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O #spritechallenge não parece ser a ideia da controladora da Sprite, Coca-Cola Co., que não pôde ser contatada para comentar. Mas a hashtag acumulou impressionantes 500 milhões de visualizações no TikTok, com alguns criadores até fazendo vários vídeos para tentar vencer o desafio do refrigerante.

A premissa é simples – tente beber uma garrafa de Sprite de tamanho pessoal sem arrotar. Os vídeos costumam ter um final engraçado de grandes arrotos e dores de barriga.

@chloe_dillon Reply to @ansans221133 #spritechallenge#trynottoburp#fyp#viral ♬ original sound – Chloe

Tom Hyde, vice-presidente de estratégia da Movers+Shakers, disse em um e-mail:

“Quer eles reconheçam ou não, a tendência está acontecendo e está reformulando a forma como milhões de pessoas percebem a marca e decidem qual bebida comprar. Os arrotos são hilários. Um arroto surpresa saudável é um benefício exclusivo do produto ao qual nenhuma marca de refrigerante se atreveu a atribuir orçamento, mas com a magia da cultura do criador e o algoritmo aberto do TikTok, Sprite não precisava.”

Marcas grandes e pequenas desejam se tornar virais no TikTok, mas as tendências podem ser uma faca de dois gumes. A marca de detergentes Tide se tornou a estrela involuntária do desafio Tide Pod em 2018 , onde os consumidores estavam mordendo os quadrados moles, um risco óbvio para a saúde. (Beber muito refrigerante também pode representar riscos à saúde.) Por outro lado, o Ocean Spray se inclinou quando seu suco de cranberry se tornou viral no TikTok de Nathan Apodaca dele bebendo Ocean Spray enquanto andava de skate e ouvia “Dreams” do Fleetwood Mac. O CEO da Ocean Spray e Mick Fleetwood acabaram participando da tendência.

O desafio Sprite “se presta mais a um público que adora conteúdo absurdo, mas que pode não ser necessariamente o alvo do Sprite”, escreveu Amber Kazabash, diretora de estratégia associada da R/GA, em um e-mail. ou outros CPGs que ainda não se encaixam no tom podem perder rapidamente o controle se tentarem dominar o momento.”

Mas Dylan Conroy, diretor de receita do The Social Standard, diz que Sprite deve reconhecer a tendência. “Desde que uma tendência viral não seja perigosa, as marcas devem tentar se apoiar”, disse ele. Ele aponta para Ocean Spray envolvendo Mick Fleetwood. “Pode ser uma maneira de direcionar a tendência da maneira que a marca deseja.”

As marcas geralmente não podem participar de tendências de áudio virais no TikTok por causa dos direitos da música, embora isso não se aplique ao desafio Sprite porque envolve arrotos. 

@readchoi Do not chug soda. #spritechallenge ♬ original sound – Read Choi

Embora não esteja claro se o desafio está impactando as vendas de bebidas, o desafio está tendo um efeito de halo em outras marcas, com alguns TikTokers tentando o desafio com Dr Pepper, Fanta e San Peligrino. Essas marcas também não reconheceram o desafio. 

O desafio surge no momento em que a Sprite iniciou sua atualização de marca e campanha publicitária global “Heat Happens” em um aceno para o próximo verão e as temperaturas emocionais em alta com os consumidores estressados ​​​​com a inflação e o Covid. 

Essa matéria é uma tradução da matéria escrita por Erika Wheless para o site AdAge

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