A Omega Energia é a empresa líder de geração de energia renovável, uma das pioneiras no setor de energia renovável no Brasil, chegou nos últimos tempos com muita ambição e inovação em suas ações. Para começar, a missão da empresa é transformar o setor elétrico com o lançamento da primeira plataforma 100% digital para compra e gestão de energia no mercado livre. Assim, a Omega pretende, nos próximos anos, ser a primeira geradora de energia renovável digital. 

Neste momento, a empresa busca levar simplicidade, redução de custo e energia limpa aos consumidores interessados. Sempre com muita segurança e transparência, a Omega agora colhe os frutos de seu trabalho com seu toque de empreendedorismo e inovação, aspectos presentes no DNA da empresa, ao criar um novo modelo de negócio que conecta parques eólicos e solares ao consumidor final. 

“Somos inconformados por natureza, o que nos leva a propor novas abordagens para solucionar problemas da sociedade e de nossos clientes. O mundo será mais elétrico e renovável nos próximos anos, portanto, nosso movimento é conectar consumidores diretamente com quem produz energia renovável. Acreditamos muito em simplificar o processo de compra com digitalização e agregar inteligência que ajude o cliente a gerenciar e otimizar seu consumo no mercado livre”, explica Antonio de Bastos Filho, Fundador da Omega Energia. 

Agora, com a plataforma digital da Omega, qualquer empresa que estiver hábil a atuar no mercado livre de energia terá uma nova experiência, podendo comprar energia a qualquer momento. Além dessas, consumidores comerciasi que desejam ingressar neste setor também poderão solicitar sua migração pela nova plataforma. A empresa garante que todo o processo ocorre de forma facilitada e com economia dos custos substanciais.  

As cotações podem ser feitas em alguns segundos, sem necessidade de e-mails ou ligações. Após as cotações, o usuário passa por uma análise de crédito, e logo em seguida, já pode solicitar sua proposta, caso seja aprovado. Uma boa observação é que toda a burocracia pode ser concluída de forma 100% digital. 

Para entender melhor esse novo processo do setor de energia, nós conversamos com Fernando Senna, Diretor de Energia Digital, para saber um pouco mais sobre a reformulação de marca, os novos propósitos e expectativas da Omega, neste novo momento. Além da criação da nova plataforma, a marca assumiu um compromisso com o digital e também investiu em sua comunicação nas redes sociais. Confira agora a entrevista: 

ADNEWS – Por que a Omega fez essa reformulação de marca?
Fernando Senna: A ideia da reformulação da marca cresceu simultaneamente ao projeto da nova plataforma, pois entendemos que ao oferecermos uma nova proposta de valor ao mercado, nossa marca deveria transmitir isso mais explicitamente ao consumidor. 

 

AD- Como foi pensado o reposicionamento da marca?
Senna: Foi um processo super ágil, uma vez que tínhamos uma equipe interna 100% dedicada. Optamos por fazer o projeto com o nosso próprio time, em vez de contar com um parceiro externo, justamente porque queríamos construir algo absolutamente genuíno, que viesse da nossa essência e nos transformasse de dentro para fora.

Estamos finalizando os ajustes e detalhes das aplicações, então podemos dizer que o projeto levou cerca de 6 meses para ser desenvolvido. 


AD- Quais os pilares e propósito da nova marca?
Senna: Nossa marca foi construída com o conceito BOLD & SIMPLE, que reflete nosso movimento de desafiar o status quo e simplificar ao mesmo tempo. É um conceito dinâmico e forte, de algo que se modifica continuamente e evolui constantemente. Sempre deixando clara a flexibilidade, tudo isso de forma ágil e criativa. Visualmente, o que alicerçou a criação da marca foram os conceitos de flexibilidade, modularidade, simplicidade e inovação, mas tudo com força/presença/personalidade. O propósito da nova marca é: Transformar – por meio da energia limpa, barata e simples.

 

AD- Como foram pensadas as cores e temas?
Senna: Visualmente, a empresa mudou muito. Criamos um universo visual muito mais leve, simples e inclusivo. No logotipo, abandonamos o ícone antigo e trouxemos um novo mais alinhado ao nossa DNA, expressando mais claramente a flexibilidade que a Omega oferece. Além disso, temos um sistema visual modular e responsivo, ou seja, o logotipo em si assume formas diferentes, deixando a marca mais dinâmica. 

A nova paleta ainda tem o azul como cor principal, assim como a antiga, porém em um tom diferente. Mas traz também tons mais quentes – como laranja e vermelho – para nos destacarmos diante dos tons usualmente mais frios do mercado. Também temos cores complementares – verde e roxo – que deixam a marca mais inclusiva.

Também repensamos todo o sistema tipográfico, trazendo fontes que carregam bastante personalidade, deixando a marca mais expressiva, e criamos um set de ilustrações que apoia na construção das nossas narrativas, deixando a comunicação mais leve como um todo.

 

AD- Quem é responsável pela equipe de Marketing?
Senna: Temos um time de marca interno liderado pelo Fernando Senna, Diretor de Energia Digital, que está à frente tanto da agenda de marketing quanto do desenvolvimento do produto digital.

 

AD- A transformação de marca foi pensada no consumidor de que forma?
Senna: A nova marca foi pensada em se aproximar ainda mais do seu público alvo de uma maneira mais simples, inovadora, desafiadora e focada em atingir com clareza os objetivos dos seus clientes, sempre, de uma forma clara e sustentável. 

Ao nosso ver, com a plataforma, a Omega está descomplicando um mercado bastante técnico. Por isso, buscamos proximidade e simplicidade a todo o momento, principalmente na nossa linguagem. 

Estamos aqui para ajudar, por isso, evitamos jargões, palavras complicadas, gírias e regionalismos. Ao mesmo tempo, trazemos a informação necessária para que nossos clientes atinjam seus objetivos e tenham clareza do caminho.

 

AD- A Omega vai trazer o consumidor mais próximo?
Senna: Com a transformação, a Omega reforça sua atuação como uma empresa pioneira no mercado e passa a focar mais no posicionamento de empresa de tecnologia e com foco constante no cliente.

Além do novo tom e voz da marca e o aumento da presença e interações nas redes sociais, teremos um time de CX (customer experience), estruturado para garantir atendimento humano ao consumidor, pensando em soluções customizadas e na construção da melhor experiência para, muito além de atender, encantar o cliente. 

 

AD- Quais serão as vantagens dessas mudanças na identidade de marca para a empresa considerando o mercado em que atua?
Senna: Com estes movimentos a Omega promove uma revolução no setor de energia, oferecendo uma nova solução para transformar a experiência de compra e gestão no mercado livre de energia. Com a plataforma, a Omega consegue atender uma relevante fatia do mercado, abrangendo clientes que hoje estão aptos a comprar no mercado livre mas enfrentam diversos desafios e dificuldades. Além disso, é importante destacar que, com este lançamento, a companhia se antecipa aos movimentos do setor, que caminha rumo à liberação do mercado livre para todos os brasileiros, incluindo o consumidor residencial.

 

AD- Qual vai ser a estratégia de comunicação da marca?
Senna: De forma geral, a Omega é uma empresa desafiadora, mas ao mesmo tempo simples e flexível, o que se reflete na nossa comunicação. Mas o nosso tom se adapta ao que precisamos dizer e aos canais de comunicação que utilizamos para isso. Temos uma ampla estratégia de comunicação, integrada e multicanal – considerando tanto o meio físico quanto digital – mas sempre com a premissa de desafiar os padrões e construir novos caminhos.  

 

AD- Por que a Omega resolveu entrar para o Instagram e Facebook?
Senna: As redes sociais nos dão liberdade de mostrar o nosso jeito questionador e descontraído de ser. Temos uma estratégia de conteúdo multicanal para, justamente, conversarmos com todos os nossos públicos em diferentes canais, abordagens e níveis de profundidade. Além disso, são diferentes meios para construção de relacionamento, diálogo e aproximação com nossos públicos.

 

AD- Como a nova plataforma está relacionada a essa mudança de marcas?
Senna: A nova plataforma é a materialização do nosso propósito de “transformar – por meio da energia limpa, barata e simples”. Estamos revolucionando o mercado de energia ao oferecer uma solução que transforma completamente a experiência de compra e gestão no mercado livre, e isso nos aproxima cada vez mais do que buscamos, que é tornar a energia sustentável uma realidade para todos.