Skip to main content

A coleção Be True 2021 da Nike se inspira na ideia de que o esporte pode ser o cenário perfeito para uma inclusão radical. O esporte é sempre melhor quando inclui histórias, origens e orientações diversas, de pessoas diferentes. O amplo espectro de nove bandeiras LGBTQIA+, com histórias pessoais sobre cada cor desse arco-íris, é amplamente utilizado como fonte de inspiração para os tênis deste ano, que trazem um conjunto diverso de bordados de bandeiras para serem aplicados aos modelos Blazer ’77 Low, Air Max Pre Day e All Out Utility Slide.

Foto: Divulgação/Nike
Foto: Divulgação/Nike

Parcerias na luta pelos direitos da comunidade LGBTQIA+

Além de coleções, a marca também possui participação na sociedade através de parcerias com organizações nacionais e regionais que trabalham na linha de frente da defesa dos direitos da comunidade LGBTQIA+. Um desses grupos é o Human Rights Campaign (HRC), que tem uma história de mais de quatro décadas. Mas essa longa história de luta pode ser jovem em espírito.

No ano passado, uma das representantes do programa de Jovens Embaixadores da entidade (coletivo que se reúne para atrair novas vozes emergentes) foi Gia Parr. A história dessa americana que há três anos anunciou para a escola, quando estava no ensino fundamental II, sua transição de gênero foi amplamente coberta pela imprensa e aclamada em todo o país. Graças à coragem e à liderança de adolescentes como Gia, a honestidade demonstrada está ajudando a nova geração a se sentir segura, sabendo que seus depoimentos serão respeitados, acolhidos e ouvidos.

História da Gia

Antes de encontrar a palavra correta para descrever a história de sua transição, Gia para e pensa por alguns segundos: foi um “processo”. Ela se lembra dos diferentes contextos nos quais falou sobre a mudança, primeiro para as pessoas mais importantes em sua vida, bem antes do ato de coragem de contar para os colegas da escola – por meio de uma carta escrita à mão, que ela leu em voz alta com grande nervosismo.

“Primeiro eu falei para os meus pais, e depois fui devagarzinho contando para mais gente”, recorda ela.

Foto: Divulgação/Nike

Não demorou para a história de Gia ir parar em programas de entrevistas e nos noticiários noturnos da TV. Seu exemplo logo transcendeu para diferentes organizações. No mesmo ano em que foi indicada como embaixadora da HRC, ela também foi anunciada como convidada para fazer o discurso de abertura da GenderCool – campanha criada em 2017 para contar as histórias pessoais de jovens transgêneros e não-binárias. 

Seria fácil se render ao instinto de mudar sua mensagem dependendo do público que fosse ouvir. Plateia diferente, recado diferente. Mas quando se pergunta a Gia sobre seu trabalho com organizações de vários tipos, cada uma com diferentes histórias, ela é rápida na resposta: sua história pessoal é a mesma, não muda. A forma como ela comunicou sua transição não mudou quando ela contou para os pais, para o círculo de amigos ou para a escola. E essa história não é apenas uma soma de pequenos detalhes: ela representa a identidade de Gia. Embora as circunstâncias e o veículo que conta a história possam mudar, o cerne de uma narrativa, segundo Gia, é ser fiel à própria experiência.

“Minha forma de defender nossos direitos não varia de um grupo para outro”, diz ela. “Acho que não importa se o grupo tem uma longa história, ou se é uma entidade nova. Até no esporte eu enxergo as coisas do ponto de vista da comunidade, e não da competição. Quero oferecer minha energia por meio da minha história, e espero ser capaz de informar e inspirar mais gente. Qualquer pessoa pode deixar essa energia ainda mais forte e contar a própria história”.

Novidades disponíveis para membros Nike

Os sneakers da Coleção Be True já estão disponíveis para membros no site da Nike e também poderão ser encontrados nas lojas Cartel, Guadalupe e Your ID. As peças de vestuário (jaqueta, camiseta e shorts) chegam ao mercado em breve.

Leave a Reply