Skip to main content

As vendas online estão cada vez mais presentes na vida dos brasileiros. Aos poucos se perde o medo de adquirir produtos pela internet e se começa a ver as vantagens que elas apresentam. Entre um dos produtos que vem ganhando espaço está a peça automotiva.

Muita gente sabe que brasileiro é apaixonado por carro e alguns cuidam dos seus veículos como um filho. Outros apenas o usam como um meio de transporte, mas nem por isso deixam de fazer a manutenção e ter alguns cuidados.

Para conseguir obter as peças para os veículos, muitas optam por fazer compras online, uma vez que os preços podem ser mais atrativos e as chances de encontrar o produto que se precisa aumentam.

Há ainda a tecnologia sendo usada a favor dos apaixonados por carros, como é o caso do AUTODOC Club, que permite um registro com dados do veículo que mostram um calendário de substituição de peças, época correta de troca de óleo, etc.

Enfim, é um mercado em amplo crescimento de mercado e não poderia ficar de fora do mundo virtual.

Um resultado dessas buscas online está nos números dos setores. Em 2017, cerca de 55,15 milhões de consumidores utilizavam esse canal para comprar peça automotiva.

A expectativa é em 2021 os clientes já sejam mais de 95 milhões.

Ao olhar o montante que as vendas de veículos e peças automotivas tiveram em 2017, nota-se que o setor possui espaço para todos. Foram mais de R$ 13,3 bilhões movimentados em apenas um ano.

Esses dados são baseados no crescimento alcançado nos últimos anos, que tende a continuar aumentando.

Como divulgar o e-commerce de autopeças e ter resultados

A grande questão é que, por conta dos números positivos no setor peça automotiva, muitas empresas que antes eram físicas estão migrando para o mundo virtual e outras surgem apenas na internet.

Para se destacar nesse meio é preciso usar a criatividade, ter um marketing efetivo e criar diferenciais que possam atrair os clientes.

São muitas as estratégias para quem deseja vender online. Veja algumas delas:

Conhecer a concorrência

Antes de abrir um e-commerce é preciso conhecer a concorrência, saber o que ela oferece, os seus diferenciais, pontos falhos e pontos positivos.

Com base nesses dados, deve-se criar uma loja virtual que supere a dos concorrentes e crie uma melhor experiência para o cliente.

Garanta um estoque para satisfazer o cliente

Não há nada mais frustrante que o cliente entrar no seu e-commerce para compra um produto e descobrir que ele não está disponível em estoque ou que a entrega sofrerá atraso porque o seu fornecedor não entregou a tempo.

O estoque afeta diretamente a reputação da loja e influencia a opinião dos clientes, então cuide para que nada falte.

Especialize-se em um segmento

Uma loja de peça automotiva que venda de tudo pode ser um bom negócio, mas ela enfrentará uma grande concorrência, afinal, são muitas que atuam dessa forma.

Uma maneira de se diferenciar e conseguir clientes exclusivos é segmentar o seu negócio em um ou mais nichos.

Por exemplo, é possível montar uma loja especializada em som automotivos que tenham uma variedade bem maior que os seus concorrentes, investir apenas em alarmes ou itens de segurança, apostar em amortecedores e suspensão, trabalhar com buzinas para diferentes tipos de veículos e outros.

Crie a necessidade no consumidor

Nem sempre o cliente sabe exatamente o que precisa, por isso é preciso mostrar a ele.

Uma forma de fazer isso é colocar o máximo de descrição sobre cada peça automotiva que vende e mostrar os benefícios para que se tornem atrativas.

Outra estratégia para se destacar nesse setor é fornecer informações extras.

Muitas vezes, um blog é capaz de esclarecer diversos pontos para o cliente e fazer com que ele siga a sua jornada de compra e acabe adquirindo os produtos que precisa no seu e-commerce.

Trabalhe o atendimento ao cliente

Esse pode ser um grande diferencial para o seu negócio: contar com uma equipe pronta para atender em todas as situações.

Ter canais de comunicação eficazes são mais que necessários, pois permitem humanizar a relação com os consumidores, tirar as dúvidas e auxiliar em todo o processo de compra.

Isso também permitirá trabalhar a relação de compra, selecionando os melhores fornecedores, transportadoras e aprimorando o serviço por meio de indicações e avaliações anteriores.

Invista nos marketplaces e outras plataformas

Além da sua loja virtual, divulgue e venda os produtos em grandes marketplaces e plataformas de venda.

Elas costumam ter uma boa reputação e são bastante procurados pelos consumidores. Dessa forma, terá mais uma maneira de impulsionar as vendas e ganhar reputação.

A peça automotiva cada vez mais deve ser procurada por meio de e-commerces e, quem deseja crescer e se destacar nesse mercado, deve seguir algumas regras e acompanhar as tendências para conseguir evoluir com ele.

Leave a Reply