Skip to main content

A transformação digital vai além da realidade, sendo uma necessidade para se manter ativo no mercado. 

Quando uma empresa faz parte do mercado digital, ela se torna um grande potencial para o público.

No entanto, é fundamental investir em estratégias de marketing, para que o seu e-commerce cresça. 

Quer entender mais sobre o assunto? 

Confira neste artigo tudo o que você deve saber sobre o mercado digital.

O que é mercado digital?

O mercado digital pode ser definido como uma nova realidade, onde envolve empresas de todo o mundo, cuidando da internet. 

Ou seja, os usuários e clientes compram, vendem ou realizam trocas de maneira totalmente online.

A ideia é de que esse mercado se torne ainda mais presente no nosso dia a dia. 

Afinal, as empresas digitais estão ganhando mais força e tomando conta das transações comerciais.

Então, quem não seguir, certamente ficará para trás no quesito inovação digital. 

Como o mercado digital tem crescido ao longo dos anos

O mercado digital vem apresentando cada vez mais crescimento no Brasil.

Uma parcela desse aumento se dá pela pandemia de Covid-19 que fez muitas pessoas optarem pelo digital.

Em 2022 mais de 13 milhões de usuários utilizaram o e-commerce em todo o país

Com a população mais tempo dentro de casa e comércios fechados para compras essenciais, a única alternativa foi migrar e se adaptar com o digital.

A tendência é que esse número aumente cada vez mais, afinal, a internet facilita a vida de muitas pessoas.

E certamente, muitos aderiram e vão continuar realizando suas compras por meio dos e-commerces..

Impacto do mercado digital nos negócios

Antes mesmo da pandemia, os impactos do mercado digital já estavam apresentando crescimento. 

Esse impacto ficou ainda mais potente com as mudanças e a presença das marcas online

Fazendo com que as empresas mudassem a maneira de se relacionar com os clientes.

Uma boa alternativa é apostar ainda em uma automação de vendas. 

Um conjunto de estratégias e processos utilizados para tornar todos os processos de vendas de uma empresa ainda mais eficientes.

Envolvendo criação e aplicação de regras e ações.

7 carreiras promissoras do mercado digital para 2022

O avanço tecnológico vem aumentando significativamente, proporcionando grandes mudanças para a sociedade. 

Com isso, algumas carreiras podem se destacar mais que outras no ano de 2022. 

Confira!

#1 Gestor de Marketing Digital

É um profissional dedicado para implantar e fazer uma boa gestão da estratégia digital. 

Sua atuação é baseada em vendas e prospecção de novos leads, através de análises de mercados e novas tendências.

Além de realizar todo um suporte consultivo e gerencial, identifica novas oportunidades dos produtos, serviços, soluções e informações por meio do marketing digital.

#2 Especialista em usabilidade

Conta com habilidades que dividem os aspectos técnicos e estratégicos.

Sendo o responsável por analisar, medir e melhorar o nível de satisfação que é passado ao usuário quando ele utiliza um site ou aplicativo. 

O termo usabilidade é importante para processos de digitalização de qualquer empresa ou negócio.

#3 Gestor de Tráfego

É o responsável por gerar tráfego para um site na internet. 

Esse profissional precisa ter conhecimento multidisciplinar no marketing digital, indo além das mídias pagas. 

Suas funções são baseadas em estudos de palavras-chave e público, para assim, gerar planejamento e implementação de campanhas.

Faz parte da função de um gestor de tráfego: desenvolvimento de planejamento, criação de otimização das campanhas de mídia paga, distribuição e verba entre os canais da mídia paga.

#4 Gestor de Mídias Sociais

É ele quem posiciona a marca com base nos seus objetivos, para assim, atrair, reter e engajar o público nos canais digitais. 

Pode ser considerado como um conjunto de decisões e ações em um planejamento bem elaborado. 

A ideia é manter a audiência sempre em alta, buscando interagir e conquistar público com as publicações.

Todo  esse processo de gestão de mídias envolve definição da estratégia e posicionamento, planejamento das publicações, execução, monitoramento e levantamento de todos os resultados obtidos.

#5 Desenvolvedor

Um desenvolvedor, é aquele profissional que desenvolve e realiza manutenções de programas para computadores, tablets, videogames, smartphones e quaisquer produtos eletrônicos. 

Sua função principal é fazer com que o processo de escrita, teste e manutenção de um programa tenha a manutenção correta.

#6 Copywriter

Todo o processo da produção de textos persuasivos a serem utilizados em ações de marketing e vendas, como, e-mails, sites, catálogos, anúncios e cartas de venda. 

Um copywriter desenvolve textos para aumentar o conhecimento da marca e atrair mais clientes. 

Esses textos recebem o nome de copy.

#7 Growth Hacker

Uma forma de atuar diretamente no crescimento do negócio, através de melhores práticas, construídas em hipóteses e muito experimento. 

Essa modalidade do marketing busca melhorias em projetos e campanhas.

Ademais, o mercado digital é conhecido por criar laços e resolver problemas através de uma loja virtual.

Agora que já sabe mais sobre o assunto, é hora conhecer e apostar nas estratégias digitais. 

Para ficar por dentro desses e outros assuntos, acompanhe o ADNEWS, um portal completo!

Leave a Reply