Skip to main content

Cada vez mais as empresas têm compreendido que optar por investir em ações de live marketing, que aproximam os consumidores à marca através de experiências, é um caminho sem volta. As ações de brand experience, que antes tinham um caráter tático, assumiram um papel estratégico no posicionamento e no crescimento de diferentes marcas e empresas no Brasil.

De acordo com dados publicados no Anuário Brasileiro de Live Marketing, coordenado pela Promoview, no ano de 2023 o mercado de brand experience cresceu 16% em relação a 2022, somando R$100 bi em investimentos por parte das empresas e agências que utilizam estas ferramentas.

Números e percentuais crescentes como esses refletem a importância que as marcas atribuem à criação de experiências memoráveis e autênticas para os consumidores e como o mercado de eventos, tão afetado pela pandemia, vive um reaquecimento expressivo. O live marketing se destaca como uma estratégia eficaz para envolver o público-alvo de maneira tangível e emocional, gerando conexões mais profundas e duradouras com as marcas.

 

“As empresas que desejam expandir suas marcas e aumentar suas vendas já entenderam que não investir em live marketing não é mais uma opção. Planejar ações que elevam a percepção do consumidor diante de uma marca, estreitando o seu relacionamento com ela e aumentando o seu desejo de consumo, passou a fazer parte do cotidiano dos profissionais de Marketing”, explica Victor Brentegani, sócio-diretor da faro.ag, empresa especializada em promover ativações de marca.

 

Mas para promover ações de live marketing assertivas, que impactam os resultados das empresas e geram proximidade entre marcas e consumidores, é preciso contar com parceiros que têm a expertise para promover ações de média e grande complexidade para grandes marcas.

 

“Aqui na faro.ag o nosso papel é entender em detalhes o cenário do cliente e onde ele quer chegar, para que possamos juntos planejar ações de brand experience marcantes, que geram engajamento. Seja para criar e executar promoções nos formatos mais conhecidos, ou até promover ativações em festivais, congressos e áreas públicas. Nossa experiência nos permite fortalecer o elo emocional entre marcas e consumidores, trazendo resultados positivos para as empresas que atendemos”, reforça Brentegani.

 

O conceito de Growth Business no live marketing ganha relevância neste contexto, demonstrando como as empresas estão percebendo o valor estratégico de investir em experiências de marca. Ao abraçar o live marketing como uma ferramenta fundamental para impulsionar o crescimento dos negócios, as organizações podem alcançar diversos objetivos, desde o aumento do reconhecimento da marca até a fidelização do cliente e a geração de leads qualificados.

Cenário positivo para 2024

Se o crescimento do mercado de live marketing já foi confirmado nas pesquisas de 2023, um outro dado bastante animador vem reforçar que em 2024 o cenário seguirá sendo positivo para os investimentos em comunicação e marketing como um todo. Uma pesquisa realizada pela Motim, empresa da área de comunicação, aponta que mais de 70% das empresas de inovação devem aumentar ou manter os orçamentos em reputação institucional no próximo ano.

 

“O crescimento contínuo dos investimentos em brand experience e live marketing no Brasil reflete a crescente conscientização das empresas sobre a importância de proporcionar experiências autênticas e impactantes aos consumidores. Esse fenômeno não apenas consagra o setor de live marketing, mas também sinaliza uma mudança significativa na forma como as marcas interagem e se conectam com seu público-alvo, impulsionando o crescimento e a inovação no mercado” finaliza o sócio-diretor da faro.ag.

 

Acompanhe o Adnews no Instagram e LinkedIn. #WhereTransformationHappens