Skip to main content

Bilionário aposta na experiência de Yaccarino para voltar a rentabilizar a rede social, que vem perdendo grandes anunciantes desde o ano passado

Elon Musk nomeou uma nova executiva-chefe do Twitter, pouco mais de seis meses após sua controversa aquisição da empresa de mídia social. O bilionário disse que Linda Yaccarino, ex-chefe de Publicidade da NBCUniversal, supervisionaria as operações comerciais do site, que tem lutado para ganhar dinheiro. Musk continuará envolvido na empresa como presidente executivo e diretor de Tecnologia.

“Ansioso para trabalhar com Linda e transformar esta plataforma em X, o aplicativo de tudo”, escreveu o bilionário no Twitter.

A decisão ocorreu um dia depois de Musk alimentar especulações ao escrever que havia encontrado um novo chefe, sem revelar sua identidade. Ele, que comprou a plataforma de mídia social no ano passado por US$ 44 bilhões, estava sob pressão para encontrar outra pessoa para liderar a empresa e reorientar sua atenção para seus outros negócios, que incluem a montadora de carros elétricos Tesla e a empresa de foguetes SpaceX.

Com menos de 10% das empresas de tecnologia da Fortune 500 chefiadas por mulheres, Yaccarino se tornará aquele raro exemplo de mulher no topo de uma grande empresa de tecnologia, depois de subir constantemente nas fileiras de algumas das maiores empresas de mídia dos Estados Unidos.

Sobre Linda Yaccarino

Linda Yaccarino foi criada em uma família ítalo-americana. Depois de se formar na Penn State, ela trabalhou na Turner Entertainment por 15 anos antes de ingressar na NBCUniversal, onde supervisionou cerca de 2 mil pessoas e esteve envolvida com o lançamento de seu serviço de streaming.

Seu trabalho tem sido marcado por colaborações estreitas com grandes marcas, encontrando oportunidades de colocação de produtos e convencendo-as a anunciar ao lado de programas de televisão, mesmo aqueles com reputação de conteúdo ousado, como Sex And The City quando foi lançado.

Ela também construiu relacionamentos em novas mídias com empresas como Apple News, Snapchat e YouTube. Sua experiência em publicidade pode ajudar o Twitter, que viu suas vendas de anúncios caírem drasticamente desde o ano passado.

Musk, que também colocou mulheres em cargos de chefia na SpaceX e na Tesla, é conhecido por ser um chefe notoriamente imprevisível e exigente. Até mesmo o anúncio se desenrolou de maneira incomum, depois que relatos da mídia provocados pela postagem de Musk que identificou Yaccarino pareceram pegar seus chefes na NBCUniversal desprevenidos, já que ela ainda não havia se pronunciado publicamente sobre a mudança.

A nova executiva-chefe enfrentará o desafio de administrar um negócio que tem lutado para ser lucrativo, enquanto enfrenta uma intensa investigação sobre como o Twitter lida com a disseminação de desinformação e administra o discurso de ódio.

Declínio do Twitter

Quando Musk começou a discutir seus planos para o Twitter no ano passado, ele disse que queria reduzir a dependência da plataforma de publicidade e fazer mudanças na forma como moderava o conteúdo.

Ele também disse que queria expandir as funções do site para incluir pagamentos, mensagens criptografadas e chamadas telefônicas, transformando-o em algo que chamou de X. Mas, Musk gerou polêmica quando demitiu milhares de funcionários após sua aquisição. Ele reformulou a forma como o serviço autentica contas, cobrando por selos de verificação em um movimento que os críticos disseram que facilitaria a disseminação de fake news.

Algumas das mudanças levantaram preocupações entre os anunciantes, preocupados com os riscos para suas marcas, que posteriormente interromperam os gastos com o site. Musk reconheceu quedas “massivas” na receita, embora tenha dito à imprensa no mês passado que as empresas estavam voltando.

Fique ligado no Adnews pelo Instagram e LinkedIn! Pra gente, sair do óbvio é tão óbvio quanto criar e transformar.