Branding Líquido: A Nova Era das Identidades Visuais Adaptáveis
O fim dos logos imutáveis chegou. E isso pode ser uma das melhores coisas que aconteceu ao design em décadas.
Os millennials precisam de um valor anual de US$ 525 mil para serem felizes, aponta pesquisa.
Adnews
18.12.2023
Esses dias, me deparei com um dado que me chamou bastante a atenção: segundo a pesquisa da The Harris Poll, os millennials precisam de um valor anual de US$ 525 mil (aproximadamente R$ 2,5 milhões) para serem felizes. Esse valor é mais que o dobro das gerações Z e X, por exemplo, que declararam se contentar com US$ 128 mil (R$ 628,7 mil) e US$ 130 mil (R$ 638,5 mil), respectivamente.
E o que está por trás dessas cifras, me pergunto? Seria o acesso a novas e caras tecnologias, como smartphones e tablets? Seria o seu consumismo imediato, já que são impactados a todo momento por propagandas em todas as telas e aplicativos? Porém, existem outros fatores que justificam o custo para a felicidade dessa geração.
O Bureau Nacional de Pesquisa Econômica diz que os indivíduos experimentam 70% do crescimento geral de seus salários durante a primeira década da vida profissional. Se esse período coincidir com uma desaceleração, que de fato aconteceu nas últimas décadas, é provável que haja uma redução de 9% no longo prazo. Já o Centro de Pesquisa da Aposentadoria afirmou, em pesquisa feita em 2021, que a geração entre 28 e 38 anos tinha a menor riqueza média comparada à renda média em relação a qualquer geração anterior.
Trazendo dados do Brasil, uma pesquisa realizada pela consultoria Deloitte aponta que as principais preocupações de brasileiros das gerações Z e millennials são desemprego, segurança e custo de vida. Esse dado pode ser confirmado pela simulação feita pela FIDUC que mostra que, para um jovem morar sozinho no Brasil, é preciso ter uma renda líquida de R$ 5.137,88 por mês considerando despesas básicas como aluguel, luz, internet, alimentação e saúde. Estamos falando de uma geração que se deparou com grandes recessões, como a crise financeira de 2008 a 2009 que impactou o mundo, e no Brasil, com contração econômica iniciada em 2014 e agravada pela pandemia.
Ao observar esses dados, chego a conclusão de que a infelicidade dos millennials talvez não seja somente por conta da conexão com a tecnologia que eles vivenciam desde o seu nascimento ou do imediatismo característico dessa geração, e sim dos preceitos, convicções, e principalmente, decisões tomadas pelas gerações anteriores.
Segundo Bruce Tulgan, consultor de liderança e autor do livro ‘O Que Todo Jovem Talento Precisa Aprender’, os pais dessas gerações são aqueles que estão sempre de olho no filho e correm a seu resgate no primeiro sinal de problema.
“É por isso que eles têm dificuldade no mundo corporativo. Eles foram acostumados a ser tratados como clientes, usuários de serviços e produtos entregues pelas autoridades e instituições, inclusive a escola. Eles não respeitam a figura autoritária, a não ser que sejam conquistados por ela”, afirma.
Isso resulta em outra infelicidade: a profissional. O tempo em que as pessoas passavam a maior parte de suas vidas adultas em um mesmo emprego já é passado. Os millennials não veem justificativa em permanecer muito tempo trabalhando em um local onde não se sentem valorizados, e onde suas funções não estão de acordo com suas expectativas e aspirações.
Fico com a sensação que as gerações X e baby boomers não assumiram a responsabilidade de desenvolver e de transmitir seu conhecimento sobre o mundo corporativo de geração para geração, de uma forma que contribuísse no desenvolvimento da resiliência, na capacidade de se desenvolver em ambientes mais difíceis e de lidar com um “não” dos jovens no mercado de trabalho hoje.
Termino minha reflexão com duas perguntas para 2024: Será que as gerações anteriores não são pelo menos parcialmente responsáveis pela infelicidade de seus filhos ou netos? E o quanto isso pode impactar no custo das empresas?
* Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Adnews
O fim dos logos imutáveis chegou. E isso pode ser uma das melhores coisas que aconteceu ao design em décadas.
Para os millennials, o jingle ainda é uma lembrança viva - quem cresceu nos anos 90 lembra na hora do “Pipoca e Guaraná”. E pra quem veio antes deles, basta ouvir um “o tempo passa, o tempo voa…” pra ativar uma memória afetiva imediata.
No cenário da saúde contemporânea, a experiência do paciente deixou de ser um conceito abstrato para se tornar um diferencial estratégico. Cada etapa — do primeiro clique em um anúncio digital até o acompanhamento pós-tratamento — influencia diretamente na percepção de valor do serviço prestado.
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