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A viralidade de hashtags como #TikTokMadeMeBuyIt e #BookTok estão deixando as marcas ansiosas para descobrir a fórmula do que impulsiona as vendas no TikTok. Mas enquanto o aplicativo está recebendo todos os elogios por tornar os produtos virais, plataformas como Facebook e Instagram ainda estão direcionando a maior parte do tráfego de comércio eletrônico online.

O TikTok, o aplicativo de propriedade chinesa, provou que pode vender produtos com precisão , especialmente quando se trata de postagens “virais” não pagas. Mas, com a mídia paga, o Facebook e o aplicativo irmão, Instagram, ainda são os maiores impulsionadores do tráfego de e-commerce, de acordo com MikMak, a plataforma de e-commerce que trabalha com mais de 500 marcas em estratégias de marketing de mídia digital e vendas.

Billie, uma marca direta ao consumidor que acabou de lançar uma nova campanha publicitária se autodenominando “a navalha favorita da internet”, é um excelente exemplo da atração do Instagram. O TikTok influencia o esforço de marketing de Billie, mas o Instagram é a base de suas operações de publicidade, de acordo com Georgina Gooley, cofundadora de Billie.

“Estamos no Facebook e Instagram realmente desde o início”, disse Gooley. “E tivemos várias campanhas virais, e isso foi anos antes do TikTok realmente decolar, e sempre tivemos sucesso nessas plataformas.”

É assim que as marcas devem abordar o marketing de comércio social, de acordo com Rachel Tipograph, fundadora e CEO da MikMak. No Facebook e no Instagram, que conhecem muito bem seus consumidores, as compras vêm de  postagens pagas bem colocadas. No TikTok, a intenção de compra vem do algoritmo orgânico que capta o que interessa aos compradores, disse Tipograph.

“Quando você observa como as marcas estão investindo em geral em seu mix de mídia”, disse Tipograph, “uma grande parte de seu tráfego continua vindo do Facebook e do Instagram”.

Em 2021, o MikMak rastreou a porcentagem do tráfego de compras na web proveniente de cada plataforma e descobriu que o Facebook e o Instagram representavam 56%, o que aumentou de 53% em 2020. O TikTok está crescendo. Em 2020, a plataforma representou apenas 1% do tráfego de compradores proveniente de canais sociais, mas representou 10% desse tráfego em 2021, de acordo com MikMak. 

Todas as marcas estão tentando descobrir o social como um impulsionador de vendas , à medida que o número de compradores em todos os aplicativos – Facebook, Instagram, Pinterest, Snapchat, YouTube e TikTok – aumenta. As vendas de comércio social nos EUA superaram US$ 36 bilhões em 2021, e 36% dos usuários de internet dos EUA fizeram uma compra de comércio social em 2021, de acordo com a eMarketer. Isso só foi impulsionado pela pandemia do COVID-19.

MikMak também analisou a porcentagem de vendas provenientes de postagens de mídia social pagas e não pagas. Aqui, os números refletem a eficácia do Instagram como plataforma de anúncios: postagens pagas e orgânicas tiveram taxas de conversão de 18%. MikMak conta a “taxa de conversão” como a porcentagem de consumidores que realizaram uma ação em uma postagem de comércio social, como clicar para visualizar um produto, visitar um site ou adicionar a um carrinho. O MikMak descobriu que no TikTok, as postagens orgânicas tinham uma taxa de conversão de 14%, enquanto a mídia paga tinha uma taxa de conversão de 2,3%.

Texto traduzido do AdAge, escrito por Garett Sloane.

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