Skip to main content

No estado da Califórnia, EUA, uma nova lei obriga todas as lojas com 500 ou mais funcionários a criarem seções de produtos de gênero neutro. Assinada pelo governador Gavin Newson no último final de semana, a medida é inédita no país e passa a valer a partir de 2024.

De acordo com a legislação anunciada, alguns brinquedos e itens infantis, exceto roupas, devem ser colocados em uma área da loja em que não haja distinção de gênero. Caso a regra não seja seguida, os varejistas podem ser multados em até US $ 500 por loja, cerca de R$ 2700,00.

A lei partiu de um caso ocorrido no estado envolvendo uma crianças de nove anos. Britten Sires foi a uma loja para comprar uma camisa de dinossauros, mas só encontrou a peça na seção de meninos, como contou a mãe, Danielle Sires. Por causa do ocorrido e também porque outros pais e crianças encontraram o mesmo problema, a família pressionou as autoridades a mudar a legislação.

Em entrevista ao portal Bloomberg, Danielle Sires declarou que situações como essa não deveriam causar estresse. “As crianças não devem ter problemas ou ficar estressadas quando vão comprar um brinquedo ou roupas”, destaca.

Levará um tempo para que roupas e brinquedos neutros em relação ao gênero se tornem populares, de acordo com Emily Kane, uma socióloga do Bates College. Mas, “especialmente entre os consumidores urbanos relativamente ricos, há um movimento nessa direção e isso vai continuar”.

Bloomberg News

Leave a Reply