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Patrícia Marins

Patrícia Marins é apaixonada pela comunicação verdadeira e transformadora. Sócia-fundadora da Oficina Consultoria e sócia do Grupo In Press, também é cofundadora do Women on Board, diretora da Associação Brasileira das Agências de Comunicação (Abracom), embaixadora do SheInc e conselheira do MeToo Brasil, do Congresso em Foco e do Movimento Expansão.

Jornalistas e artistas têm em comum a capacidade de transmitir sensações através das palavras e das imagens. Se nos tempos analógicos, na maioria das vezes contávamos apenas com o apoio do papel, caneta e uma câmera, hoje temos tecnologias de realidade estendida que te transportam para outro universo sem sair do lugar.

Somos seres emocionais. Inúmeros neurocientistas já demostraram que mais de 80% das nossas decisões consideram as emoções que sentimos. Sendo assim, por mais que sejamos impactados por uma infinidade de vídeos e notícias sobre um evento, a perspectiva de quem o presencia ao vivo e em cores é incomparável.

Mas com a potência do design e a força da tecnologia é possível criar experiências memoráveis. E quando vemos todos esses conceitos sendo aplicados na prática, o impacto é enorme.

Guerra na Ucrânia

No SXSW 2023, a instalação “Fresh Memories: The Look”, apoiada pela realidade estendida (com óculos VR e vídeos), transportava as pessoas para lugares da Ucrânia devastados pela guerra. As primeiras imagens eram escombros de grandes prédios bombardeados. Na sequência, guiados pela câmera, erámos levados para os cômodos das casas de habitantes cujos escombros se misturavam com lembranças da vida antes da guerra.

Logo após os primeiros minutos, a imagem dos habitantes era introduzida uma por uma bem diante dos nossos olhos. Em silêncio, eles nos olhavam fixamente como guias a nos conduzir para sua nova realidade. A dignidade desses olhares e a firmeza de caráter dessas pessoas eram contagiantes e nos faziam enxergar o humano que existe em nós, mesmo no pior cenário.

A experiência durou um pouco mais de 10 minutos. No entanto, o impacto da mensagem é incalculável.

Tivemos a oportunidade de conversar com os criadores Ondřej Moravec e Volodymyr Kolbasa sobre o projeto. Sendo um da República Checa e outro da própria Ucrânia, respectivamente, eles explicaram que o objetivo de ‘The Look’ era “provocar um impacto emocional nas pessoas para que elas sentissem o que os ucranianos estão sentindo no momento”. Para isso, eles partiram de um princípio básico: o olho no olho.

Viagem ao espaço

A astronauta Dr. Sian Proctor e a storyteller e compositora MaryLis Bender também nos conduziram numa experiência imersiva ao espaço de um jeito diferente. Saem os óculos de realidade virtual, entram a música e a poesia.

Proctor foi a piloto da missão orbital totalmente civil promovida pela SpaceX. A primeira mulher afro-americana a pilotar uma espaçonave, a primeira astronauta comercial e a primeira a pintar no espaço. PhD e geocientista, optou por descrever a sua experiência no espaço através da arte.

Com rimas e imagens dos cosmos, a plateia era envolvida por uma trilha especialmente composta para a mensagem que estava sendo compartilhada. Vestindo luvas de última geração, Bender orquestrava as músicas numa performance surpreendente, enquanto Sian declamava o que vivenciou no espaço.

Questionada sobre o porquê de dividir com o mundo sua experiência de forma tão irreverente, ela conta:

“Em 1968, pediram a Bill Anders que descrevesse o momento em que tirou a famosa imagem “Earthrise” do nosso planeta a partir da órbita lunar. Tudo o que ele conseguiu dizer foi: “Deveríamos ter enviados poetas…”.

Quando essas palavras chegaram aos meus ouvidos, em 2016, senti um choque, um chamado à ação – para traduzir o ‘Efeito Perspectiva’ por meio de experiências transformadoras”.

Emoção é protagonista

Embora a experiência ‘The Look’ seja baseada na realidade estendida, é relativamente simples. A tecnologia está a serviço da mensagem, e não o contrário. O foco está na emoção. O mesmo é observado no painel de Sian Proctor, que poderia ter se apoiado em um PPT, como muitos fazem no SXSW.

Ao final, fica a certeza de que muitas vezes só as palavras não são suficientes para transmitir a mensagem. E que a tecnologia, combinada com arte, é uma receita infalível para construir experiências inesquecíveis. Receptores são seres humanos.

Artigo assinado pela Patrícia Marins em colaboração com Inez Murad.

INEZ MURAD

Eleita melhor profissional de marketing do Brasil no Prêmio Caboré, é Consultora especializada em Business Strategy, Marketing e Inovação. Tem 30 anos de experiência liderando projetos locais, regionais e globais em empresas como Unilever, Jonhson & Jonhson e Pepsico. Professora da FAAP na pós-graduação de moda e marketing digital.

Patrícia Marins é apaixonada pela comunicação verdadeira e transformadora. Sócia-fundadora da Oficina Consultoria e sócia do Grupo In Press, também é cofundadora do Women on Board, diretora da Associação Brasileira das Agências de Comunicação (Abracom), embaixadora do SheInc e conselheira do MeToo Brasil, do Congresso em Foco e do Movimento Expansão.

Oficina Consultoria:

www.oficinaconsultoria.ci

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