Skip to main content

“Não tenho muito compromisso com acertos. Vou fazendo. E, se errar, pego outro caminho”, diz Luiza Helena Trajano, a gestora do Magalu.

Ela faz parte de um time de empreendedores com histórias de resiliência e reinvenção escalado pela Oficina Reserva para a estreia do videocast ‘Limonada’, série de entrevistas exclusivas com brasileiros notáveis que, entre erros e acertos, transformaram seus limões em limonada e hoje inspiram muito além de seus mercados. A série foi criada em parceria com a revista Exame.

Além de Luiza Helena Trajano, entram em cena o chef Alex Atala; a investidora Camila Farani; Dilma Campos, empresária no ESG; Diogo Roberte, co-fundador do Picpay, Facundo Guerra; empreendedor na área de entretenimento; Edu Lyra, fundador do Gerando Falcões; João Abide, CEO da Cimed; Fernanda Ribeiro, CEO da Conta Black; e o economista Gustavo Cerbasi.

“Considero a desesperança um ótimo combustível existencial”, diz Facundo.

“Sou filho da improbabilidade”, declara Edu Lyra.

Em conversas de coração e propósito abertos com o jornalista Ivan Padilla, eles revelam como enxergaram oportunidades onde outros viam problemas e como pavimentaram seus percursos de vencedores.

Marca do grupo AR&Co, que reinventa os clássicos do guarda-roupa masculino, a Oficina tem sua própria história ligada ao empreendedorismo em um caminho de reviravoltas naturais. O negócio começou como uma startup de quatro amigos mineiros, que confeccionava camisas sociais com modelagens calculadas a partir de um algoritmo, até ser descoberta por Rony Meisler, e fazer uma fusão com a Reserva em 2017.

De um início de estrada em pequenos corners dentro da marca-mãe, a Oficina virou o negócio mais premium do conglomerado e o que mais abriu lojas próprias em 2023. Terminou o ano com 19 endereços, presença em sete estados e um guarda-roupa completo de essenciais para o homem contemporâneo.

 

“Nesse nosso universo, se reinventar é quase um rito de passagem natural rumo ao sucesso. Diante de desafios e cenários em constante mudança, principalmente em países como o Brasil, não podemos romantizar o empreendedorismo. Tem que ter coragem de pivotar, de evoluir. ‘Limonada’ é sobre isso”, explica Gabriel Zandomênico, CEO da Oficina.

 

Em 2018, ano de abertura de sua primeira loja, no Rio de Janeiro, a Oficina produziu uma campanha com esse mesmo nome, trazendo um grupo de referências do empreendedorismo como “modelos”. Entre eles, estavam Luciano Huck, Bernardo Rezende, Caito Maia, Tallis Gomes e o próprio Rony Meisler. A série de videocasts ‘Limonada’ é uma evolução do formato, em mais uma reinvenção da marca.

 

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Exame (@exame)

 

Acompanhe o Adnews no Instagram e LinkedIn. #WhereTransformationHappens