Skip to main content

A Nestlé Brasil acaba de dar mais um passo significativo em sua expansão ao assinar um contrato para a aquisição do Grupo CRM, que detém as renomadas marcas Kopenhagen e Brasil Cacau. Esta parceria estratégica promete redefinir o cenário de chocolates premium no Brasil e oferecer experiências excepcionais aos consumidores. Já podemos sonhar com Língua de Gato sabor Alpino, produção?

De acordo com os termos da transação, a Nestlé adquire a totalidade da participação do FIP Dutch, cujos quotistas são fundos geridos pela Advent International, no Grupo CRM. A aprovação final da transação está pendente da análise do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), com a expectativa de conclusão da aquisição em 2024. Os detalhes financeiros da transação não foram divulgados.

Com 25 anos de experiência na empresa, Renata Moraes Vichi vai continuar liderando o Grupo CRM como acionista e CEO. O Grupo CRM é um dos maiores franqueadores do Brasil, com mais de 1 mil lojas. A empresa é reconhecida por sua inovação e qualidade em chocolates premium, e esta aquisição fortalecerá ainda mais sua posição no mercado, ao passo que permitirá à Nestlé entrar em um segmento diferenciado, combinando chocolates finos com cafeterias, proporcionando uma experiência única aos consumidores.

“Consideramos essencial para o sucesso da transação a permanência da Renata na gestão por seu profundo conhecimento do negócio, resultados e pela paixão com a qual vem conduzindo a empresa nos últimos 25 anos, culminando em uma trajetória consistente de desenvolvimento. Entendemos que temos uma grande oportunidade de acelerarmos segmentos de maior valor agregado, fortalecendo ainda mais a categoria de chocolates no Brasil”, afirma Marcelo Melchior, CEO da Nestlé Brasil.

Em 2020, os fundos geridos pela Advent adquiriram o controle do Grupo CRM com o objetivo de apoiar o crescimento da companhia. Em três anos, a gestora de private equity impulsionou a abertura de novas lojas, cumprindo os planos de expansão do Grupo. Além disso, agregou conhecimento do varejo e tecnologia voltada a acelerar a transformação digital da rede.

“Fazer parcerias com empreendedores na gestão das empresas em que investimos está no coração da estratégia de geração de valor da Advent, e ficamos muito felizes por aquilo que conquistamos ao lado da Renata e de seu time no Grupo CRM. Sob o controle da Advent, o grupo CRM cresceu significativamente, consolidando-se como líder do segmento de chocolates premium e uma das principais empresas do pujante mercado de franquias brasileiro”, diz Wilson Rosa, sócio da Advent corresponsável pelos investimentos em empresas de varejo e consumo na América Latina. Desde 1997, a Advent investiu em 24 empresas dos dois setores na região.

Marcas Icônicas e Expansão

A Kopenhagen, com uma história centenária que remonta a 1928, é conhecida por inovações em chocolates e produz clássicos amados pelos brasileiros, como Língua de Gato, Nhá Benta, Lajotinha, Chumbinho e Cherry Brand. Com mais de 600 lojas, a marca está presente em todos os estados brasileiros. Por sua vez, a Brasil Cacau, fundada em 2009, tem como missão democratizar o chocolate de qualidade no Brasil. Atualmente, a marca possui mais de 400 unidades distribuídas por todo o país.

Essa aquisição marca o início de uma nova era para o mercado de chocolates premium no Brasil, sendo o Grupo CRM líder em inovação e qualidade, enquanto a Nestlé está presente em 99% dos lares brasileiros, sendo uma força mobilizadora que contribui para a sociedade.

“Estou à frente das marcas Kopenhagen e Brasil Cacau há mais de duas décadas, e desde que assumi a minha primeira posição no Grupo, minha linha de gestão sempre esteve fundamentada no propósito de perpetuar as nossas marcas, e a partir desse objetivo, todas as estratégias e inovações são empreendidas. Tenho orgulho de ver tudo o que construímos junto aos nossos mais de 590 franqueados e 2 mil colaboradores. Partimos de um grupo familiar que sempre teve uma governança robusta, com uma cultura forte e propulsora, onde a preservação dos territórios de cada marca e seus movimentos sempre foi prioridade. Com valores inegociáveis, crescemos e nos estabelecemos como um dos maiores grupos franqueadores do país. Ao lado da Advent, fizemos em 3 anos o resultado que era esperado para 5, e hoje firmamos essa parceria com a Nestlé certos de que ainda temos um longo caminho a percorrer até o nosso grande sonho. Estou segura de que hoje demos um passo gigante rumo a esse futuro que, como grupo, construímos todos os dias”, celebra Renata Vichi, CEO do Grupo CRM.

Foco em Inovação e Sustentabilidade

A parceria estratégica também permitirá à Nestlé e ao Grupo CRM explorarem oportunidades em inovação, digitalização, expansão para novas categorias e canais, além de ampliar iniciativas de sustentabilidade relevantes para o negócio de chocolates.

A Nestlé Brasil, que tem mais de 100 anos de atuação no país, está comprometida em levar nutrição, bem-estar e sustentabilidade para bilhões de pessoas. A empresa emprega mais de 30 mil pessoas em território nacional, possui 20 unidades industriais em diversos estados e está envolvida em programas de qualidade nas cadeias de cacau, café e leite, garantindo uma produção sustentável.

 

Acompanhe o Adnews no InstagramLinkedIn e Threads. #WhereTransformationHappens ????