Skip to main content

Stephen Curry é um dos grandes astros do basquete. Recentemente foi escolhido um dos 75 melhores jogadores da história da competição. No seu currículo, o armador dos Golden State Warriors conta com dois títulos de Jogador Mais Valioso (MVP). Ele tem quebrado todo tipo de recordes da NBA em 13 anos de carreira profissional e está prestes a quebrar outro, que constitui uma das apostas da NBA mais seguras do mercado.

Porque não é questão de se Curry vai quebrar um novo recorde: é questão de quando ele vai quebrar. O astro dos Warriors visa à marca histórica de mais arremessos de três pontos convertidos na história da temporada regular da NBA. O recorde pertence, por enquanto, a Ray Allen, mítico ala-armador campeão da NBA com os Boston Celtics e os Miami Heat.

Allen converteu 2.973 bolas de três ao longo de uma carreira lendária. Mas esse recorde vai ser quebrado em questão de semanas. Steph Curry acumula 2.908 em 776 jogos, enquanto que Ray Allen precisou de 1.300 partidas para o seu registro. Os fãs da NBA apostam quando será o dia em que Curry quebrará um dos recordes históricos da maior competição de basquete do mundo.

As contas do recorde histórico de Stephen Curry

Nesta temporada, Curry disputou 14 jogos. Os Warriors são o melhor time da NBA e Curry é um claro candidato a ganhar o troféu de MVP. O armador registra médias de 28 pontos por jogo, com 40% de sucesso nos arremessos de três pontos. Essa porcentagem está abaixo da média da carreira de Steph Curry e ainda pode melhorar.

É por isso que as contas para saber quando Curry vai quebrar o recorde histórico de Ray Allen ficam um pouco mais difíceis. Faltam somente 65 cestas de três pontos e Curry vem convertendo 5.4 bolas de três por jogo, mas seu aproveitamento pode melhorar a qualquer momento.

Se Curry mantiver esse ritmo, vai precisar apenas de 12 jogos para se converter oficialmente no melhor arremessador da história da NBA. Mas cabe a possibilidade de que sejam necessários menos jogos. Ele já converteu 9 bolas de três em três dos 14 jogos disputados, e registrou 8 em outro.

Curry também tem o recorde de mais jogos com pelo menos 10 bolas de três acertadas. São 21 jogos nos quais o astro dos Warriors converteu 10 arremessos de valor triplo. Basta ele ter uma nova explosão anotadora para que o recorde histórico de Ray Allen mude de dono.

O exemplo de Reggie Miller

Steph Curry já é o maior pontuador histórico dos Golden State Warriors, deixando para trás o mítico Wilt Chamberlain. Também tem o registro de mais arremessos de três convertidos da história, somados os conseguidos em temporada regular e nos playoffs.  Os 3.358 registrados por Ray Allen já eram.

Curry já superou as marcas de um dos jogadores que o inspiraram: Reggie Miller, o grande arremessador do Indiana Pacers. “Recordes são feitos para serem quebrados. Eu agradeço o apoio de Reggie e Ray. Ter dois caras me encorajando como eles  significam muito. Eu vou passar essa tocha adiante também”, disse Curry em janeiro, quando ultrapassou Miller na lista de maiores arremessadores de três pontos de todos os tempos.

Leave a Reply