Skip to main content

A cibersegurança é uma preocupação para muitos, entre empresas e particulares, há muito tempo, aliás, desde o início da Internet, existe um medo bastante significativo dos vírus informáticos, aliás, há muito tempo, o pouco conhecimento sobre a cibersegurança levou a um maior número de “erros humanos” que levaram à infecção silenciosa de milhões de computadores com vírus informáticos inativos, que, depois de ativados, iniciariam o que é conhecido como ataques DDoS, que nada mais é do que o envio de informações desde milhões de dispositivos até saturar e queimar os servidores de algumas empresas.

Esta é apenas uma das formas pelas quais os hackers conseguiram atacar milhares de usuários em todo o mundo, embora este tipo de ataque tenha como principal alvo as empresas, existem outras formas pelas quais os hackers podem se apossar de seus dados, entrar em seus computadores ou assuma o controle de seus dispositivos remotamente. No Brasil foi descoberto um dos maiores ataques à segurança cibernética, através de um site que a grande maioria dos brasileiros utiliza.Neste artigo falaremos com mais profundidade sobre esse assunto.

233 milhões de pessoas hackeadas

A empresa de segurança cibernética Cybernews revelou ao mundo a descoberta de um dos maiores roubos de dados da história do Brasil, e provavelmente do mundo inteiro. Acabou sendo a página oficial do Cadastro de Perssoas Físicas (CPF), órgão por meio do qual os brasileiros se cadastram no sistema tributário do país. Tratava-se de um Elasticsearch, ferramenta de busca, análise e visualização de grandes volumes de dados, e que estava aberto ao público com nomes completos, datas de nascimento, sexo e CPF. Através deste método, os hackers poderiam acessar informações muito mais sensíveis, o que poderia comprometer a segurança dos usuários do Cadastro.

De momento, não se sabe a origem da fuga, pelo que ainda não foi estabelecido se se trata de uma vulnerabilidade da qual os atacantes se aproveitaram, ou se foram os próprios atacantes que conseguiram contornar as suas medidas de segurança. Por outro lado, em 2022 um hacker afirmou ter obtido os dados de 1 bilhão de cidadãos chineses, mas nunca foi possível verificar se isso tinha sido verdade, razão pela qual o atual, no Brasil, é o maior ataque cibernético comprovado até hoje.

Como evitar ataques cibernéticos?

Atualmente, existem poucas formas de nos defendermos dos vírus informáticos já instalados no nosso PC, uma vez que existem muitos códigos maliciosos que são capazes de contornar as análises da maioria dos antivírus, mas podemos tomar medidas para evitar sermos infectados ou sermos vítimas. .de um ataque de Phishing ou DDoS. O mais útil é o bom senso, ainda mais do que muitos softwares de proteção: não abra links enviados por chats do WhatsApp que pareçam suspeitos, que ofereçam dinheiro ou prêmios grátis ou que tentem avisar sobre uma ameaça à sua rede social favorita. Antes, pergunte primeiro ao atendimento ao cliente sobre essa mensagem.

Você também pode usar serviços VPN gratuitos, que protegem seu endereço IP para evitar que hackers o acessem, permitindo que você navegue em redes menos seguras, por exemplo, WiFi aberto, sem se preocupar. Com isso, você também pode contornar bloqueios regionais em sites de streaming como Netflix, e encontrar ofertas exclusivas não disponíveis no país, como na Amazon ou em companhias aéreas.