Pequenas e médios empresários devem participar da Black Friday?

Especialista em marketing, Thiago La Torre, explica quais principais fatores influenciam na participação de PMEs em uma das principais datas de promoção do ano

Adnews

25.11.2019

Pequenas e médios empresários devem participar da Black Friday?

A Black Friday é a principal data de ofertas dos Estados Unidos. Com promoções chegam até 70% de desconto, a última sexta-feira do mês de novembro é capaz de causar alvoroço em inúmeras lojas no país norte-americano. No Brasil, a data de promoções chegou em 2010, devido a resistência de alguns comerciantes em adotar um costume de grandes ofertas antes das festas de final de ano. Contudo, alguns empresários passaram a estudar estratégias estrangeiras de vendas e a data se popularizou entre as empresas. O especialista em marketing estratégico, Thiago La Torre, no entanto, alerta que pequenos e médios empresários sejam cuidadosos no momento de concorrer por consumidores contra grandes nomes do comércio.

É comum que o pequeno e médio empreendedor fique animado para entrar na Black Friday, devido a movimentação dos comerciantes em se preparar para a data. Mas, Thiago La Torre afirma que é necessário ter cautela. “PMEs, geralmente, possuem dois objetivos: conquistar novos clientes e vender mais para quem já é cliente. Nesses dois casos, a data não seria a melhor opção”, afirma o especialista.

Segundo La Torre, no primeiro caso, as propagandas ficam mais caras nesse período e não sobra espaço para pequenos negócios nos leilões de anúncios contra empresas que estão dispostas a investir mais, também há o fato de que as pessoas possuem um valor aquisitivo limitado e dão preferência a marcas que estão há mais tempo no mercado e que, consequentemente, possuem mais confiança. No segundo caso, organizações que não são de comércio, ou seja, que não trabalham com estoque, podem passar por problemas se os consumidores começarem a aprender que a empresa tem o costume de participar da Black Friday, pois eles vão começar a segurar a compra para o momento da oferta.

Dessa forma, o especialista aconselha: só deve entrar na sexta-feira de ofertas se for uma empresa de comércio, caso contrário, a dica é que a organização desenvolva sua própria Black Friday fora de data, uma promoção relâmpago. Assim, não há o restante das marcas competindo pela atenção dos consumidores e maior chance dos clientes terem acesso aos anúncios. Ainda, o fato de ser fora de um dia específico impede que os clientes da loja aguardem a promoção para consumir os produtos da empresa. Em sua origem nos Estados Unidos, a data foi criada para a queima de estoque parado antes das datas comemorativas do natal e do ano novo, contudo, ao chegar no Brasil ganhou novos objetivos, os comerciantes passaram a se preparar e organizar seus estoques para a chegada da data, uma das dicas mais comentadas para as empresas que vão participar é ter planejamento.

 

logo

INBOX

Aprenda algo novo todos os dias.
Assine gratuitamente as newsletters da Adnews.

Digite o seu melhor email
“O Agente Secreto”, com Wagner Moura, ganha teaser oficial | Boomer conquista contas de LIVE!, Dobro, Portão 3 e Cinesystem | Monkey-land assume comunicação da Natural One | Brahma transforma sombras em mídia para combater o calor | Eisenbahn leva consumidores ao festival João Rock | Elden Ring vai virar filme com direção de Alex Garland e produção da A24