Skip to main content

A Organização Mundial da Criatividade abriu oficialmente as inscrições de parceiros, apoiadores e palestrantes que querem fazer parte do Dia Mundial da Criatividade em suas cidades. Com milhares de atividades inteiramente gratuitas, a sétima edição do evento que faz parte do calendário oficial da ONU acontece no próximo dia 21 de abril.

Até o momento, a maior celebração colaborativa da economia criativa no Brasil e no mundo já soma 55 cidades confirmadas para 2024. Uma delas é São Paulo, onde o Dia Mundial da Criatividade vai se desdobrar em inúmeras experiências, painéis, palestras, workshops e performances por bairros das mais diversas subprefeituras dos quatro cantos da capital paulista. As inscrições vão até o próximo dia 25 de fevereiro e os interessados em fazer parte do evento devem se cadastrar no site oficial.

A Organização Mundial da Criatividade espera atrair voluntários que tenham identificação com a economia criativa e a inovação, principais pilares do Dia Mundial da Criatividade; inspiradores capazes de conceber palestras e workshops relevantes para gerar impacto positivo nas comunidades; gestores de espaços públicos e privados que queiram transformar esses lugares em hubs de inovação e criatividade e, por fim, parceiros interessados em contribuir com apoio institucional, de mídia, relacionamento ou patrocínio em cada uma das cidades.

Com o tema ‘Inteligências Plurais’, a edição 2024 amplia a discussão entre poder público, iniciativa privada e sociedade civil sobre as diversas inteligências e como a criatividade está inserida nesse contexto.

O objetivo, mais uma vez, é unir o ecossistema de criatividade e inovação de diversas cidades, focando o desenvolvimento sustentável com base em pilares como aprendizagem, diversidade, empreendedorismo e transformação. Para o público, as inscrições gratuitas para cada atividade serão abertas em março.

 

“A colaboração entre tantos agentes de transformação das comunidades é fundamental para proporcionar oportunidades de educação, integração, entretenimento, inovação e reflexão, com potencial de gerar legados duradouros nas cidades de todo o Brasil, acelerando a revolução criativa que desejamos”, pontua Luiz Serafim, diretor executivo da World Creativity Day.

 

Novidades para o Festival Mundial da Criatividade

Neste ano, a novidade é que o público empreendedor e criativo ganhará mais uma data para se conectar com o tema e celebrar a cidade de São Paulo. O Festival Mundial da Criatividade, evento antes paralelo ao Dia Mundial da Criatividade, ganha agora uma nova data no calendário anual, migrando para os dias 16, 17, 18 e 19 de outubro, com experiências, conteúdos e shows de grande impacto na capital paulista.

Atendendo aos pedidos da comunidade criativa das várias regiões do País, e com o crescimento do próprio festival, que no ano passado contou com 102 atividades e reuniu 7842 pessoas, em três dias de atividade, o evento ganhou um calendário particular. O cronograma de atrações será divulgado ao longo dos próximos meses nas redes sociais do festival (@worldcreativityday).

Diretor-geral da Organização Mundial da Criatividade, Lucas Foster explica que o Dia Mundial da Criatividade exerce um papel de apoio ao desenvolvimento social, com democratização do acesso, descentralização e conexão direta entre os inspiradores e o público em geral. Já o Festival Mundial da Criatividade tem contornos cada vez mais orientados aos negócios, ao mercado, com conteúdo e experiências voltadas para o que há de mais atualizado em soluções de inovação, economia criativa, sustentabilidade e desenvolvimento econômico.

 

“A comunidade criativa sinalizou o desejo de não querer escolher se participava das ativações do Dia Mundial da Criatividade ou do Festival. Como nós ouvimos o tempo todo e estamos com o dedo no pulso desse público, decidimos então que era a hora de mudar a dinâmica e separar as duas iniciativas”, disse Foster.

 

Sobre o Dia Mundial da Criatividade

Criado no Brasil em 2014, por Lucas Foster, o Dia Mundial da Criatividade tornou-se uma iniciativa global a partir de 2018, ano em que a Organização das Nações Unidas aprovou a Resolução 71/284, estabelecendo o dia 21 de abril como Dia Mundial da Criatividade e Inovação. Desde então, foram realizadas mais de 4.000 atividades em 128 cidades de 19 países com a participação de mais de 140.000 pessoas.

O movimento é uma iniciativa da Organização Mundial da Criatividade, organização que atua globalmente para aumentar a conscientização de indivíduos, organizações e governos sobre o valor da criatividade como matéria-prima para a solução de problemas e, por extensão, no desenvolvimento social, tecnológico e econômico sustentáveis em nosso século.

O Dia Mundial da Criatividade é apresentado pelo Ministério da Cultura e Mercado Livre, parceria de mídia da Globo, apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Cidade de São Paulo, além da parceria institucional da Co.liga, Fundação Roberto Marinho, Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), da Preta Hub e do Razões para Acreditar, além de outros importantes agentes e entidades.

 

Acompanhe o Adnews no Instagram e LinkedIn. #WhereTransformationHappens