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Estudo realizado pela FLOW Creative Core ouviu jovens de 14 cidades brasileiras para listar os novos hábitos de consumo de música
Adnews
09.09.2019
Para entender melhor o consumo de música e evoluir na criação de experiências para marcas e público, a startup FLOW Creative Core realizou uma pesquisa em parceria com o pesquisador Derek Derzevic (USA). Foram entrevistados 500 jovens, maioria entre 25 a 30 anos, em 14 cidades brasileiras, para analisar os novos hábitos de consumo de música no Brasil. Entre os pontos abordados na pesquisa, estão Consumo, Formato, Pesquisa e Compartilhamento, além da presença de marcas em eventos onde a música é protagonista.
“A música está voltando a ser um mercado muito lucrativo com os novos formatos de streaming e toda a mudança que a indústria tem sentido nos últimos anos”, explica Juliana Laguna da FLOW Creative Core.
Um dos índices mais importantes revelado pela pesquisa foi o apoio dos jovens às marcas que dão suporte à música. 46% dos entrevistados acham interessante o posicionamento e investimento das empresas. “Para as marcas, além de ser um bom investimento, a música é uma forma de se comunicar mais profundamente com o consumidor, de transmitir seu posicionamento, identidade e se conectar com o público. Do ponto de vista do consumidor, as marcas que apoiam e se expressam através da arte e da música acabam passando uma mensagem mais autêntica e valorizando osassets que o consumidor se identifica e respeita”, complementa Juliana.
O estudo também apresentou dados surpreendentes quanto a forma de consumo de música. Os grandes festivais começam a perder espaço entre os jovens, que preferem shows em formatos intimistas (36%). O índice reforça o crescente movimento de apresentações em lugares pequenos, para poucas pessoas, que virou tendência no país através de iniciativas como o Sofar Sounds. “Os shows em formato intimista, com o público sentando no chão, assistindo em silêncio, e as performances dos artistas de 20 minutos despertam um novo comportamento”, reforça Dilson Laguna, da FLOW Creative Core.
Com relação ao consumo, 43% dos jovens pagariam entre R$20 e R$40 por um show de artista novo nacional e 29% gastam menos de R$50 por mês com música, incluindo serviços de streaming como Spotify. Já sobre compartilhamento de música, 48% dos entrevistados disseram que estão sempre à procura de bandas novas e 43% compartilham com os amigos as que descobrem. Para 52% dos participantes, o meio mais usado para o compartilhamento é o aplicativo Whatsapp.
Especializada em criar conteúdo e experiências para marcas, ligadas à arte, cultura e inovação, a FLOW Creative Core é a startup responsável pela curadoria e produção do Unique Music Festival, festival intimista do Hotel Unique que preza conforto. Também está à frente do projeto “Casa de Música Escuta As Minas”, com o Spotify, e as edições do festival gratuito TNT Energy Stage, do energético TNT Energy Drink.
Para ter acesso à pesquisa, acesse.
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