Pesquisa mostra as preferências musicais de cada região brasileira

De acordo com o executivo responsável pelo projeto Hello Monitor Brasil, Dorival Mata-Machado, a indústria está passando por um momento chave, a população brasileira está “envelhecendo”, ao mesmo tempo em que a tecnologia de ouvir música está se renovando

Adnews

15.10.2019

Pesquisa mostra as preferências musicais de cada região brasileira

Seja em casa, no trabalho ou no trânsito, por meio de diferentes plataformas, o brasileiro dificilmente vive sem música, pois ela consegue retratar as mais diversas sensações, marcando momentos, lugares e pessoas. A forma de consumí-la mudou com o passar dos anos, e cada localidade possui suas particularidades quando o assunto é o gosto musical de seus habitantes. A agência de pesquisa de mercado e inteligência Hello Research acaba de divulgar mais uma etapa do projeto Hello Monitor Brasil que mostra o gosto musical de quem mora nas cinco regiões do país.

O sertanejo é isoladamente o gênero mais ouvido pelos brasileiros em 2019. Quando questionados sobre que gêneros costumam ouvir, seis em cada dez pessoas afirmam ouvir o gênero, enquanto que 29% têm o sertanejo como estilo musical preferido, mesmo dividindo o espaço na playlist com outros. Além do sertanejo, geralmente as pessoas escutam, em média, três gêneros musicais, e a lista é completa pela presença da MPB que ocupa a preferência de 46% dos entrevistados, e do gospel (43%).

Mas há importantes diferenças regionais. Em seu berço, o Centro-Oeste, o sertanejo reina, tendo a adesão de 87% dos ouvintes, sendo 60% mulheres. Em outras localidades brasileiras o estilo também possui grande aceitação. No Sul, 64% dos ouvintes priorizam escutar este tipo de música, enquanto que no Sudeste é o gênero preferido de 55% dos entrevistados pela agência de pesquisa. Já no Norte perde a liderança para o gospel (52%) com metade de seus ouvintes sendo do sexo feminino. No Nordeste a MPB é soberana na preferência popular com 68%, sendo 46% mulheres. Entre homens e mulheres a única diferença é que eles apreciam menos música religiosa, cujos ouvintes tem a maior média de idade e menos usam aplicativos como o Spotify. Entre os outros estilos comuns aos brasileiros, alguns ficaram de fora do pódio, segundo a pesquisa Hello Research. É o caso da música pop (ouvida no Sul por 36% dos entrevistados), rock (ouvido no Centro-Oeste por 33% dos entrevistados), samba e pagode (estilo preferido de 24% dos entrevistados no Sudeste), forró (grande aceitação no Nordeste) e eletrônica (ouvido no Centro-Oeste por 21% dos entrevistados).

O pop é mais ouvido entre os que tem até 34 anos e depois volta a ser significativo entre os mais maduros (45+ anos), sendo pouco representativo entre os que possuem baixa escolaridade e possuem o hábito de consumir música pelo celular, usando frequentemente plataformas como Youtube, Spotify e Google Play Music.

A música eletrônica é mais ouvida entre os homens, estes escolarizados e a maior parte com ensino superior. Ouvem muito mais música no smartphone que no rádio, e são os mais conectados em apps de música.

No caso do samba/pagode, ele é mais consumido por pessoas até 44 anos que ouvem mais música no smartphone do que no rádio e se rendem menos a outros gêneros. Tal resistência só pede para quem curte gospel.

De acordo com o executivo responsável pelo projeto Hello Monitor Brasil, Dorival Mata-Machado, a indústria está passando por um momento chave, a população brasileira está “envelhecendo”, ao mesmo tempo em que a tecnologia de ouvir música está se renovando. O desafio para reter clientes é oferecer conteúdo equlibrado entre jovens e pessoas maduras engajadas em consumir música todo dia. O profissional completa ressaltando ser indispensável aos veículos que oferecem música com conteúdo reforçarem seus mecanismos de retenção de ouvintes, de forma que haja um maior equilíbrio entre jovens e pessoas maduras engajadas em consumir este tipo de produto.

A Hello Research realizou 1230 entrevistas pessoais e domiciliares em 75 municípios das cinco regiões brasileiras. Os resultados apresentam margem de erro de 3% para mais ou menos.

logo

INBOX

Aprenda algo novo todos os dias.
Assine gratuitamente as newsletters da Adnews.

Digite o seu melhor email
Disney promove experiência imersiva durante finais de Wimbledon | Como Enfrentar Momentos de Juros Altos e Proteger Seu Negócio | PUMA relança modelo H-Street com nova abordagem urbana | Mills adquire operação de locação de equipamentos da Next Rental