Skip to main content

Uma parceria inédita entre O Boticário e Google pretende fortalecer a economia circular brasileira, ajudando as pessoas a encontrar informações atualizadas sobre pontos de coleta de materiais recicláveis disponíveis nas proximidades, segundo o Google Maps. A união das empresas foi anunciada na semana passada, durante o evento Google for Brasil.

Além da localização dos pontos de coleta, também serão informados os tipos de materiais que podem ser entregues em cada um, o horário de funcionamento e outras informações para facilitar a dinâmica de descarte e reciclagem. Na prática, o público poderá descobrir onde entregar diferentes materiais que possua em casa, como eletrônicos, baterias, garrafas de vidro, lâmpadas, entre outros.

A iniciativa surgiu para atender a demanda cada vez maior da população que tem procurado saber sobre a reciclagem dos materiais que utiliza em sua rotina. Dados do Google mostram que este é o segundo tema mais pesquisado dentro do tópico ‘Sustentabilidade no Brasil’, atrás apenas dos termos relacionados às mudanças climáticas.

Para Renata Gomide, VP Consumer do Grupo Boticário, este é mais um passo da marca no sentido de conscientizar e auxiliar os consumidores a exercitar a economia circular, reforçando a atuação do Boticário, que agora ganha um parceiro relevante para ampliar e facilitar o encontro de quem recicla com os pontos de coleta, e principalmente, com o Boti Recicla

“O cuidado com o meio ambiente e a busca por soluções que minimizem esse impacto são alguns dos nossos principais compromissos e pilares estratégicos de negócio. O nosso trabalho é de agregar, como uma grande companhia, além de conscientizar e fornecer ferramentas para que a população esteja cada vez mais engajada com o tema”, conta.

A parceria prevê a inclusão de 3,5 mil novos pontos de reciclagem em todo o território nacional, no Google Maps, nos próximos dois meses, incluindo os locais disponíveis pelo Boti Recicla, maior programa de logística reversa do setor de cosméticos, com mais de 4 mil pontos em todo país. Isso, sem contar as lojas de Quem Disse, Berenice?, Eudora e tô.que.tô, marcas do Grupo Boticário que também recebem essas embalagens, somadas à uma base coletada pelo eCycle. O número deve dobrar a partir dos próximos meses, e continuar crescendo ao longo da parceria de dois anos entre as empresas, chegando a 10 mil pontos.

Ao pesquisar na Busca ou no Google Maps termos como ‘reciclagem de cartuchos de tinta perto de mim’ ou ‘reciclagem de sacolas plásticas perto de mim’, por exemplo, os brasileiros poderão encontrar locais de coleta desses itens que estejam próximos à sua localização. Selecionando o ponto desejado, informações atualizadas aparecerão, como o tipo de resíduo que pode ser entregue no local, endereço, horário de funcionamento e telefone, além da possibilidade de salvar o local para visitar depois e traçar uma rota.

O projeto inclui pontos de reciclagem de eletrônicos, baterias, garrafas de vidro, lâmpadas, entre outros. E entre os pontos coletados pelo eCycle, estão organizações não-governamentais, cooperativas de reciclagem, prédios públicos e lojas, incluindo as de O Boticário, que recebem esses materiais para que sejam direcionados ao destino correto, para reciclagem.

“Nós esperamos que essa parceria permita que mais brasileiros possam encontrar locais para reciclar itens do dia a dia, gerando um impacto positivo na cadeia de reciclagem no Brasil”, afirma Ivan Patriota, head de Parcerias para Google Maps na América Latina.

Para Lívia Sitta, analista de insights do Google Brasil e líder do projeto, a parceria com O Boticário mostra o compromisso das duas empresas com a sustentabilidade.

“Há um espaço enorme a ser ocupado pelas empresas brasileiras a partir da geração de impacto positivo para o meio ambiente e sociedade. Estamos felizes que O Boticário tenha embarcado nessa importante iniciativa com a gente”, completa.

Programa Boti Recicla

No Boticário, a sustentabilidade faz parte da essência da marca, principalmente no que se refere ao Boti Recicla, maior programa de logística reversa em número de pontos de entrega voluntária (PEV) do Brasil no mercado da beleza. São mais de 4 mil pontos espalhados em todos os estados, além da grande rede de venda direta, que recebem embalagens vazias de produtos de qualquer marca dos segmentos de cosméticos, fragrâncias e higiene pessoal.

Os consumidores entregam esses materiais nos pontos de coleta, que encaminham para as 14 cooperativas parceiras homologadas, responsáveis pela triagem e destinação correta dos resíduos.

“Acreditamos em um único caminho para o sucesso responsável: um futuro sustentável e inclusivo, com o propósito de transformar o mundo e impactar positivamente as pessoas por meio da beleza. Sabemos do nosso papel como grande companhia, práticas sustentáveis é uma premissa inegociável e que já faz parte do modelo de negócio da empresa há mais de 46 anos”, finaliza Renata.

Fique ligado no Adnews pelo Instagram e LinkedIn! Pra gente, sair do óbvio é tão óbvio quanto criar e transformar.