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Cathy Birle

Publicitária, Head de Conteúdo e Sócia do Adnews.

Piquenique já é gostoso. Se for solidário, inclusivo e sustentável, melhor ainda! Esse foi o convite que PepsiCo, uma das maiores empresas de alimentos e bebidas do mundo, fez aos fãs na comemoração dos seus 70 anos de existência. Acumulando marcas como Lay’s, Cheetos, Doritos, Ruffles, Quaker, Kero Coco, Toddynho, Gatorade, H2OH!, Lipton e Pepsi em seu portfólio, o grupo promoveu o Pic70, um piquenique solidário recheado de lazer, descontração, atrações circenses e música, que terminou com Lulu Santos se apresentando às cegas pela primeira vez em sua carreira. O evento aconteceu no último domingo (4) no Parque Villa Lobos, em São Paulo (SP), e o Adnews esteve lá para registrar a aula de ESG dada pela empresa.

A festa de aniversário de PepsiCo ofereceu aos convidados um ambiente propício para aproveitar o dia e estreitar laços entre amigos e familiares, incluindo os pets, além da oportunidade de repensar padrões, mostrando que a grandeza e a longevidade do grupo, está na possibilidade de criar esperança e quebrar paradigmas, principalmente através de conceitos como sustentabilidade, inclusão e diversidade.

Entre as agradáveis surpresas que o Adnews encontrou na comemoração de 70 anos do grupo, queremos citar os cadeirantes indicando o caminho para o local do evento; cobertura fotográfica realizada pela Galera do Click, escola de Fotografia para jovens com Síndrome de Down; mulheres responsáveis pela segurança do parque; atendentes pretos, brancos e transsexuais extremamente solícitos e proativos, selecionados pela Diversicast; bebedouros para os pets e uma sintonia de comunhão profunda entre a natureza e as pessoas. Uma sensação intensa, presente na energia e vibração do evento, mostrando que, quando uma marca quer transformar, ela faz acontecer.

Diversidade marca os 70 anos da PepsiCo no Brasil
Cadeirantes e pessoas com Síndrome de Down estavam entre os colaboradores (Fotos: Cathy Birle)

O grupo também teve o cuidado de buscar, sempre que possível, soluções de impacto socioambiental positivo em toda a cadeia de valor. Três instituições parceiras da companhia foram envolvidas no processo: a Coopercaps, com coleta e destinação de resíduos; a Feira Preta, com indicação de fornecedores; e a Gastromotiva, que atua no combate à fome e participou de diversas formas. A renda arrecadada com a venda de ingressos e com as doações de valores do público foi direcionada para a Gastromotiva.

Somando forças com instituições

O evento foi realizado em prol da Gastromotiva, instituição criada por David Hertz, que oferece formações profissionais para que seus alunos se tornem empreendedores, auxiliares e chefs de cozinha, replicadores da sua metodologia. Para o evento, as cozinheiras solidárias da Gastromotiva prepararam algumas delícias que acompanharam os produtos PepsiCo no piquenique: brownies de Toddy, cookies de Aveia Quaker e bolo de maçã, além de hommus, dip de tomate e maionese de alho para mergulhar os snacks. Ao todo, foram produzidos mais de 7,5 mil itens.

Ao longo do evento, o público foi incentivado a fazer doações como pessoa física à Gastromotiva, que também oferece refeições gratuitas a pessoas em situação de vulnerabilidade alimentar. O grupo PepsiCo é parceiro do Gastromotiva desde 2021. Juntos, já distribuíram mais de 330 mil refeições.

“Para trazer cada vez mais impacto para o nosso trabalho e viabilizar projetos como o das Cozinhas Solidárias, o investimento da PepsiCo é fundamental. Com o apoio da companhia, já distribuímos refeições em 37 comunidades diferentes, beneficiando quase 8 mil pessoas, sendo mais de 80% delas mulheres pretas. Essas comunidades estão distribuídas por diferentes regiões do país: na Bahia, no Rio de Janeiro, em São Paulo e no Paraná”, conta Davi Hertz, fundador da Gastromotiva.

Diversidade marca os 70 anos da PepsiCo no Brasil
Durante o evento, público olhava ansioso para o palco coberto (Foto: Divulgação/PepsiCo)

Enquanto isso, a Coopercaps ficou responsável pela coleta e destinação do lixo, e coletou cerca de 367 kg de resíduos gerados durante o evento. O aniversário de 70 anos de PepsiCo recebeu o selo Evento Neutro, concedido pela Carbon Fair, por assumir o compromisso de reduzir e compensar as emissões de carbono, apoiando projetos ambientais certificados. O evento emitiu cerca de 16.380 kg de CO₂, sendo diretamente compensados por meio de créditos de carbono. Além disso, também recebeu o selo Sou Resíduo Zero, pois todos os resíduos gerados foram destinados corretamente, apoiando a cooperativa de catadores. Ambos os selos foram concedidos pela Eccaplan Soluções em Sustentabilidade.

“Receber estes selos durante o nosso grande evento de celebração reforça o compromisso da PepsiCo de cuidar das pessoas e do planeta ao mesmo tempo em que produzimos alimentos e bebidas que são admirados pelos brasileiros”, afirma Alexandre Carreteiro, CEO da PepsiCo Brasil Alimentos.

Já a Feira Preta disponibilizou indicações de fornecedores de sua rede. As camisetas do evento foram produzidas por empreendedoras do ecossistema criado por Adriana Barbosa, e as fotos de divulgação do pré-evento foram feitas pelo fotógrafo angolano Venâncio Evensen, também indicado por ela. Para fechar a lista de parcerias com chave de ouro, mulheres egressas do sistema prisional trabalharam na organização das cestas de piquenique enviadas aos influenciadores.

“É emocionante colocar todo um ecossistema a serviço das mudanças que precisamos fazer acontecer no mundo. Desta forma, a PepsiCo vai seguir levando sorrisos às comemorações do Brasil pelas próximas décadas. Que a gente tenha cada vez mais para comemorar”, afirma Ricardo Maldonado, presidente de Bebidas da PepsiCo para América Latina Cone Sul.

Diversidade marca os 70 anos da PepsiCo no Brasil
Camisetas do evento foram produzidas por empreendedoras da rede Feira Preta (Foto: Cathy Birle)

Música boa e uma surpresinha no final

Para completar o clima delicioso no Parque Villa Lobos, o Pic70 contou com apresentações do Samba de Dandara e da cantora Mariana Aydar, e com um super setlist do DJ Zé Pedro. Mas, o que o público queria saber era a atração que estaria por trás da cortina de um enorme palco, onde PepsiCo prometeu um show surpresa.

O delírio foi completo quando o mestre Lulu Santos tocou os primeiros acordes. Acostumado com apresentações às cegas por ocupar a cadeira de jurado do reality musical The Voice Brasil, da Globo, há 11 anos, esta foi a primeira vez que o cantor, que tem os mesmos 70 anos da empresa, viveu a experiência na pele.

Diversidade marca os 70 anos da PepsiCo no Brasil

“Pela primeira vez, aos 70 anos de idade, me apresentei para um público que não sabia que eu estava do outro lado da cortina. Deu um frio na barriga gostoso”, disse o cantor, emocionado, após o show para cerca de 2,5 mil pessoas.

Que possamos ter mais eventos e exemplos como o da PepsiCo, gerando oportunidades, fazendo nosso país se desenvolver, transformando a sociedade e criando um diálogo mais aberto e próximo, através da comunhão e do respeito. Pela demonstração de acolhimento com todos os públicos, a empresa merece o nosso reconhecimento e admiração.

* Com a colaboração de Jéssica Bitencourt

Cathy Birle é Head de Conteúdo, Creative Business Strategist e sócia do Adnews.

Fique ligado no Adnews pelo Instagram e LinkedIn! Pra gente, sair do óbvio é tão óbvio quanto criar e transformar.