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Renata Simões

Renata Simões é diretora de Conteúdo Criativo para América Latina e Ásia da Getty Images, responsável por supervisionar a criação de conteúdo criativo para os dois mercados, além de gerenciar a equipe de colaboradores para orientá-los na criação de conteúdo relevante e vendável.

Alguém se lembra do metaverso? 2023 foi um ano de IA, uma montanha-russa de mudanças tão intensas que lembraram a Revolução Industrial, só que acontecendo em semanas, não em décadas. 

No mundo do marketing há um tempo, testemunhei uma série de disrupções. Os dias de enviar impressões fotográficas físicas para agências de publicidade são uma lembrança distante. O conteúdo gerado pelo usuário e fotografado em smartphones se tornou apenas mais um tipo de visual para engajar os consumidores. Nosso setor se adaptou a cada nova disrupção. 

Então aqui estamos mais uma vez. Só que agora é diferente, com essa tecnologia impactando todos os setores, todos os indivíduos, e avançando na velocidade da luz. Estamos certos em termos cautela. “É claro que ela diria isso!”, eu imagino você pensando. Mas considere que o setor criativo é responsável por 2,29 milhões de empregos e gera £109 bilhões para o Reino Unido, mais de R$500 bilhões, algo que vale muito a pena proteger.  A inteligência artificial tem o potencial de amplificar a criatividade, contanto que respeite os direitos dos criativos desde o princípio. Esta é a base da nossa abordagem na Getty Images em relação à tecnologia e suas possibilidades. 

A IA é uma ferramenta, não um substituto para a criatividade humana

Como todos nós já sabemos, são nessas conversas informais em que compartilhamos pensamentos e observações de pessoa para pessoa que geralmente fazem a mágica acontecer. Além de seus conjuntos de treinamento, as ferramentas da IA generativas não têm conhecimento (nem experiência) do que está acontecendo no mundo.  Elas apenas têm acesso ao que já foi registrado, não sendo capazes de reagir às situações presentes ou futuras, tampouco considerar os sentimentos atuais das pessoas em relação a uma marca ou produto. 

A autenticidade também se tornou um componente essencial da confiança nessa nova era da IA. Conforme nossa pesquisa do VisualGPS, as pessoas definem “autêntico” como “real/a coisa real”, seguido de “verdadeiro” e “original”. E 98% dos consumidores concordam que imagens e vídeos “autênticos” são fundamentais para construir confiança. Essencialmente, ninguém quer se sentir enganado. Isso é consistente com a resposta massiva que vimos às nossas coleções #ShowUs, a coleção Disability e a coleção Disrupt Aging, todas com a autenticidade incorporada, ou informada, ou criada pelas pessoas que as representam. Sabendo disso, acho justo dizer que, na nova onda de ferramentas e conteúdos de IA generativa, as ideias cuidadosamente elaboradas pelos criativos especializados serão mais importantes e engajarão o público mais do que nunca.  

Agora que temos uma ferramente nova e divertida, como a IA pode estimular sua criatividade?

Chegou a hora de ser criativo! Essa tecnologia permite que profissionais de marketing e criativos produzam imagens que, de outro jeito, seriam difíceis de criar: como um pinguim no meio de uma cidade, ou um caminhão suspenso no céu, ou talvez um cachorro saindo das nuvens. Deixe sua imaginação correr solta. 

A ferramenta também é ótima para brincar e visualizar tópicos e conceitos que são difíceis de representar. Divirta-se mandando sugestões de paisagens conceituais, cidades verdes futuristas ou animais realistas em cenários incomuns. Teste suas habilidades com prompts sobre texturas e paletas de cores específicas para criar algo que fará com que sua marca se destaque em meio à multidão. Uma das minhas preferências pessoais, a partir do que nossos criativos criaram, é a visualização de espaços surreais e zen, com paletas de cores ricas, ambientes verdejantes e texturas e formas interessantes. As oportunidades são infinitas.  

Algumas considerações importantes antes de começar a criar

Adote uma abordagem intencional para saber por que, quando e como usar os visuais da IA generativa em uma campanha. Por exemplo, pergunte a si mesmo qual é a mensagem da campanha e se os visuais de IA generativa são o conteúdo certo a ser usado nesse caso. Se, por exemplo, a campanha estiver falando sobre autenticidade ou se o seu público-alvo se importar com a representação (pessoas reais e conexões reais), eu diria que não. Mantenha a autenticidade no relacionamento entre a marca e o cliente, estabelecendo ou reforçando a confiança.  

A IA generativa é uma ferramenta poderosa, e novas tecnologias nunca impediram a criatividade no passado. A fotografia não acabou com a pintura, mas provocou novos movimentos artísticos. A guitarra elétrica abriu o caminho para o rock and roll. Na Getty Images, estamos empolgados sobre como a criação de imagens geradas pela IA comercialmente seguras em suas mãos pode levar a alguns dos trabalhos mais criativos que já vimos. A IA, sem dúvida, mudará a maneira como trabalhamos, mas acredito que será para melhor, facilitando a criatividade de novas maneiras. Com uma abordagem segura e intencional, e ferramentas de boa qualidade, podemos deixar de nos preocupar com a possibilidade de a IA roubar nossos trabalhos, e pensar em como a IA aumentará nossa criatividade.

Principais lições sobre o uso da IA na criatividade:

  • Seja intencional em como, quando e onde você usa os recursos visuais da IA generativa. 
  • Usar prompts é uma ótima maneira de começar a visualizar conceitos ou tópicos difíceis. 
  • Pense nos visuais gerados pela IA como outro tipo de conteúdo, juntamente com fotografias pré-existentes e solicitadas pelo cliente. Utilize-os de maneira flexível conforme as demandas específicas do projeto do cliente.