Skip to main content

Você já deve usar um dos melhores serviços VPN no trabalho ou em seu computador doméstico, mas e quanto ao seu smartphone?  É provavelmente o dispositivo que você usa com mais frequência, certamente no seu tempo.

Então, você também deveria usar uma VPN nele? Neste artigo iremos abordar como uma VPN pode ser útil para seu telefone Android e por que até mesmo os dispositivos mais atualizados no mercado precisam dessa camada extra de proteção.

Privacidade e segurança

Um dos principais motivos para usar uma VPN é manter a privacidade dos dados que você envia online – você envia dados de seu smartphone da mesma forma que faz de seu PC ou qualquer outro dispositivo.

Na verdade, à medida que usamos cada vez mais nossos telefones para realizar todos os tipos de tarefas online – até tarefas sensíveis como, digamos, banco online – o benefício de uma VPN Android protegendo seu celular torna-se um argumento ainda mais forte.

Com uma conexão VPN, os dados do seu telefone são enviados por meio de um túnel criptografado para um servidor VPN, antes de ir para seu destino online.

E isso significa que empresas como o seu ISP e terceiros não podem mais ver esses dados, evitando assim a possibilidade de monitorarem coisas como seus hábitos de navegação que, potencialmente, podem ser aproveitados para ganho financeiro.

Uma VPN também oferece segurança com este túnel criptografado, e isso é particularmente útil em cenários onde você está longe de casa e usa seu telefone em trânsito com redes Wi-Fi públicas potencialmente inseguras – talvez em um café ou aeroporto.

Nesses cenários de alto risco – onde a rede Wi-Fi em questão pode estar potencialmente comprometida – mesmo se os dados enviados de seu smartphone forem de alguma forma interceptados por um invasor, eles não serão capazes de fazer nada com esses dados porque estão criptografados.

Útil para viajantes

Continuando a partir desse último ponto, quando você estiver viajando para o exterior e tiver apenas seu smartphone (e talvez seu laptop) com você, uma VPN pode ser útil em todos os seus dispositivos portáteis para contornar a censura e restrições geográficas.

Alguns regimes proíbem certos serviços ou redes de mídia social, por exemplo, e com uma VPN – o que pode fazer parecer que você está baseado em um local diferente – você pode contornar esses blocos e ainda acessar o conteúdo online de que você precisa.

Claro, você também pode usar uma VPN de streaming que pode ser bloqueada geograficamente com base na sua região; e assistir programas como o Netflix pode ser um ótimo benefício para quem tem tablets, por exemplo.

Você possuí alguns medos em relação a VPNs?

Para inverter a questão por um momento: por que você não gostaria de usar uma VPN no seu telefone?

O que queremos dizer aqui é que você pode ter ouvido histórias sobre o software VPN para Android sendo carregado com malware e, portanto, decidiu que esta é apenas uma área que você pode querer evitar com seu precioso smartphone.

Também há alguma verdade nisso – há operações de VPN duvidosas por aí que produzem aplicativos mal-intencionados e até mesmo software que é portador de malware.

Portanto, você deve ter cuidado, embora até certo ponto isso seja verdadeiro para toda a esfera dos aplicativos móveis.

No entanto, se você se limitar a serviços de VPN confiáveis, então você não terá que se preocupar com esse tipo de preocupação com a segurança.

Na verdade, se você se limitar a provedores que são regularmente auditados de forma independente, você tem a garantia de um terceiro de que a segurança da VPN é real – e que a VPN manterá sua privacidade de acordo com suas políticas sobre esse assunto.

Outro argumento contra o uso de VPN em seu telefone pode ser que você não deseja pagar por este serviço – e isso é justo. Dependendo exatamente de como você usa seu telefone e de suas circunstâncias pessoais – como o quanto você está fora de casa – pode não valer a pena.

Mas para algumas pessoas, definitivamente vale; e não se esqueça, existem serviços VPN gratuitos por aí. Você pode começar sua jornada com um aplicativo VPN gratuito para Android e ir progredindo de acordo com suas necessidades. Dentre os Recomendamos o Surfshark, tanto para Android, quanto para Windows, clique aqui e conheça o aplicativo.

Mais uma vez, atenha-se a serviços confiáveis, e tenha em mente que eles terão limitações em comparação com os planos pagos – ou podem, potencialmente, custar-lhe de outras maneiras ocultas, como sua privacidade.

Afinal, por que devo usar uma VPN no meu Android?

Como vimos, existem alguns argumentos bastante sólidos a favor da instalação de uma VPN em um smartphone, principalmente nos dias de hoje, quando tendemos a realizar tarefas muito mais confidenciais online com nosso celular.

Tanto a segurança quanto a privacidade proporcionadas por uma VPN também podem ser uma grande vantagem se você usar muito redes Wi-Fi públicas quando estiver em trânsito com o telefone ou mesmo se for um viajante frequente.

Então deixe seus receios em relação a ferramenta de lado e experimente uma VPN em seu telefone Android para começar a desfrutar dos benefícios de uma rede privada.

Leave a Reply