Skip to main content

Há datas que precisam ser lembradas e celebradas todos os dias. É nisso que a equipe do Adnews acredita! Por isso, trazemos um complemento à singela homenagem que fizemos na última terça-feira (25) ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, por meio de uma seleção de mulheres fortes e atuantes, não só na Comunicação, mas na sociedade como um todo.

Além de contarem suas histórias, elas também indicaram leituras riquíssimas que a gente faz questão de recomendar. Esse é o momento de você pegar a sua booklist e anotar tudinho. Vamos de lista!

Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha: 6 leituras essenciais

#1 O Feminismo é Para Todo Mundo: Políticas Arrebatadoras
Bell Hooks | Editora Rosa dos Tempos
Indicação: Gilvana Viana (Mugshot) e Daniela Benoit (Manas)

Esse livro traz a visão de Bell Hooks, uma das mais importantes feministas negras da atualidade, sobre questões fundamentais ao movimento e as particularidades das lutas de mulheres não brancas. Compre aqui.

Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha: 6 leituras essenciais

#2 Em Busca de Mim
Viola Davis | Editora BestSeller
Indicação: Rejane Romano (Publicis Groupe Brasil)

Viola Davis dispensa apresentações. Em sua biografia, ela narra tudo o que viveu, desde a infância difícil até o auge da carreira. Você vai conhecer uma garota chamada Viola, que fugia de seu passado até tomar a decisão de parar de fugir para sempre. Compre aqui.

Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha: 6 leituras essenciais

#3 Cartas Para Minha Avó
Djamila Ribeiro | Editora Companhia das Letras
Indicação: Samantha Germano (Leo Burnett Tailor Made)

Djamila Ribeiro revisita sua infância e adolescência para discutir temas como ancestralidade negra e os desafios de criar filhos numa sociedade racista. O relato se dá na forma de cartas à sua avó Antônia, carinhosa e amorosa, conhecedora de ervas curativas e benzedeira muito requisitada.

A cumplicidade que sempre houve entre avó e neta é o que permite que a autora retrate episódios difíceis, como a perda do pai e da mãe, as agressões que sofreu como mulher negra no Brasil e os desafios para integrar a vida acadêmica. Ela também fala de relacionamentos amorosos e experiências profissionais. Compre aqui.

Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha: 6 leituras essenciais

#4 Preta Potência
Adriana Barbosa | Editora HarperCollins Brasil
Indicação:
Adriana Barbosa (Pretahub e Feira Preta)

Essa indicação é especial, porque entrevistamos a autora! A Feira Preta foi criada por Adriana Barbosa em 2002, e atualmente, é o maior evento de cultura e empreendedorismo negro da América Latina, reunindo anualmente milhares de pessoas interessadas em valorizar e empoderar produtores e artistas negros, em meio a muita música e dança.

O livro conta a história das inúmeras lutas travadas diariamente para a realização desse sonho, não só por Adriana, mas por milhares de pessoas. Uma história que começa lá atrás, na época da escravidão, e envolve uma imensa coletividade engajada em dar visibilidade e força a um povo que o Brasil insiste em subjugar. Compre aqui.

Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha: 6 leituras essenciais

#5 Erguer a voz: pensar como feminista, pensar como negra
Bell Hooks | Editora Elefante
Indicação: Simone Bispo (Publicis Groupe Brasil)

Nesta coletânea, Bell Hooks reflete sobre assuntos que marcam seu trabalho intelectual: racismo e feminismo, política e pedagogia, dominação e resistência.

Em mais de vinte ensaios e uma entrevista, a autora mostra que transitar entre o silêncio e a fala é um gesto desafiador que cura, que possibilita uma nova vida e um novo crescimento ao oprimido, ao colonizado, ao explorado e a todos aqueles que permanecem e lutam lado a lado, rumo à libertação. Compre aqui.

Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha: 6 leituras essenciais

#6 Um Defeito de Cor
Ana Maria Gonçalves | Editora Record
Indicação: Gilvana Viana (Mugshot)

Essa é a história de uma africana idosa, cega e à beira da morte, que viaja da África para o Brasil em busca do filho perdido há décadas. Ao longo da travessia, ela vai contando sua vida, marcada por mortes, estupros, violência e escravidão. Inserido em um contexto histórico importante na formação do povo brasileiro, onde os fatos históricos estão imersos no cotidiano e na vida dos personagens. Compre aqui.

* Com supervisão de Jéssica Bitencourt

Fique ligado no Adnews pelo InstagramLinkedIn e Threads! Pra gente, sair do óbvio é tão óbvio quanto criar e transformar.