Artur Regen: A busca por melhorias contínuas em produtos e serviços faz parte do DNA da New Era. Com o avanço da pandemia, identificamos a necessidade de atender os consumidores de forma mais ágil em nosso e-commerce, porém mantendo o mesmo nível de segurança. A maneira tradicional ainda funciona muito bem, mas não é suficiente. Já conhecíamos a Rappi, que virou benchmark de entregas rápidas no Brasil, e sabíamos da sua eficiência nesses quesitos. Foi a oportunidade perfeita para o que queríamos. A partir de agora podemos oferecer entregas em até 2 horas na cidade de São Paulo graças a essa parceria. Em breve, conforme as lojas físicas New Era forem reabertas, elas também passarão a vender produtos com entrega pela Rappi nas cidades em que a Rappi opera. Com isso, damos mais um passo no caminho omnichannel da empresa, permitindo a nosso cliente comprar onde quiser e quando quiser e receber os produtos da forma e na velocidade que quiser.
AD – Como foram selecionadas as peças de roupa que estarão disponíveis no app?
Regen: Esse foi um projeto que teve nossos consumidores como foco principal. Fizemos isso pensando neles. Para a seleção de produtos, nos preocupamos em separar os bonés e peças de roupa mais atuais da coleção Inverno 2020, também as peças que chamamos de “permanentes”, ou seja, aquelas que não podem faltar em nosso estoque pois são os itens clássicos que estão sempre em demanda, e, é claro, os principais lançamentos. Outra preocupação importante foi com relação a profundidade de estoque. Selecionamos apenas produtos com quantidade relevante em estoque para podermos atender a todos que buscam esse serviço.
AD – Qual é a expectativa de vocês para essa nova forma de entrega?
Regen: Esse formato de negócios vai evoluir muito rapidamente no Brasil e no mundo. O delivery rápido já vinha crescendo organicamente, e a tendência é de ter um forte impulso, principalmente pela situação que o mundo vive hoje. Mas, mesmo antes da pandemia, já tínhamos a Amazon, por exemplo, entregando produtos via drones em pouquíssimo tempo a seus consumidores. Melhorar a experiência de compra do consumidor, entregar o produto ou serviço na hora em que ele quer consumi-lo, virou um diferencial. Portanto, nossa expectativa é de mostrar ao fã da marca que estamos sempre inovando e oferecendo melhores serviços, com foco total em mimar nosso cliente, pois ele merece. Claro que essa operação com a Rappi, por enquanto restrita a cidade de São Paulo, vai ter uma curva de crescimento, mas não se tornará nosso principal meio de entrega, devendo ser uma operação complementar que não substitui o modelo tradicional de varejo, tanto o físico quanto o digital com prazo de entrega padrão.
AD – Qual é a proposta de reação do público ao ver produtos da New Era dentro do aplicativo Rappi?
Regen: O público da New Era já está acostumado com as constantes inovações da marca. O lançamento da nossa loja no aplicativo da Rappi é mais um exemplo de inovação, sempre pensando na satisfação de nossos clientes. Adquirir os produtos da New Era com mais agilidade passou a ser uma realidade, e temos certeza que agradará muito ao público. Nossos consumidores são jovens e, portanto, imediatistas. São da geração que resolve tudo num clicar do celular. E sermos a primeira marca de headwear a oferecer seus produtos com entrega em poucas horas atende a estes anseios de inovação e velocidade do público jovem. Além disso, sabe aquele presente de última hora que nosso cliente esqueceu de comprar? Com essa parceria isso deixou de ser um problema.
AD – Com as variáveis não proporcionais onde a Rappi alcançou seu pico de entregas, como foi para a New Era esse período pandêmico? Como as empresas podem se ajudar?
Regen: Obviamente, o covid-19 afetou enormemente a New Era, não apenas no Brasil, como em todo mundo. Afinal, a marca depende dos fãs dos esportes, como baseball, futebol, basketball e futebol americano, todos eles com campeonatos interrompidos, bem como de uma rede de milhares de lojas físicas que vendem nosso produtos em mais de 150 países, também 99% delas com suas operações paradas. E é nessas horas que ter uma marca resiliente, com fãs apaixonados e com canais de distribuição diversificado faz toda diferença. E aí entra o suporte e ajuda entre as empresas: estamos juntando um canal de entrega inovador e rápido oferecido pela Rappi a uma marca forte e desejada como a New Era. O resultado dessa união é ótimo para ambas, como deve ser numa verdadeira parceria.
AD – Vocês pensam essa parceria como uma nova estratégia de vendas online mesmo pós-pandemia?
Regen: Com certeza essa parceria será mantida mesmo no pós-pandemia. É claro que a pandemia acelerou o processo de implementação do projeto, mas agilizar as entregas era algo que já vinha sendo estudado dentro da New Era e é um conceito que chegou para ficar, dentro do chamado “novo normal”. Além disso, a parceria com a Rappi se transformou em uma ótima ferramenta para ajudar a girar o estoque de nossas lojas físicas, apoiando a recuperação e crescimento de vendas delas no pós-pandemia, quando as lojas estiverem reabertas.
AD – Até o atual momento, já podemos ter um feedback dos usuários ou ainda é muito cedo?
Regen: Ainda é muito cedo. Temos apenas uma semana de operação. O que podemos dizer é que recebemos pedidos acima do esperado para o período de funcionamento, o que sinaliza uma ótima aceitação do público. Estamos muito animados.
AD – Como a New Era está lindando com a quarentena e se vocês estão com novas propostas de marketing?
Regen: Todo pessoal de escritório está trabalhando no modelo home-office. As exceções são a equipe de logística em nosso centro de distribuição, que continua trabalhando com 100% da capacidade, e o pessoal das lojas físicas, para aquelas que já puderam reabrir. Com relação ao marketing, nada mudou em termos de projetos. Principalmente, porque não podemos esquecer que, apesar da pandemia, 2020 é o ano do centenário da New Era! Portanto, vem ainda muita coisa bacana pela frente neste ano. Temos, por exemplo, pelo menos três parcerias (collabs) com marcas super desejadas que irão surpreender o nosso público, afinal, não é qualquer marca que chega a 100 anos. Aguardem pois ainda traremos muitas novidades, tanto de produtos quanto de iniciativas de marketing, para o segundo semestre.