Skip to main content

Em uma atualização de sua política de privacidade, X (anteriormente conhecido como Twitter) passará a coletar dados biométricos de seus usuários, como por exemplo, uma fotografia de seu rosto. As pessoas inscritas no serviço de assinatura da plataforma, o X Premium, podem optar por fornecer uma selfie e um documento de identidade com foto para verificação. Mas, para quê?

A nova política de privacidade entrará em vigor em 29 de setembro. De acordo com X, a coleta de dados biométricos, termo que abrange dados relativos aos atributos físicos de uma pessoa, como leitura facial ou impressão digital, será aplicada apenas aos usuários X Premium. A política também afirma que o aplicativo poderá coletar histórico profissional e educacional, que seriam usados para recomendar empregos em potencial e para compartilhar com empregadores quando você se candidatar a um emprego.

Há especulações de que X pode estar pensando em oferecer serviços de recrutamento. Em maio, a X Corp adquiriu um serviço de recrutamento de tecnologia chamado Laskie. Foi a primeira aquisição da empresa desde que Elon Musk comprou o Twitter por US$ 44 milhões, no ano passado.

Podemos reunir e usar suas informações pessoais (como seu histórico de emprego, histórico educacional, orientações de emprego, competências e habilidades, atividade de procura de emprego e envolvimento, e assim por diante) para recomendar empregos em potencial para você, além de permitir que os trabalhadores encontrem candidatos em potencial, afirma a plataforma.

Liberty Vittert, professora de Prática de Ciência de Dados na Universidade de Washington, em St. Louis, disse à BBC que a medida está aprovada com a tentativa de X estabelecer experiências mais direcionadas e individuais aos usuários, parecido com o que fazem as plataformas rivais, como o LinkedIn.

Mas, ela disse que a mudança é algo com a qual os usuários devem ser absolutamente cautelosos, alertando que pode ser mal utilizada pelos empregadores, de maneira em que tuítes, retuítes ou contas seguidas podem atrapalhar em decisões sobre um trabalho.

Como não é uma função obrigatória para os usuários, Stephanie Hare, pesquisadora de ética tecnológica, não acredita que a medida seja perturbadora do ponto de vista das liberdades civis, e alega que é uma captura massiva de dados, porém com o consentimento dos usuários.

“X dará a opção de fornecer sua identidade governamental, combinada com uma selfie, para adicionar uma camada de verificação. Os dados biométricos podem ser extraídos tanto do documento de identidade do governo, quanto da imagem selfie para fins de correspondência. Isso também nos ajudará a vincular, para aqueles que escolherem, uma conta a uma pessoa real, processando seu documento de identidade emitido pelo governo, e também ajudará X no combate à falsificação de identidade, tornando a plataforma mais segura, comentou a empresa.

Musk também reiterou os planos do X de dar aos usuários a opção de fazer chamadas de vídeo e áudio. A ambição é de transformar o X em um lugar único para vários serviços. Como parte desse objetivo, a adição de recursos extras e atualizações na política de privacidade para habilitá-los, podem muito bem continuar.

Será que vem aí mesmo?

Em meio à concorrência, tudo indica que X se prepara para lançar chamadas de vídeo e áudio. E qual é a cereja do bolo? Os usuários não vão precisar de um número de telefone para desfrutar desses recursos. O plano da plataforma é que eles estejam disponíveis tanto para dispositivos iOS quanto Android, além de computadores pessoais.

Desde que o bilionário assumiu as rédeas e renomeou o Twitter para X, ficou claro que ele tinha planos ambiciosos para a plataforma, e não estamos falando apenas de algumas pequenas mudanças de design. Ele planeja transformar X em um verdadeiro superaplicativo, um lugar onde você não só pode enviar mensagens e postar fotos, mas também fazer pagamentos e ter uma experiência completa de rede social. A visão grandiosa lembra o aplicativo WeChat da Tencent, que se tornou um integrante da vida diária na China.

Embora Musk não tenha dado um cronograma definitivo para o lançamento dessa nova funcionalidade, a expectativa está nas alturas!

 

Acompanhe o Adnews no InstagramLinkedIn e Threads. #WhereTransformationHappens ????