Mais de 320 milhões de pessoas em todo o mundo usam o Pinterest todos os meses quando procuram novas ideias para criar uma vida que amam. É onde eles se inspiram para realizar seus sonhos, mas também é onde planejam seus próximos projetos para a vida cotidiana. É hora de espiar o futuro com as principais tendências do Pinterest para 2020.

O Pinterest 100 é a lista anual de previsões de tendências, com base em dados globais do Pinterest. Ele mostra o que as pessoas em todo o mundo querem experimentar em 2020. Nesta edição, eles organizaram as tendências em dez temas que mostram mudanças culturais mais amplas e mudanças no comportamento do consumidor. Todas as tendências tiveram volumes de pesquisa significativos e crescimento consistente e ascendente.

De acordo com a empresa, esta é uma oportunidade importante para entender o que inspira as pessoas e, para os profissionais de marketing, usar essas informações para coisas como desenvolvimento de conteúdo, planejamento de produto e marketing.

Temos alguns exemplos do impacto que as ideias do Pinterest têm sobre as empresas. Por exemplo, a FabFitFun usou as tendências do Pinterest para 2018 para decidir quais itens deveriam ser incluídos em sua caixa de assinatura, e a DSW usou as tendências de sapatos e meias enfeitadas do Pinterest em 2018 para inspirar seu merchandising (online) e marketing (e-mail e conteúdo).

A marca de utilidades domésticas Shark Ninja aproveitou o relatório P100 de 2018 para lançar dois novos produtos: o Ninja Foodi e o Ninja FreshVac Blender. Além disso, o P100 de 2017 previa o sous vide como uma tendência para o próximo ano e, no mês seguinte, a Starbucks introduziu-o no menu.

Abaixo estão algumas dicas que os profissionais de marketing podem seguir para aproveitar ao máximo as ideias do Pinterest 100 para 2020:

Selecione o tema e a sazonalidade que melhor se adequam à sua marca: embora estas grandes mudanças culturais inspirem os usuários no Pinterest ao longo de 2020, você pode se interessar por vincular alguns deles à sua marca ou produtos, ou apenas em determinadas sazonalidades. Mas, lembre-se de que as pessoas começam a planejar mais cedo no Pinterest do que em outras plataformas. Por isso, sugerimos que seu conteúdo seja publicado pelo menos dois meses antes de cada momento.

Alcance os compradores no ponto de intenção de compra: adicionando Pins de Produto ou fazendo upload de catálogos de produtos no Pinterest, as marcas estão melhor posicionadas para colocar seus produtos diretamente na frente dos consumidores no momento em que desejam fazer uma compra. Os Pins do Produto indicam claramente o preço e a disponibilidade, e os compradores podem clicar para comprar diretamente no site do varejista com facilidade.

Use as ferramentas certas para transformar inspiração em compras: o Pinterest sempre foi uma plataforma muito visual. Agora, temos ferramentas de descoberta visual que ajudam as marcas a alcançar as pessoas.