Skip to main content
Criatividade

O que La Casa de Papel pode ensinar sobre liderança?

By 01/08/2020agosto 1st, 2023No Comments

Após tantas temporadas de La Casa de Papel, a série queridinha dos Netflix Lovers, além de muita emoção trouxe verdadeiras lições. A trama é repleta de reviravoltas e inteligências em que os oito ladrões, regidos pelo professor, invadem a instituição e executam ideias mirabolantes muito bem desenhadas.

O seriado pode ser apenas um entretenimento que prende a atenção do início ao fim. Mas, para outros, pode ser uma aula preciosa do que é e como ser um bom líder. O especialista em gestão e liderança, Renato Grinberg, analisou a série e mostra o que La Casa de Papel ensina. Vamos lá:

Planeje tudo nos mínimos detalhes

Um bom líder planeja a execução das estratégias da empresa com bastante detalhes. Isso pode ser observado durante todo o processo do plano de assalto à Casa da Moeda, em que o Professor pensa em todas as possibilidades que o assalto pode gerar.

Trace objetivos claros

Um bom líder cria uma visão clara de onde quer chegar e qual o benefício que todos de sua equipe terão se alcançarem aquele objetivo. Durante os capítulos, todos podem ver que o Professor traça a meta de ser o assalto mais audacioso da história da Espanha, bem como a fortuna que vão atingir e como cada um será beneficiado com ela.

Apoie sua equipe

O bom líder não pode deixar sua equipe caminhar sozinha. É preciso estar sempre por perto seja para auxiliar, motivar ou comemorar. Em La Casa de Papel, o Professor está sempre atento às necessidades de sua equipe, estando “online” e auxiliando por meio de ligações.

Coloque-se à frente e assuma os riscos

Arriscar-se para ajudar a equipe a atingir as metas é característica essencial de um líder. E isso é evidente durante o seriado, quando o personagem principal se coloca em situações de risco para obter mais informações e ter uma visão geral das ações que os policiais e detetives estão planejando para enfrentar os sequestradores.

Saiba se adaptar aos imprevistos

Um líder sabe perfeitamente se adaptar a situações não previstas e administrar conflitos em sua equipe quando as coisas saem do planejado. Desentendimentos são muito comuns entre membros da equipe, além de divergência de opiniões. Este fato também é perceptível em La Casa de Papel, e em como o personagem principal precisa traçar novos planos e estratégias para seguir caminhando em direção ao seu grande objetivo.

Por Renato Grinberg é especialista em liderança e gestão de empresas, tendo passagem por multinacionais nos EUA como a Sony Pictures e Warner Bros. Atualmente é diretor da BTS (consultoria global presente em 35 países.

Leave a Reply