Skip to main content

E se neste verão atípico, sem aglomerações, você pudesse ocupar as ruas de um jeito diferente e ainda ajudar quem precisa? Foi assim que nasceu o Pintou Verão. A iniciativa reúne pôsteres exclusivos que retratam a estação mais esperada do ano com o intuito de ocupar as ruas com arte. Ao todo, 11 artistas criaram 30 pôsteres que estão disponíveis para compra solidária no Instagram do projeto [@pintouverão]. A cada pôster comprado, outro será espalhado pelas capitais São Paulo e Rio de Janeiro.

A iniciativa, além do cunho artístico, tem um viés social: as doações, feitas via plataforma de financiamento coletivo Benfeitoria, não só contribuem para espalhar arte pela cidade, mas também promovem o bem-estar de pessoas em situação de rua. Para que isso ocorra, parte da verba será destinada ao Projeto RUAS e a cada pôster adquirido, uma refeição e um kit de higiene serão doados.

“A ideia é eternizar o calor no coração que a estação trás, ocupando as ruas de forma consciente mesmo em tempos difíceis. Pintou Verão é uma forma de exercer nosso direito à cidade e, ao mesmo tempo, ajudar quem tem a rua como seu único amparo”, conta Raphael Pavan, idealizador do Pintou Verão e autor das frases da iniciativa.


11 artistas mulheres transformaram frases sobre o verão em pôsteres para ocupar colorir as  ruas e ajudar quem precisa

 

Segundo dados levantados ao longo dos 6 anos do Projeto RUAS. 66,4% das pessoas atendidas têm entre 31 e 59 anos, 32,6% foram pra rua por conflitos familiares e 91,7% delas tem vontade de sair da rua. Quem quiser contribuir e apoiar a população em situação de rua  é só acessar o Instagram de Pintou Verão [@pintouverão] para adquirir os pôsteres e colorir a cidade.

11 artistas mulheres criaram os pôsteres do projeto: Carol Oliveira, Duda Van Den Berg, Flávia Akemi, Helena de Mello, Ingryd Cruz, Malu Ponciano, Mila Petry, Renata Miwa, Sophia Cipriani, Stephanie Gonçales e Tássia Lopes. A direção de arte é da Patrícia Lee Mo e do Gui de Souza, a fotografia do Arthur Maringoni.

Pintou Verão

Sobre o Pintou Verão

Instagram: /pintouverão

Leave a Reply