcar. O primeiro atleta a cruzar a linha de chegada foi o brasileiro Marcos Fernandes da Cruz, 37 anos, com o tempo 01h08min42’’. Entre as mulheres, a brasileira Simone Ponte Ferraz, 31 anos, levou o primeiro lugar, em 01h15min21’’.  No total, cinco atletas subiram ao pódio em cada categoria.

Com o resultado, o baiano Marcos Fernandes da Cruz, que está em sua quarta meia maratona na temporada, já faz planos para o futuro “Meu próximo passo é correr a Maratona. A prova é muito boa, o tempo estava ótimo, pretendo voltar nas próximas. Fiquei um ano sem correr e nos últimos seis meses estou em Brasília treinando para resgatar meu ritmo para as competições”, afirma o atleta que este ano conquistou a primeira colocação também na BSBS Race Half Marathon 2021 e acumula outros prêmios, como a terceira colocação na Volta da Pampulha, em 2019.

Simone Ferraz, que este ano representou o Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio, na prova de 3 mil metros com obstáculos, estava radiante com o resultado da prova deste domingo. “Estava me preparando para representar o Brasil na Maratona em Tóquio, mas em virtude da pandemia (Covid-19), pelas restrições de viagem e por não ter maratonas, eu retornei para as pistas e foquei na prova que eu sempre corri desde muito nova. Depois deste desafio, agora, retornei para as provas de rua. Estar de volta e conquistar este resultado em uma competição tão emblemática foi muito especial”, ressalta a atleta catarinense que levou pela primeira vez na carreira a primeira colocação.

Após duas edições da competição em formato virtual, a Maratona do Rio acontece no formato híbrido – de forma presencial e virtual, possibilitando que o público defina sua forma para participar. No total, a Maratona do Rio teve cerca de 30 mil inscritos – somando os participantes das quatro provas.  Para a disputa presencial, foi criado um robusto protocolo sanitário – elaborado pelo corpo médico da Maratona e chancelado pela Secretaria Municipal de Saúde e órgãos de corrida.

De acordo com João Traven, sócio fundador da Maratona do Rio, a alegria não cabe no peito por realizar a primeira grande prova esportiva pós pandemia da América Latina. “Sabemos de toda a dificuldade dos atletas neste ano. Trabalhamos com formato virtual, o que ajudou a todos a manter seus ritmos. Mas, sem dúvida nenhuma, este domingo tem um gostinho especial. A vitória é em dose dupla. Por sermos os precursores desta retomada, o que nos coloca em um lugar de destaque no universo das maratonas no mundo e por proporcionar um momento tão lindo aos atletas. Amanhã teremos a Maratona do Rio, 42 km, e estou certo de que será emocionante”, comemora Traven.  

Para Fernanda Cozac, diretora de Marketing da Maratona do Rio, “as ruas ganharam os atletas e vice-versa. Este é o cenário que o Rio de Janeiro merece. A energia positiva volta a vibrar neste lugar com as competições ao ar livre. Elas são fundamentais. Foram quase dois anos trabalhando para vivermos este momento incrível”, garante.

O espaço Arena da Maratona reuniu ativação das marcas parceiras do evento para um momento de relaxamento e celebração entre os participantes.

A Maratona do Rio 2021 conta com Patrocínio Master das marcas Cosan, Claro e Ortobom. A marca esportiva oficial é a Olympikus e a prova tem o patrocínio do isotônico Gatorade, Michelob, Prevent Senior Sports e da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte do Rio. Os apoiadores são a Rede Windsor de Hotéis, Estácio e Prefeitura do Rio.

Conheça os cinco primeiros colocados no masculino e no feminino da Maratona do Rio:

Cinco primeiro colocados – Masculino

1º – Marcos Fernandes da Cruz (01h08min42’)’

2º – Frederico Santos Abraão (01h10min00’’)

3º – Willdeberg Claudino dos Santos (01h10min35’’)

4º – Leonardo Willrich Padilha Padovany (01h10min57’’)

5º – Fabio dos Santos Sanches (01h12min46’’)


Cinco primeiro colocados – Feminino

1º – Simone Ponte Ferraz (01h15min21’’)
 2º – Maria Aparecida Ferraz (01h15min39’’)
 3º – Jessica Ladeira Soares (01h16min35’’)

4º – Amanda Aparecida de Oliveira (01h17min30’’)

5º – Andréia Aparecida Hessel (01h18min06’’)

Maratona do Rio fecha parceria e garante transporte para atletas

Uma parceria especial entre o MetrôRio, Eletromídia e a Maratona do Rio disponibiliza, nos dias das provas, gratuitidade para quem apresentar o uniforme de corrida oficial da Maratona do Rio 2021 nos guichês de acesso. Isso vale na catraca de qualquer uma das 41 estações ou nas linhas de ônibus do Metrô na Superfície (MNS), locais onde o acesso ao embarque é liberado. A parceria é válida apenas para o dia da prova, das 07h às 23h para o Metrô e das 07h às 22h30 para Metrô na Superfície.

Saiba mais sobre os percursos

Maratona do Rio| Cosan 2021 – Largada no Aterro do Flamengo em direção ao Centro da Cidade: Monumento dos Pracinhas, Praça XV, Museu do Amanhã, Boulevard Olímpico, AquaRio, Roda Gigante, Rua Primeiro de Março e MAM. Diferente de anos anteriores, desta vez o percurso não vai passar pelo Túnel Rio450.  A prova segue para Copacabana e Ipanema até a fazer a volta no final da praia do Leblon, retornando em direção ao Aterro. A largada será às 5h da manhã e contará com postos de hidratação de 3 em 3km.

5k|Ortobom 2021 e 10km|Ortobom 2021 serão realizadas no Aterro do Flamengo – A largada das duas provas acontece às 9h da manhã, próximo à Marina da Glória no sentido Centro. O primeiro retorno das duas provas acontece na altura do Aeroporto Santos Dummont, acessando a pista sentido Copacabana. Os atletas da prova de 5km fazem um segundo retorno na altura da rua Almirante Tamandaré, enquanto os atletas 10km seguem em frente para retornarem na Av. das Nações Unidas, na altura do Edifício Argentina. Ambas as provas encerram no mesmo pórtico. A prova dos 10km este ano não passará pelo Túnel Marcello Alencar.

Leave a Reply