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Um a cada três brasileiros assistiu ao Paulistão Sicredi 2023. Foram mais de 70 milhões de pessoas alcançadas nos mais de cem jogos transmitidos pela Federação Paulista de Futebol nas mais diversas mídias. O principal campeonato do primeiro semestre foi também o mais democrático, já que o torcedor teve opção de assistir à competição de maneiras e linguagens variadas.

A Record TV, que pela primeira vez exibiu a competição para todo o país, alcançou a liderança na TV Aberta em todos os jogos da fase final e, na grande decisão entre Palmeiras x Água Santa, chegou a 12 pontos de audiência média nacional segundo o IBOPE, superando até mesmo a final do Campeonato Carioca, com o clássico entre Flamengo x Fluminense, que foi transmitida pela Band, para todo o Brasil também, e t eve 10 pontos de média.

Os clubes também comemoraram: a receita bruta de bilheteria teve um aumento de 40%. O público no estádio também aumentou em mais de 30% com relação ao ano passado, com média superior a 13 mil pagantes por partida, a maior dos últimos 21 anos. Foram mais de 1,3 milhão de torcedores presentes. E o presidente da Federação Paulista de Futebol, Reinaldo Carneiro Bastos, anunciou mais de R$ 300 milhões em receitas aos clubes, considerando bilheteria, direitos de transmissão e patrocinadores.

Além da Record TV, as transmissões no YouTube também atingiram marcas significativas. Foram mais de 27 milhões de espectadores únicos assistindo aos jogos e conteúdos do canal do  Paulistão na plataforma e o registro importante de mais de 150 milhões de views na competição.

DNA de Inovação

As inovações do Paulistão 2023 atraíram 14 patrocinadores para a competição. Eles tiveram a oportunidade de estar, por exemplo, na primeira transmissão de um jogo do Brasil com LED duplo na semifinal que garantiu o Palmeiras na decisão. Sicredi patrocinou o show da final, com a presença do Seu Jorge, uma atração que nenhum campeonato teve neste ano.

Nesta edição, o Paulistão Sicredi teve como grande destaque a estreia da “bodycam”. A câmera que consegue ser acoplada ao corpo das pessoas, capturou ângulos nunca vistos em momentos importantes de uma transmissão de futebol. A sensação era de que o torcedor estava dentro de campo, vivendo aquele momento.

Na grande final, a bodycam foi colocada no peito de um dos integrantes da Comissão Técnica do Palmeiras, durante o aquecimento com bola. Depois, ela esteve no árbitro da partida, durante o cerimonial de entrada e cumprimento dos atletas. Enquanto o jogo acontecia, a câmera foi para a torcida e, quem não pode estar no Allianz, sentiu um gostinho de estar comemorando gols no meio da torcida do Palmeiras. Na premiação, a bodycam esteve no Mauro Silva, Vice-Presidente da Federação Paulista, um dos que tiveram a nobre funç&a tilde;o de colocar as medalhas no pescoço dos jogadores.

Além da inovação, a bodycam levou oportunidade. Como a Federação Paulista, em parceria com a LiveMode, é responsável pelo sinal centralizado e único dos jogos para todos os detentores, as imagens são as mesmas para todos. Assim, a Claro viu a chance de patrocinar as imagens da bodycam em dois lugares: a marca esteve presente com a mesma ação tanto nas transmissões do Paulistão no YouTube, quanto na do Paulistão na Record.

Esse modelo de distribuição será replicado no Paulistão Feminino que começará em maio. Os times mais vitoriosos do continente na competição mais importante da modalidade, e no ano em que as conversas estão voltadas para o Futebol Feminino, parecem ser a melhor oportunidade para marcas e parceiros em criar conexão e conversas com a modalidade.

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