Skip to main content

A famigerada Planilha das Agências está de volta. Sua versão 2025 tem circulado esta semana nos grupos de Whatsapp dos publicitários brasileiros. Como há muitas críticas nominais no meio das reclamações, o Adnews resolveu contabilizar as palavras mais comuns da planilha (sem levar em conta nomes de pessoas ou agências). Será que há uma padrão?

Entre as palavras mais citadas, destaca-se “cliente” e “trabalho”, que surgem em diversas interações da planilha. Além disso, termos como “presencial”, “home office” e “escritório” apontam para um debate constante sobre o modelo híbrido e o impacto da flexibilidade no ambiente de trabalho. A oposição entre o trabalho remoto e o presencial continua sendo uma das maiores fontes de tensão para muitos.

O setor também lida com críticas sobre a “criação”, uma das áreas mais citadas. Palavras como “burnout”, “saúde mental”, “estresse”, “ansiedade” e “depressão” são comuns entre as reclamações de profissionais, refletindo uma preocupação crescente com o impacto psicológico do trabalho. O equilíbrio entre vida profissional e pessoal parece ser um dos maiores desafios enfrentados, com muitos mencionando o “salário” insuficiente em comparação com a carga de trabalho e a pressão de “atendimento”, “reuniões” e “demandas constantes”.

Apesar de as questões relacionadas ao “RH” e à “liderança” aparecerem com frequência, poucas soluções práticas são sugeridas. Ao invés disso, o que se observa é um crescente desgaste entre equipes e lideranças, o que alimenta críticas sobre a “gestão” e a “qualidade” do trabalho em agências. Não é raro ouvir sobre ambientes “tóxicos”, “desorganizados” e até mesmo sobre situações de “assédio” e “abuso moral” – tópicos que parecem dominar as conversas dentro desse contexto.

Em relação à evolução da publicidade, muitos profissionais apontam a dificuldade em se adaptar às rápidas mudanças do mercado. Palavras como “mercado”, “promoção” e “carreira” surgem como reflexões sobre o futuro e as perspectivas profissionais no setor. “Plano de carreira” e “feedback” também são comumente mencionados, mas muitos questionam se as práticas adotadas realmente contribuem para o crescimento ou se são apenas promessas vazias.

É importante destacar que, ao longo dessas críticas, o grande debate se concentra em uma dúvida central: a planilha é uma ferramenta efetiva para melhorar as condições de trabalho e o ambiente nas agências ou se tornou um “muro das lamentações” para profissionais sobrecarregados?

Veja o ranking de palavras:

PosiçãoPalavra
1cliente
2trabalho
3presencial
4criação
5RH
6burnout
7salário
8atendimento
9liderança
10time
11home
12office
13benefícios
14mercado
15pessoas
16reunião
17ideia
18gestão
19equipe
20processo
21saúde
22mental
23diretor
24criativo
25projeto
26contrato
27promoção
28aumento
29empresa
30funcionário
31cliente
32demanda
33feedback
34plano
35carreira
36qualidade
37vida
38escritório
39ambiente
40problema
41pressão
42dia
43noite
44final
45semana
46horário
47carga
48sobrecarga
49desorganizado
50despreparado
51tóxico
52abuso
53moral
54assédio
55humilhação
56desrespeito
57insalubre
58exploração
59PJ
60CLT
61salário
62baixo
63mercado
64benefício
65VR
66VA
67plano
68saúde
69mental
70burnout
71desgaste
72estresse
73ansiedade
74depressão
75terapia
76psicólogo
77psiquiatra
78remédio
79tratamento
80doença
81saúde
82mental
83burnout
84desgaste
85estresse
86ansiedade
87depressão
88terapia
89psicólogo
90psiquiatra
91remédio
92tratamento
93doença
94saúde
95mental
96burnout
97desgaste
98estresse
99ansiedade
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você acha mais interessantes e úteis.