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Com participações nacionais e internacionais, curso online apresenta tendências, oportunidades e desafios do setor de eventos e entretenimento ao vivo. Representantes de marcas como Coca-Cola, Natura, Heineken, Multishow e Magazine Luiza, além de festivais como SXSW e Tomorrowland são alguns dos primeiros nomes confirmados.

Enquanto o mercado do entretenimento ao vivo atinge pontos de inflexão contínuos ao redor do globo e a crise desencadeada pela pandemia do coronavírus mergulha o ecossistema em incertezas, setores da indústria criativa se esforçam para desenvolver e entregar novas formas de experiência a um público saturado de lives e em busca de novidades para o entretenimento dentro de casa. 

No Brasil, os sócios Franklin Costa e Carol Soares, que estudam as transformações dessa indústria há oito anos,  reuniram um time de especialistas do mercado para ØCLB Masterclass, O Futuro das Experiências, evento on-line que acontece de 9 a 12 de março (inscreva-se aqui) com a proposta de analisar, discutir e compreender o futuro do entretenimento ao vivo e do design de experiências exatamente um ano após o início da pandemia que mudou o mundo.

Voltado para profissionais interessados em compreender as principais tendências e inovações desse setor, mas também estudantes, pesquisadores e qualquer pessoa interessada em fazer parte da nova era das experiências e do entretenimento ao vivo pós-COVID, a masterclass receberá convidados que estão na linha de frente destas transformações, como Andrea Galasso (International Projects Tomorrowland), Adriana Barbosa (Preta Hub e Feira Preta), a inglesa Claire O’Neill, diretora da ONG  A Greener Festival (entidade global que também realiza a maior premiação do mundo de sustentabilidade em festivais), Batman Zavareze (Artista Multimídia e Curador do Festival Multiplicidade), Fernanda Paiva (Head de Cultural Branding Natura), Guilherme Bailão (Head de Brand Experience Heineken), Juliana Costantini (head de música dos canais Multishow e Biz), Liana Brazil (Superuber e Superviz), Luciano Luccas (Head de Brand Experience Coca-Cola), Pedro Alvim (Gerente de Marca e Redes Sociais no Magazine Luiza) e Tracy Mann (International Business SXSW). 

 O desafio de debater e encontrar soluções para a indústria do entretenimento ao vivo (que engloba áreas como eventos, feiras, conferências, festivais, live marketing, live commerce, teatro, streamings entre outros) reúne um time de especialistas capacitados. Todos eles ajudaram a trazer soluções e reformularam modelos de negócios durante a pandemia, e vão apontar rumos para o futuro das experiências na Masterclass.

“Com a pandemia, produtores de eventos se dividiram em dois grupos: de um lado, aqueles que tentam defender  o status quo de como as coisas aconteciam, com iniciativas para retomar eventos presenciais de forma segura e protocolar. Mas há um segundo grupo de mentes criativas que está buscando revolucionar o entretenimento com novos formatos, conexões e conteúdos”, explica Franklin Costa, sócio e idealizador do projeto. “Parafraseando o poeta e ativista Gil Scott-Heron, ‘a revolução não será televisionada, ela acontece ao vivo’. Então, convidamos  especialistas e profissionais que estão com a mão na massa construindo uma nova era das das experiências e do  entretenimento ao vivo e que nos aponta um direcionamento  do que ainda vamos ver como o futuro desse setor”, completa. 

Propriedade para destravar as complexidades do assunto eles têm de sobra. Criadores do Projeto Pulso (plataforma de pesquisa e conteúdo sobre a cultura dos festivais) e consultores em design de experiências para clientes como Lollapalooza, Rock in Rio, Tomorrowland, Heineken, Coca-Cola, Doritos, entre outras, uniram formações distintas – e que se completam – para dar o próximo passo na carreira e em seus projetos autorais .

 “A masterclass é mais que um curso, é uma experiência de aprendizado e conexão, em que buscamos analisar os comportamentos, movimentos e ideias que estão construindo  as transformações da indústria do  entretenimento ao vivo e do design de experiências”, explica Carol Soares, sócia ØCLB.

A inscrição para ØCLB Masterclass – O Futuro das Experiências pode ser feita através desse site . Para estimular diversidade e inclusão, bolsas gratuitas voltadas para pessoas pretas e pardas e para a comunidade LGBTQIA+ também estão disponíveis para seleção a partir do preenchimento de um formulário no site do evento.

Acompanhe também o Instagram ØCLB e a newsletter semanal Cápsula para acompanhar as transformações  sobre o futuro do entretenimento ao vivo e design de experiências.

 

Sobre ØCLB Masterclass O Futuro do Entretenimento

Com uma programação dividida por temas organizados em quatro dias de eventos voltados para designers de experiências de todas as áreas, produtores de eventos, empreendedores das indústrias criativas, profissionais de marketing em busca de inovação, estudantes e pesquisadores, ØCLB Masterclass  O Futuro do Entretenimento reunirá entre os dias 9 e 12 de março alguns dos maiores experts do mercado quando o assunto é economia criativa.  

 Andrea Galasso (Tomorrowland), Adriana Barbosa (Preta Hub e Feira Preta), Claire O’Neill (A Greener Festival), Batman Zavareze (festival Mutiplicidade), Fernanda Paiva (Natura), Guilherme Bailão (Heineken), Juliana Costantini (Multishow e Bis), Liana Brazil (Superuber e Superviz), Luciano Lucas (Coca-Cola), Pedro Alvim (Magazine Luiza), Tracy Mann (SXSW) são alguns dos primeiros confirmados no evento para debaterem o contexto do mercado pós-Covid, o futuro do entretenimento e das  experiências imersivas.     

Além do formato de inscrição para a Masterclass, ØCLB também oferece para essa edição on-line uma experiência amplificada de aprendizagem através da modalidade de inscrição Maratona, que inclui oito dias de conteúdo exclusivo pré-masterclass, além de um grupo de Telegram, aulas extras, um kit com brindes e surpresas ØCLB Pitch. “Daremos a oportunidade para quem quiser apresentar seu projeto para uma marca dos sonhos”, adianta Franklin Costa, que tem a ambição de transformar o evento em um encontro anual do setor para debater o calendário do ano.

Confira a programação completa do evento clicando aqui.

 

Sobre os sócios Franklin Costa e Carol Soares

Publicitário e empreendedor com 20 anos de experiência na interseção entre marketing, inovação e indústria do entretenimento, Franklin Costa optou pela vida sem fronteiras e, em 2017, embarcou para uma vida nômade com sua sócia e esposa Carol Soares, que transformou sua carreira acadêmica (com mestrado em Antropologia do Consumo e doutorado em Biologia) em pesquisas ao redor do mundo de experiências inovadoras e criativas na Ásia, Europa e Américas. Desde então, a dupla  já passou por mais de 40 países e 50 festivais, feiras e eventos que apontam tendências, comportamentos e inovações.

 

Sobre ØCLB

Fruto do conhecimento conjunto de Carol Soares e Franklin Costa, o ØCLB  surgiu em 2017 quando o casal decide deixar uma vida confortável no Rio de Janeiro para viverem  como nômades digitais. O primeiro destino foi uma pesquisa de três meses nos EUA para uma imersão nos festivais SXSW, Coachella e Ultra. O objetivo era trazer insights para seus projetos de consultorias e cursos. Do exterior, em contato com seus clientes no Brasil, a dupla deu origem a uma comunidade que acompanhava as lives mensais que o casal fazia para apontar tendências do setor. “Foi uma brincadeira nossa na época, a ideia de um clube (abreviado por ØCLB) de conteúdos e trocas sobre o futuro do entretenimento, uma comunidade que se conectaria uma vez por mês de forma online para debater um tema que a gente estava pesquisando em nossas imersões internacionais em eventos e festivais ”, conta Carol.

O formato da comunidade foi se moldando nesses quatro anos, com edições presenciais e itinerantes que passaram por diversas capitais brasileiras (ØCLB Tour) e um formato em masterclass com convidados e especialistas do setor. A partir de 2018, também passaram a oferecer viagens para grandes festivais internacionais com roteiros especialmente preparados para ampliar toda a experiência dos participantes (ØCLB Journey) .A cada evento, novos participantes ingressavam  para “O CLuBe”, que em 2020 se tornou oficialmente “a primeira comunidade de criadores de experiências do Brasil”.

Quando veio a pandemia, ØCLB também se adaptou. Além da comunidade, Franklin e Carol passaram os três primeiros meses de isolamento em São Paulo, período em que se mantiveram ativos com o projeto ØCLB de Pijamas, uma série de lives com grandes players do mercado apontando caminhos e perspectivas para enfrentar a situação inédita. O papo também mudou um pouco de foco: não estavam mais falando sobre entretenimento, mas sobre o design de experiências online, híbridas e presenciais, diversidade, inovação e inclusão. A iniciativa foi matéria da revista Veja e mostra a atuação do “Clube” e sua importância para um setor tão afetado pelo isolamento.

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