Tudo começou algumas décadas atrás, com as primeiras séries na TV aberta, que contavam com produções mais simples e narrativas mais acessíveis ao público. Muitas delas conhecidas como os “enlatados americanos”. Nessa época, os episódios eram menos dependentes um do outro, não prendendo os espectadores nas linhas temporais de acontecimentos.
Na segunda onda, dessa vez mais influenciada pela TV por assinatura, teve início o processo de segmentação para nichos de espectadores específicos. Com narrativas mais profundas e episódios mais conectados, foi o momento de transição para a realidade que vemos hoje no Brasil.
Séries são destaques no mundo inteiro
Vivemos um momento em que as séries são as grandes protagonistas de entretenimento audiovisual, ainda mais no streaming, com um crescimento exponencial de títulos e investimentos nas produções. Assistir e maratonar uma série é uma experiência que vai além das obras, porque pode gerar identificação e conexão genuína com o espectador, por abordar temas do cotidiano e também relevantes para a sociedade.
Basta uma rápida navegada pela internet e redes sociais, para confirmar o fenômeno que é falar de séries, indicar lançamentos, discutir sobre as histórias e personagens preferidos. E tudo de forma orgânica.
Não à toa que perfis como o Amo Séries, marca digital da NBCUniversal Brasil, não param de crescer, atraindo um grande número de fãs.
“O nosso público é extremamente fiel, interessado e participativo. Para se ter uma ideia, a média de retenção dos vídeos gira em torno de 50%*. E agora ainda acabamos de bater a marca de 150 mil inscritos.” Vinicius Mayer, Coordenador de Marketing da NBCUniversal Brasil.
Com os fãs, vêm também os anunciantes, que podem enxergar no Amo Séries um ambiente ideal para investir. Tem séries para todos os gostos, gêneros, classes e idades. Ou seja, neste universo tão rico, o que não falta é variedade. E oportunidade para sua marca se conectar com o público certo.
Confira o vídeo institucional:
*Fonte: YouTube (dez/17 – out/21)