Skip to main content

O coelho mais famoso do mundo está fazendo aniversário este mês! Desde 27 de julho de 1940, em sua primeira aparição no curta animado ‘O Coelho Selvagem’, de Tex Avery, o personagem carismático de orelhas compridas vem encantando diversas gerações. No início, Pernalonga era conhecido como Happy Rabbit e foi renomeado como Bugs Bunny, seu nome em inglês, em uma singela homenagem ao seu escritor original, Bem ‘Bugs’ Hardway.

Vinte anos após sua primeira participação nas televisões, o versátil coelho que é apaixonado por piano e ópera ganhou um programa com o seu nome, o Show do Pernalonga, que estreou no canal ABC e foi um clássico da TV Paga por mais de 40 anos, ou seja, história não lhe falta.

Para comemorar, os canais Boomerang e Cartoon Network resolveram dedicar alguns momentos de suas programações para o astuto e charmoso personagem e ao longo do mês de julho, o público que está em casa vai poder se divertir com uma extensa celebração e diversos episódios de Pernalonga, em Looney Tunes. Serão diversos episódios emblemáticos que trazem uma sensação nostálgica ao lado de outros amigos de Pernalonga, como o Hortelino, Patolino, Frajola, Coiote, Papa-Léguas, Piu-Piu, Taz e o Marvin, o Marciano.

Além da versão clássica do desenho, os canais transmitirão os episódios de New Looney Tunes, a versão que mostra Pernalonga e seus amigos no meio da cidade! Já sabemos que personalidade, loucuras, travessuras, aventuras não vão faltar durante esses episódios, né? O Cartoon também separou algumas surpresas para os fãs e no site do canal tem um espaço dedicado ao personagem, com alguns games e desafios do CN Fan Art. 
Com certeza, é uma das melhores atrações para o público que está sofrendo com a quarentena.

 

Para não perder nada sobre a comemoração do coelho ligeiro, fique ligado! Para quem ainda não sabe, todos os dias, o Boomerang já separa uma hora de programação de Looney Tunes e New Looney Tunes. De segunda a sexta-feira, às 18h e aos sábados e domingos às 11h. Agora, no dia exato dos 80 anos de Pernalonga, as duas franquias vão relembrar um grande sucesso: Space Jam: O Jogo do Século, entre 16h e 20h.

Para não ser enganado ou surpreendido pelo personagem mais perspicaz da televisão, nós separamos algumas Fun Facts sobre esses 80 anos do coelho sábio, ágil, autoconfiante e que ama uma cenoura! Confira:

  • Pernalonga mora no leste da cidade de Nova York. Em sua versão em inglês, o personagem tem um sotaque característico do Brooklyn.
  • Pernalonga ganhou uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood em 1985. Ele é o único personagem animado da Warner Bros. que tem uma.
  • Em 1997, Pernalonga tornou-se o primeiro personagem de desenho animado a estampar um selo do sistema de correio dos EUA.
  • A personalidade e o jeito do Pernalonga foram inspirados em grandes celebridades, como Charlie Chaplin, Groucho Marx, Clark Gable, entre outros.
  • Mel Blanc deu voz ao Pernalonga por quase 50 anos, e seu legado continuou por um pequeno número de atores, incluindo Jeff Bergman, Billy West, Joe Alaskey e Eric Bauza.
  • Mel Blanc realmente comia cenouras enquanto dava voz a este personagem icônico.
  • As histórias em quadrinhos do Pernalonga foram publicadas por quase 50 anos, de 1943 a 1990.
  • Os planos de Pernalonga, um impostor nato, só foram frustrados por quatro personagens em 80 anos.
  • A virada incorreta de Pernalonga à esquerda em Albuquerque o levou para tão longe que chegou ao México, Himalaia, Escócia e até à Alemanha.
  • Pernalonga apareceu em, pelo menos, 175 curtas, mais do que qualquer outro personagem animado.
  • Pernalonga foi indicado para o Oscar três vezes e ganhou em 1958 por Cavaleiro Pernalonga(Knighty Knight Bugs) com Eufrazino.
  • Pernalonga está também em parques temáticos em muitos países, incluindo o Warner Bros. World em Abu Dhabi, o maior parque indoor do mundo.
  • Pernalonga é um mestre dos disfarces e já confundiu seus rivais como barbeiro, policial, confeiteiro, cavalheiro, e, claro, como a bela Brünnhilde.

 

Quer mais? Então relembre um pouco mais sobre os diversos bordões que marcaram época e eternizaram Pernalonga.

“O que é que há, velhinho?” – O Coelho Selvagem (A Wild Hare), 1940

“Sabe, eu não ficaria nem um pouco surpreso se fosse eu que te estivesse te enganando”. – Wabbit Twouble, 1941

“Vamos fazer uma pausa para eu pensar em algo mais maquiavélico”. – Super-Rabbit, 1943

“Sabe, às vezes eu sou tão inteligente que isso quase me assusta”. – Pernalonga e o Pé De Feijão, 1943

“Não pense que foi um pedacinho do céu… porque não foi!” – Hair-Raising Hare, 1946

“Eeeeeei, você vai me ver responder a essa bobagem de tiro com um poderoso e gigantesco arremesso de percussão!” – Baseball Bugs, 1946

“Sabe, às vezes a minha consciência me intriga… Mas não desta vez!” – Pernalonga

“Ele não me conhece muito bem, não é mesmo?” – Rebel Rabbit, 1949

“Eu já te vi antes. Eu nunca esqueço um rosto. Mas no seu caso, eu vou abrir uma exceção”. – Hurdy-Gurdy Hare, 1950

“Cenouras são divinas… Uma dúzia custa um centavo, é máááá-gico!” – Rabbit Every Monday, 1951

“Claro que você entende, isso significa guerra!” – Bully for Bugs, 1953

“Eu não sou um fedorento?” – Duck Amuck, 1953

“Eu vou sentir medo mais tarde. Agora eu estou muito furioso”. – Lumber Jack-Rabbit, 1954

“Bem, o que você esperava de uma ópera?  Um final feliz?” – Vai de ópera, Velhinho?, 1957

“Bem, é o que dizem, não leve a vida tão a sério, você não vai sair dela vivo”. – Rabbit’s Feat, 1960

“Ok, ok. Qual dos tolos aí já jogou basquete?” – Space Jam: O Jogo do Século, 1996

“Bem, parece que é o início de uma linda amizade!” – From Hare to Eternity, 1997

“Shhhh!  Estou prestes a desafiar você”. – Looney Tunes: Back in Action, 2003

Leave a Reply