Após polêmica em Cannes, DM9 admite falha em videocase

A DM9 divulgou nesta segunda-feira (24) uma nota oficial reconhecendo falhas na produção e envio do videocase que acompanhou um de seus cases premiados no Cannes Lions 2025. O comunicado…

Adnews

24.06.2025

Após polêmica em Cannes, DM9 admite falha em videocase

A DM9 divulgou nesta segunda-feira (24) uma nota oficial reconhecendo falhas na produção e envio do videocase que acompanhou um de seus cases premiados no Cannes Lions 2025. O comunicado é uma resposta à polêmica que tomou o mercado publicitário nos últimos dias, após denúncias de que o material incluía trechos manipulados, como um depoimento alterado de um TED Talk, entrevistas com contexto modificado e legendas não condizentes com os conteúdos originais.

A campanha em questão — “Efficient Way to Pay”, criada para a Consul — foi a vencedora do Grand Prix da categoria Creative Data. A repercussão negativa levou o próprio festival a abrir investigação sobre o caso.

Na nota, assinada pelo copresidente Pipo Calazans, a DM9 pede desculpas e afirma que mobilizou sua equipe criativa para apurar os fatos com “transparência e responsabilidade”. O comunicado informa ainda que Ícaro Doria, copresidente e CCO da agência, assumiu total responsabilidade pelo ocorrido.

“Constatamos que houve uma série de falhas na produção e no envio do videocase que acompanha um dos nossos cases premiados no festival. Por essa situação, queremos deixar, desde já, registrado o nosso pedido de desculpas”, afirma a nota.

Como medida imediata, a DM9 anunciou o reforço nos protocolos internos e no Código de Conduta da agência, além da criação de um Comitê de Ética em Inteligência Artificial. A iniciativa contará com membros externos e independentes e pretende estabelecer diretrizes para o uso responsável de IA no setor publicitário.

“Acreditamos que este episódio reforça não apenas a importância de aprofundar a discussão sobre a aplicação de novas tecnologias, como o uso de IA na indústria publicitária, mas, sobretudo, reafirma nossa convicção de que o sucesso também é reflexo da forma como trabalhamos e interagimos”, diz Calazans.

A Consul, marca da Whirlpool envolvida no case, também se manifestou anteriormente, dizendo não ter tido conhecimento prévio sobre os trechos contestados no videocase e que tomaria as medidas cabíveis.

O Cannes Lions ainda não divulgou um parecer oficial sobre a manutenção ou possível revogação do prêmio.

Veja na sequência a nota divulgada pela DM9, o videocase acusado de ter informações manipuladas e, logo depois, o vídeo que circulou em grupos de WhatsApp acusando a agência de forjar o case:

logo

INBOX

Aprenda algo novo todos os dias.
Assine gratuitamente as newsletters da Adnews.

Digite o seu melhor email
“O Agente Secreto”, com Wagner Moura, ganha teaser oficial | Boomer conquista contas de LIVE!, Dobro, Portão 3 e Cinesystem | Monkey-land assume comunicação da Natural One | Brahma transforma sombras em mídia para combater o calor | Eisenbahn leva consumidores ao festival João Rock | Elden Ring vai virar filme com direção de Alex Garland e produção da A24