Cá estamos, mais uma vez, para falar de coronavírus. As precauções para a disseminação estão cada vez mais severas, no mundo todo, e isso acabou causando impacto na Arte. Com as indicações de quarentena, onde todos devem permanecer em suas casas e com medidas, como: evitar aglomerações e contatos fisícos, os museus e exposições do mundo todo acabaram fechando as portas.
Mas para nossa sorte, as organizações dos museus disponibilizaram visitas online, como forma de manter as pessoas em suas residências, e mostrar um pouco mais de arte para os turistas incapacitados.
E se engana aquele que pensa que foram poucos os museus que fecharam suas portas. Nós fizemos uma lista de museus que você poderá visitar sem sair de casa!
Começando pela Europa, lugar onde o Covid-19 está ainda mais agressivo, temos o gigante e histórico Museu do Louvre, localizado na França, com suas portas fechadas.
O lugar que recebeu mais de 9 milhões de visitantes, somente no ano passado, é com certeza um dos primeiros lugares que passa na mente de quem visita a França. Agora, todos poderão conhecer um pouquinho dos acervos do Louvre, em um tour disponibilizado em seu site.
O Museu de Prado, na Espanha, não recebe mais visitante. Um dos museus mais importantes do país, mostrará suas coleções do mundo todo, em seu tour online. Pinturas ao ar livre, de diversas épocas, e pintores diferentes estão disponíveis para o público.
O Museu Arqueológico de Atenas, também um dos principais museus grego, exibirá suas obras relacionadas à arte grega antiga, com muito valor histórico e cultural. Um acervo que leva o turista a diversos períodos da Antiguidade também estará disponível no site do museu. Com explicações e fotos, com certeza será um passeio de muito conhecimento!
Alguns dos museus do Vaticano, em Roma, também terão suas obras na Internet. Com obras significantes, e de muita importância, a visita mostrará diversas obras antigas e um extenso catálogo a ser explorado, contando ainda com um íncrivel tour 360° à Capela Sistina, de Michelangelo. Por mais que seja virtual, é uma super experiência!
O Museu Nacional de Arte, dos Estados Unidos, mostrará suas exposições em vídeo! Os visitantes, assim, terão uma melhor experiência e não perderão nenhum detalhe! Além disso, teremos áudios de palestras dos artistas e curadores do lugar.
O Museu Metropolitano, localizado em Nova York, também disponibiliza o tour em 360°, passando pelos corredores e os cômodos do Museu, além de outras fotos da galeria do museu. Os vídeos estão no YouTube, e é uma parceria com o Google Arts & Culture e o museu para uma melhor experiência. Os vídeos disponíveis: “O Grande Salão”, “Os Claustros do Met”, “O Templo de Dendur”, a Galeria de Armas e Armaduras, entre outros.
O Museu del’ Orangerie, vizinho do Museu do Louvre, traz para os seus visitantes um conjunto de obras de Claude Monet, além de um tour 360° em duas salas ovais com as obras impressionistas do pintor.
O Museu Britânico inovou e trouxe além de suas coleções online, uma loja virtual com algumas réplicas de suas obras, e outros utensílios do museu, como jóias, peças de roupas, livros, e outros presentes como lembrança.
A Galeria Uffizi, em Florença, na Itália, mostra seu vasto inventário pelo seu site. É possível encontrar fotos das pinturas, obras e esculturas que estão no museu. Obras como a de Leonardo da Vinci estão disponíveis no acervo do museu. Segundo o site, são mais de 600.00 imagens disponíveis, e uma ferramenta de pesquisa avançada para encontrar as obras.
A Pinacoteca de Brera, em Milão, é um dos maiores centros culturais do país e do mundo, que reúne obras nacionalistas. O Museu pretende voltar a abrir seus portões depois de 3 de abril, mas antes disponibilizou diversas obras para seus visitantes em seu site. Segundo o site, são mais de 650 registros.
No Brasil, alguns museus também aderiram a causa da prevenção do vírus, e deixaram para o público suas obras para as visitas online.
O Museu Casa de Portinari, localizada na cidade de Brodowski, local aonde nasceu Cândido Portinari, também irá aderir a inovação colocando um tour virtual da infraestrutura aconchegante do museu que mostra a residência do artista plástico brasileiro.
O MIS (Museu da Imagem e do Som de São Paulo) já conta com um grande acervo virtual com diversas informações e curiosidades sobre as obras. No site do museu, também é possível encontrar ‘Palestras Online’ e ‘Conversas Online’ com diversos artistas, nacionais e do mundo todo, como uma exposição do holandês, Erwin Olaf.
Uma observação em muitos dos sites do museu é a mensagem de aviso que aparece assim que os sites são abertos, que informam sobre as recomendações, e auxiliam na prevenção do novo coronavírus.