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As expectativas das agências para os seus negócios e o setor de publicidade seguem positivas em 2024, de acordo com a última edição da pesquisa VanPro, realizada pelo Ecossistema SINAPRO/FENAPRO junto a 309 agências de 20 estados brasileiros e do Distrito Federal. Os dados, colhidos em fevereiro, mostram que a maioria das agências apresentou crescimento no ano passado e prevê perspectivas positivas para este ano.

“A nova sondagem confirma a tendência de crescimento das agências em relação à receita e à percepção de estabilidade e de um futuro melhor para o setor. A pesquisa mostra também um bom ambiente de negócios, e que uma boa parte das empresas conseguiu identificar ou criar oportunidades para aproveitá-las com sucesso”, afirma Daniel Queiroz (capa), presidente da Federação Nacional das Agências de Propaganda (Fenapro).

Na sondagem atual, a pesquisa VanPro, considerada um importante termômetro dos negócios e gestão das empresas do setor, mostra que 80% das agências apontaram estabilidade ou crescimento de receita (valor pago às agências, excluídos os investimentos dos anunciantes). Entre as que cresceram, 30% tiveram um incremento de receita acima de 30% em 2023, comparativamente a 2022.

Do ponto de vista financeiro, a pesquisa mostra que há um cenário de continuidade na evolução da receita das empresas: para 53,4%, ela está em alta e, dessas, 51,5% (o equivalente a 27,5% do total) apontam crescimento superior a 30%. Por outro lado, 20,4% das empresas indicam perda de receita, sendo que, em 10% delas, a perda foi superior a 30% em 2023. As que apontaram estabilidade, na comparação de 2023 com 2022, representam 26,2% das entrevistadas.

Perspectivas

A percepção dos entrevistados sobre o futuro teve leve melhora, se comparada aos anos anteriores. A quantidade de empresas que apontou as perspectivas de futuro como boas ou muito boas para os seus negócios foi de 70%, em comparação a 65% na primeira sondagem de 2023. Os que sinalizam como ruim, muito ruim ou preveem interromper as atividades são apenas 4% do total, e os que não conseguem prever são 3%. Já as expectativas de estabilidade foram apontadas por 23% das agências.

“O cenário segue positivo em termos de futuro para o setor, pois 93% indicam que o cenário é de estabilidade ou apontam boas perspectivas, e 70% consideram o cenário favorável em 2024. Isso demonstra que o crescimento empresarial e do setor passa hoje mais por aproveitar as oportunidades de mercado e criar novas possibilidades de ofertas de produtos e serviços, com consequente aumento de receitas, sem depender tanto das condições externas”, analisa Roberto Tourinho, presidente do Sinapro-SP e integrante do Grupo de Trabalho da Fenapro.

É importante destacar que mais de 50% das agências ainda podem aperfeiçoar seus processos de planejamento estratégico, orçamento, precificação, análise de resultados e controle e contratos.

“Para isso, o Ecossistema SINAPRO/FENAPRO vem desenvolvendo iniciativas de capacitação e ferramentas, de modo que as agências possam avançar nessas questões e aproveitar as boas perspectivas identificadas pela maioria do setor”, ressalta Ana Cecília, diretora da Fenapro.

Sobre os principais desafios em 2024, quase 43% apontam a captação de clientes e a conversão de propostas, enquanto 21% citam a gestão de pessoas (seleção, retenção, desenvolvimento, clima, etc.) e 19%, a definição e gestão de processos (fluxos, controles, acompanhamento da execução, etc.). As demais 17% apontam para outros desafios em áreas como gestão financeira, manutenção de clientes e aumento das margens.

Ferramentas de IA

Sobre a aplicação de ferramentas de automação e Inteligência Artificial no trabalho criativo das agências, tais como ChatGPT e DALL-E, a pesquisa apontou que 64% das agências ouvidas já adotam tais recursos, mais do que o dobro da pesquisa anterior (31%), e 23% pretendem implantá-los ao longo de 2024. Por outro lado, 11% não pretendem utilizar ferramentas de automação e IA no trabalho criativo (em comparação a 30% no ano passado) e 2% pretendem utilizar estas tecnologias a partir de 2025.

Perfil das agências participantes

O perfil predominante dos participantes da pesquisa VanPro é similar ao das sondagens anteriores. A maioria dos respondentes é de agências full service (96%), com equipe de até 20 pessoas (55%), que têm mais de 20 anos de existência (47%) ou entre 11 e 20 anos (32%). Delas, 96% delas são associadas ao Sinapro de seu estado, e 76% ao CENP.

Tal como em todas as sondagens VanPro feitas até hoje, o perfil de receita anual das empresas é mais diverso que os outros fatores. A maior frequência é de agências com receita de até R$ 1 milhão, representando cerca de 34% das entrevistadas. Aproximadamente 29% do conjunto dos participantes da sondagem tem receita anual entre R$ 1 milhão e R$ 3 milhões; 10%, entre R$ 3 milhões e R$ 5 milhões, e 12%, entre R$ 5 milhões e R$ 10 milhões. As empresas com receita anual superior a R$ 10 milhões representaram 15% dos respondentes.

O tamanho das agências em termos de equipe também é bastante diversificado: aquelas com equipe entre 1 e 10 pessoas representam perto de 28% do total de empresas, muito próximo daquelas entre 11 e 20 pessoas, que representam 27% do total. Aquelas com 21 a 40 pessoas são pouco mais de 22% do total, enquanto as agências com mais de 40 pessoas são 23% do total.

* Foto de capa: Chico Barros

 

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