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O principal diferencial do mundo digital, onde todos navegam hoje, em comparação com aquele em que convivíamos antes da internet, é que hoje tudo é mensurável. Tendo isso em vista, métricas e indicadores são aliados de fundamental importância para o desenvolvimento das empresas.

Esses fatores devem fazer parte da rotina de trabalho assim como os resultados financeiros, inclusive para balizá-los e ampliar os rumos do negócio. Produzir as métricas e monitorar os indicadores é relevante para o planejamento empresarial e para formatar a execução dos projetos. De acordo com a pesquisa da The CMO Survey sobre marketing corporativo, 65,7% das empresas estão investindo em data analytics. 

As principais métricas adotadas para medir a performance têm sido o impacto nas vendas e o engajamento dos clientes das mídias sociais. As métricas são os dados quantitativos que mostram o desempenho de ação. Os indicadores são calculados a partir das métricas. O uso desses indicadores é importante para definir novos investimentos e estratégias e há diversas métricas, das mais simples às mais complexas.  É necessário entender a função de cada uma delas para obter sucesso nas ações de marketing digital.

Um dos principais indicadores é o ROI, sigla que significa Return on Investment, retorno sobre o investimento, obtido ao subtrair os custos da receita total e dividir o resultado obtido por esses custos. Outra métrica bastante usada é CPL, custo por lead, o investimento feito em cada cliente em potencial para a contratação dos produtos e serviços. Já a CTR, Click Through Rate, taxa de clique, permite medir as buscas pelos clientes, apontar quantos cliques foram obtidos em cada campanha, dimensionando o desempenho quanto ao interesse para atrair público. 

Entre outros indicadores populares, também estão o ticket médio, que mostra quanto a empresa ganha em média a cada compra, e a taxa de conversão, que pode ser utilizada durante toda a jornada do cliente, do primeiro contato com a página da empresa até o fechamento da compra ou preenchimento de uma solicitação. 

Essas métricas são bem usuais e já estão em prática pela maioria das empresas que adotam o marketing digital como meio para geração de negócios e fortalecimento da marca. No entanto, existem algumas mais valiosas, como Brand Equity Value e Customer Lifetime Value, ainda pouco conhecida das empresas. 

Brand Equity Value é o valor adicional atribuído à marca, que influencia no preço de um produto ou serviço, de acordo com a avaliação do consumidor. É preciso mensurar como o cliente se sente e se relaciona com a marca e o quanto está disposto a pagar por ela, para avaliar e direcionar as ações e investimentos em branding.

O Customer Lifetime Value funciona como uma previsão do lucro líquido, levando em conta os resultados do relacionamento presente e futuro com o cliente e sua duração. O foco não é apenas a venda imediata, mas investir para reter esse consumidor numa relação contínua, a fidelização. Afinal, expandir o mercado através de novas contas pode ser muito mais dispendioso do que ampliar os negócios com clientes recorrentes.

O uso das métricas e indicadores é uma ferramenta de gestão que possibilita à empresa maior foco e clareza nos negócios.  O próprio mercado exige essa evolução e o bom gestor sabe que precisa de técnicas inovadoras para garantir melhor desempenho e maior produtividade, destacando a empresa entre as concorrentes com informações precisas e estratégicas. 

Com tantos indicadores diferentes, para escolher os que devem ser aplicados em sua empresa em cada etapa do processo de atração, conversão e retenção dos clientes é recomendável ter acesso a profissionais qualificados em marketing digital. A WSI Consultoria soma mais de 25 anos de atuação no mercado, nacional e internacional, com mais de 1.000 unidades em mais de 80 países, oferecendo soluções integradas que trazem resultados efetivos para os clientes, como fortalecimento da marca, mais leads, oportunidades de negócio e, é claro, lucratividade.

*Caio Cunha

Caio Cunha é Presidente da WSI Master Brasil, co-Fundador da WSI Consultoria e membro do Global WSI Internet Consultancy Advisory Board. Com mais de 25 anos de experiência na indústria de tecnologia, atingiu cargos executivos de alto nível, em grandes empresas multinacionais como PWC (com clientes IBM e Unisys), SAP e Hitachi Data Systems, no Brasil e no exterior. Ao longo de sua carreira, participou em programas de desenvolvimento profissional em universidades como a Stanford University, na Califórnia, e no IMD Internacional, na Suíça. Tem MBA em finanças pelo IBMEC e é graduado em Administração de Empresas pela PUC, com dois anos na Roosevelt University, em Chicago.

Sobre a WSI

A WSI é a maior e mais antiga franquia de marketing digital do mundo, com mais de 25 anos de experiência no mercado, cerca de mil franqueados e atuação em mais de 80 países. Está no Brasil há mais de 10 anos, com mais de 20 unidades oferecendo soluções de marketing digital. A empresa oferece a seus franqueados uma ampla carteira de soluções digitais para que eles se tornem consultores estratégicos para seus clientes, identificando oportunidades de negócios, fazendo análise dos concorrentes e fortalecendo a marca online e alavancando o retorno dos investimentos. 

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