A campanha “Olhe Mais de Perto”, assinada pela SOKO/Droga5 SP para a Childhood Brasil, traz um alerta crucial sobre o abuso sexual de crianças e adolescentes no país. O dado central que a ação destaca é chocante: 85% dos casos de violência sexual são cometidos por conhecidos das vítimas, sendo que a maioria ocorre dentro de casa. O objetivo da campanha é conscientizar a população, especialmente pais e responsáveis, sobre a urgência de “olhar mais de perto” essa realidade.
Com base em dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, a cada hora, oito crianças ou adolescentes sofrem violência sexual no Brasil, mas apenas 8,5% desses casos chegam ao conhecimento das autoridades policiais. O impacto é ainda mais grave quando se percebe que, do total de vítimas, 88% são meninas, e entre elas, 51,9% são negras. O silêncio em torno dessa questão perpetua o ciclo de abuso, e a campanha busca justamente romper com essa invisibilidade.
“Acreditamos que enfrentar e prevenir a violência sexual contra crianças e adolescentes exige tornar visível o que é invisível e transformar essa luta em uma causa de todos. O silêncio perpetua o ciclo de violência, protegendo apenas o agressor. Falar sobre abuso sexual é mexer em uma ferida aberta da nossa sociedade, especialmente porque essa violência ocorre justamente em espaços que deveriam ser de proteção e cuidado”, comenta Laís Peretto, Diretora Executiva da Childhood Brasil.
A peça principal da campanha é uma ilustração aparentemente inocente de uma casinha com traços infantis, mas que, ao ser observada mais de perto, revela informações alarmantes sobre a violência sexual. Essa escolha criativa tem um propósito, como explica Isabela Marangoni, Diretora Criativa da Soko/Droga5: “A escolha dos desenhos para a campanha foi feita por dois motivos: Primeiro, porque o desenho é uma das formas que as crianças podem expressar o que estão vivendo em casos de abuso. Segundo, porque esse tema é difícil de digerir, e precisávamos de um ‘cavalo de Troia’ — algo que chamasse a atenção, fosse sensível e infantil, especialmente no mês das crianças, para então convidar as pessoas a olharem mais de perto para o assunto e descobrirem o que realmente pode estar acontecendo dentro de uma casa.”
A campanha se desdobra em várias plataformas de comunicação, como redes sociais, cinemas, TV, OOH e influenciadores digitais, com o intuito de amplificar o debate e estimular a conscientização sobre a questão. Raquel de Paula Oliveira, Gerente de Comunicação e Marketing da Childhood Brasil, reforça: “Nosso objetivo foi criar uma campanha impactante, com um viés propositivo, que inspire um senso de responsabilidade coletiva para construirmos um ambiente seguro e protegido, onde cada criança e adolescente possa crescer livre de violência.”
O lançamento da campanha coincide com o Dia das Crianças, em 12 de outubro, e conta com o apoio de parceiros como Aceleraí, Canal Futura, CCR Aeroportos, Cinemark e SBT, entre outros, que irão veicular o filme de 60 e 30 segundos, destacando possíveis sinais de abuso sexual que precisam ser observados de perto.