2021 é, na verdade, 2030: estamos vivenciando o futuro digital

Previsões de 2021 na indústria, na economia e no consumo já nos mostra como o planeta estará em 2030.

Adnews

12.04.2021

2021 é, na verdade, 2030: estamos vivenciando o futuro digital

Se eu fosse prever 2030, teria dito que as máquinas estariam nos ajudando a tomar algumas das decisões mais importantes de nossas vidas: o que comprar, onde ir, com quem encontrar e muito mais.

As pessoas teriam mais espaço, viveriam perto da natureza, teriam mais propriedades e consumiriam mais. Elas teriam acesso a mais produtos e serviços personalizados de acordo com suas necessidades, viajariam menos e, quando o fizessem, seria rápido usando hyperloops, drones pessoais ou através do espaço. Seria uma nova era de consumismo.

Na verdade, começamos a ver alguns desses efeitos em 2020. Em tempos de pandemia, quando não havia a opção física, o comércio eletrônico disparou. Como resultado de tantas pessoas se mudando para o interior e ficando em casa, os serviços de pagamento explodiram e os jogos cresceram à medida que os consumidores procuravam uma maneira de escapar.

Os eventos de 2020 também impactaram a mídia digital. A “web aberta” tornou-se maior. As pessoas imediatamente gastaram 20% mais tempo online lendo mais e comprando mais. Vimos os orçamentos de publicidade no segundo semestre se recuperarem mais rápido e mais fortes do que qualquer um havia previsto.

Como não havia outra escolha, o mundo mudou mais rápido do que mudaria naturalmente, e tivemos um vislumbre de aspectos até então tidos como futuristas.

Nesse novo ano que se inicia, continuará aquele sentimento “futurista” que 2020 nos deu, e aqui estão minhas previsões para 2021.

A IA falhou muito recentemente. Falhou em prever a propagação do coronavirus, em sinalizar informações falsas relacionadas a figuras políticas e até em sinalizar conversas entre adolescentes sobre suicídio.

Existe uma certa área onde a IA continuará falhando – identificaro novos problemas pela primeira vez. Os técnicos se referem a isso como “entra lixo, sai lixo” (do inglês “garbage in, garbage out”). Olhemos a pandemia global, por exemplo – a IA só seria capaz de prever sua chegada se soubesse como era essa pandemia global no passado.

À medida que as informações digitais se tornam ainda mais críticas para nos manter informados, as plataformas de tecnologia terão que fazer melhor do que depender de IA para a revisão de conteúdo.

Mais humanos envolvidos na moderação de conteúdo é a resposta. Se temos que apostar em uma solução para lidar com a disseminação de novos fenômenos, novas tendências, e também com a disseminação de Fake News e desinformação – devemos apostar também nos humanos.

O coronavírus prejudicou algumas indústrias, mas também criou muitas novas oportunidades de negócios em áreas como jardinagem, cuidados com animais de estimação, produtos de beleza, fitness e videogames para aliviar e lidar com a ansiedade.

Duas coisas mudaram em 2020 que afetarão o comércio eletrônico em 2021 e no futuro digital. As empresas, realmente entenderam que não ter uma presença online, onde elas estão prontas para entregar valor aos consumidores é um grande risco.

Além disso, por necessidade, os consumidores começaram a experimentar a compra online de maneiras que nunca fizeram antes. Eles compraram casas no Facetime, móveis que nunca viram, contrataram professores online, viram médicos online, participaram de educação à distância e muito mais.

À medida que as pessoas compram novos tipos de produtos e descobrem novas maneiras de comprar, os gastos com publicidade no comércio eletrônico colherão os frutos em 2021. Vimos o comércio eletrônico crescer apenas 3,1% este ano. Espero que esse número cresça 21.8% no ano que vem, e prevejo que os publishers irão capitalizar muito sobre esse novo comportamento.

Estou ainda mais otimista sobre o futuro da web aberta, publishers e portais de notícias em geral, porque em breve, seu conteúdo será usado em todos os lugares para ajudar a envolver os consumidores, de novas maneiras que não vimos antes.

Eu acredito que veremos aplicativos, jogos e fabricantes de dispositivos incorporando notícias como uma forma de manter as pessoas mais engajadas – pense no Apple News – mas em todos os lugares.

Semelhante ao que a Apple está faz com notícias para envolver as pessoas com o iPhone, como na tela minimizada, em notificações e em outros lugares, imagine cada aplicativo se beneficiando de notícias contextuais para envolver os usuários em tempo real com seu aplicativo:

  • Sofascore pode trazer à tona conteúdo personalizado sobre seu time favorito junto com atualizações de pontuação para que você não saia depois de verificar a pontuação.
  • Calm pode recomendar mais conteúdo relacionado à espiritualidade e relaxamento após o término de uma sessão, para que você não medite e saia.
  • She-in pode fornecer artigos sobre as últimas tendências da moda para compradores que não têm certeza do que comprar.

O movimento Black Lives Matter abalou o mundo de várias maneiras. Empresas em todos os lugares prometeram apoiar o movimento, mas o mais importante, olharam internamente para avaliar a diversidade em suas próprias equipes.

As questões de justiça racial surgiram em todo o mundo e aceleraram as discussões no local de trabalho sobre a abordagem das empresas à diversidade, equidade e inclusão. Isso as levou a avaliar a cultura e admitir seus fracassos, mas a diversidade e a inclusão sempre foram essenciais, antes de mais nada, para a humanidade e para que as empresas crescessem e prosperassem entre diferentes tipos de público.

A verdadeira diversidade explora talentos, criatividade e perspectivas de tantas comunidades, experiências e culturas que enriquecem organicamente qualquer equipe, produto ou serviço que a abraça.

Um estudo inovador da Harvard Business Review provou que, quando os investidores investem em empresas que concentram suas contratações em universidades e escolas específicas, suas chances de serem adquiridos ou de abrir o capital são 11,5% menores do que daquels com um leque maior de atuação. O impacto da diversidade de etnias foi ainda mais forte, reduzindo a taxa de sucesso comparativa de um investimento de 26,4% para 32,2%.

Empresas com funcionários diversos, podem se relacionar melhor e atingir consumidores diversos. Para empresas como a Taboola, marcas e agências esperam que tenhamos uma rede ampla de publishers. Ter diferentes talentos aumentaria nossa chance de ganhar esses diversos parceiros e clientes.

Prevejo que no futuro, a partir de 2021, a diversidade, a equidade e a inclusão não só continuarão a aumentar em seu nível de importância porque é a coisa certa a fazer, mas porque as pessoas entenderão que quando o local de trabalho é diverso e inclusivo, as chances de sucesso aumentam.

Semelhante à forma como os investidores olham para a margem bruta, eles começarão a investigar a diversidade das equipes ou se as empresas têm um plano concreto para incorporar mais diversidade antes de fazer investimentos.

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