Skip to main content

Seus avós, seus pais, você e as gerações adiante foram e serão impactadas pelo universo criado por Maurício de Sousa. Mônica, Magali, Cebolinha, Cascão e Chico Bento deixaram de ser apenas personagens de gibis, se tornando parte do imaginário popular no tocante ao que representa a infância, as brincadeiras, as risadas e as amizades. E como a turminha invadiu o nosso cotidiano, nada mais justo que participarmos das celebrações de suas conquistas, não é mesmo?

Por isso, os 60 anos da Mônica, a dentuça mais amada do Brasil, estão tematizando diversas ativações desde o início de 2023, convidando o máximo possível de brasileiros a vivenciarem experiências com a personagem, que é um ícone da Maurício de Sousa Produções (MSP). O Adnews listou as atrações que mais impactaram a nossa equipe para você conferir. Não esquece de contar, nas nossas redes sociais, se você participou de alguma delas!

Do Limoeiro para a vida real

Se hospedar na casa da Mônica? Sim, agora você pode! Uma das atrações comemorativas de 60 anos da baixinha é a Casa da Mônica, que saiu diretamente das páginas dos gibis para um Airbnb em São Pedro, no interior de São Paulo. A partir das 14h desta quinta-feira (12), qualquer pessoa pode reservar a estadia na casa, que está decorada com detalhes especiais para os fãs da Mônica. Além disso, a primeira pessoa que efetuar a reserva poderá levar dois acompanhantes para compartilhar essa experiência única. Então, prepare o despertador!

Ah, e vem conhecer o espaço com a gente e com a jornalista Aline Diniz, que fez um tour completo pela casinha, explorando vários detalhes apaixonantes!

@a_alinediniz Eu fui visitar a Casa da Mônica com o @airbnb mas você pode passar algumas noites por lá! ❤️✨ Em comemoração aos 60 anos da nossa dentucinha favorita, o Airbnb junto da Mauricio de Sousa Produções reproduziram a casinha mais linda desse mundo, cheia de easter eggs com muita nostalgia do nosso mundinho favorito dos quadrinhos! No dia 12 de outubro, a partir das 14h, você vai ter a oportunidade de reservar e aproveitar tudo que tem por lá – e é MUITA coisa! Tem o Clubinho da Mônica com o computador do meme, uma varandinha deliciosa pra tomar café da manhã com a natureza, fazer uma guerra de bexigas d’água (desde que o Cascão não esteja por perto) e até deixar um recadinho pra turminha ver na próxima reunião! Vai ser uma oportunidade única, então tem que ser ligeiro! Agora me conta: qual é a primeira coisa que você faria chegando lá? #MonicaNoAirbnb #Monica60 #TurmaDaMonica #publicidade ♬ som original – Aline Diniz

Tá na hora do parabéns!

E que tal uma festa surpresa? Em desenvolvimento conjunto com a empresa de design YDreams Global, a MSP preparou o projeto ‘Festa Surpresa da Mônica’, que passou por diversos shoppings da Rede Iguatemi e está atualmente em sua última parada, o Praia de Belas Shopping, em Porto Alegre (RS). Estreando em maio deste ano no Shopping Iguatemi Alphaville, em São Paulo (SP), a ativação conta com nove ambientes interativos, como a cozinha da Magali e o quarto da Mônica, onde todos podem se divertir vivenciando as atividades do Bairro do Limoeiro dos gibis.

Mônica comemora 60 anos com celebrações especiais em todo o Brasil

Projeto conta com nove ambientes interativos. (Fotos: Divulgação/MSP)

O coelho que não sai de moda

Reinventar um visual tão icônico quanto o do Coelho Sansão pode ser um grande desafio, mas os estilistas brasileiros Camilla Macedo, Ronaldo Fraga, Luiza Mallmann e outros, estavam dispostos a encarar. Com um total de 30 criações que oferecem uma nova visão da pelúcia da Mônica, a exposição Coleção Sansãofoi realizada inicialmente entre maio e julho no Shopping SP Market, e no prédio 12 do E-business Park, em São Paulo, durante a segunda metade do mês de agosto.

Mônica comemora 60 anos com celebrações especiais em todo o Brasil

Exposição trouxe Sansão em 30 modelos diferentes. (Fotos: Divulgação/MSP)

Dona da Rua, da Avenida, das telinhas e telonas

O Cebolinha pode até tentar inúmeros planos infalíveis, mas nunca tirará da Mônica o título de Dona da Lua, ou melhor dizendo, da Rua. Na empena do Edifício Liege, localizado na Rua da Consolação, também em São Paulo, toda a turminha, incluindo Louco e Jotalhão, se reuniu em uma tirinha especial para celebrar os 60 anos da personagem.

Mônica comemora 60 anos com celebrações especiais em todo o Brasil

Tirinha gigante homenageou a personagem. (Fotos: Divulgação/MSP)

Além dessa homenagem, Mônica também foi virou atração em um dos lugares mais icônicos da cidade: a Avenida Paulista. Com direito a um Sansão gigante, a ação Coelhadas Giganteslevou a famosa pelúcia azul para o topo do prédio comercial Conjunto Nacional.

Mônica comemora 60 anos com celebrações especiais em todo o Brasil

Sansão gigante chamou a atenção na Avenida Paulista. (Fotos: Divulgação/MSP)

Ela domina não apenas as ruas, mas também a televisão e o cinema! Com uma arrecadação total de mais de R$ 30 milhões em bilheteria, os dois filmes dirigidos por Daniel Rezende, Turma da Mônica: Laços’ e Turma da Mônica: Lições, conquistaram o coração do público. Além disso, os fãs puderam apreciar o elenco novamente em Turma da Mônica: A Série, disponível no Globoplay. A série é uma continuação do segundo filme, onde a turminha se envolve em uma investigação para descobrir quem sabotou a festa da Carminha Frufru.

Embora o elenco original dos filmes e da série tenha recebido elogios da crítica especializada, destacando a sintonia dos atores e como cada um incorporou perfeitamente as características de seus personagens, isso não foi suficiente para impedir que todos fossem substituídos por outros atores no novo filme da turminha, Turma da Mônica Jovem: Reflexos do Medo. O longa-metragem contará a história da turminha na adolescência, enquanto desvendam mistérios e magias pelo bairro do Limoeiro.

Temos trailer sim! O lançamento oficial do vídeo, que você confere abaixo, foi realizado nesta terça-feira (10). O novo filme da Turma da Mônica estreia em janeiro de 2024.

Na nossa (sempre humilde) opinião, Mônica merece cada um desses presentes por ter marcado tantas gerações por todo o país. Nada mais justo do que reconhecer a importância dessa e de todos os personagens de Maurício de Sousa, que nos ensinaram e continuam a ensinar lições e valores fundamentais para vida com inocência, sensibilidade e muita, muita diversão. Parabéns, Mônica!

* Com supervisão de Jéssica Bitencourt | Foto de capa: Divulgação/MSP

 

Acompanhe o Adnews no InstagramLinkedIn e Threads. #WhereTransformationHappens ????